Com média de idade menor que 17 anos, trio do Bahia anima, mas Ceni pede calma para Libertadores
“Estreia com pé direito”, comemora Voz do Bahia após goleada no Baiano
O time alternativo do Bahia estreou no Baianão com vitória sobre o Jequié, no último domingo, por 4 a 2, e deixou o técnico Rogério Ceni satisfeito. Mas foi um trio de ataque com média de idade inferior a 17 anos que chamou mais atenção do treinador.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Tricolor em 2026
Jogadores comemoram em Bahia x Jequié
Letícia Martins/EC Bahia
Ruan Pablo, de 17 anos, marcou duas vezes em lances que contaram com participações de Dell (17). Kauê Furquim, de 16 anos, não participou de gols, mas foi importante taticamente para o sistema de jogo do Bahia, de acordo com o próprio Ceni, durante a entrevista coletiva após a partida.
“Taticamente Dell e Kauê, principalmente, surpreenderam. Ruan Pablo já está mais acostumado [ao sistema de jogo]”.
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
O treinador elogiou principalmente a função que Dell fez na partida, que é um pouco diferente da que o jovem talento está acostumado. Ele replicou o que faz Willian José, titular do time principal, ao sair da área e abrir espaço para Ruan Pablo.
– [O Dell] eu gostei bastante, grata surpresa. Parte de movimentação conversei com ele essa semana, e ele se sentiu à vontade para fazer esse trabalho sem bola e com bola de movimentação. Deu superioridade para a gente. Gastou com um, dois toques a mais para ajeitar a bola, mas fiquei muito feliz com a participação do Dell – disse Ceni.
Ruan Pablo e Jota comemoram gol em Bahia x Jequié
Letícia Martins / EC Bahia
Ruan Pablo também recebeu elogios diretos do treinador e a indicação de qual caminho seguir para se tornar um grande jogador de futebol. Com multa rescisória de 200 milhões de euros, ele renovou contrato até 2030 na última sexta-feira.
– Ruan Pablo é uma questão de tempo, biotipo de jogador europeu, agora precisa se desenvolver, se concentrar, ser mais assertivo, mas é desenvolvimento. Eles produziram mais do que esperávamos. Ele e Dell jogaram em funções diferentes do que jogam, centralizados, um flutuando, outro atacando. Tem arranque, velocidade, corpo, finaliza muito bem de perna direita, ataca espaço, basta eles acreditarem. Agora tem Ademir, Pulga, jogadores mais prontos – disse Ceni.
“Se o Ruan Pablo continuar se dedicando, é um futuro mais do que certo, seja aqui ou fora do país, jogador de muito potencial”, completou.
Apesar dos elogios, Rogério Ceni pediu freou a animação para a utilização dos garotos na Libertadores. No dia 18 de fevereiro, o Tricolor estreia na segunda fase contra o O’Higgins.
– Essa oportunidade de jogar Baiano vai falar quem está mais pronto, mas é injusto colocar expectativa em um garoto de 17 anos para resolver problemas em pré-Libertadores. Se o Dell se dedicar e evoluir, acho que ele pode ser mais usado. Mas não vou falar em cima de um jogo, tem que ser dois, três, quatro.
Mas até lá o Tricolor tem muito a fazer no Campeonato Baiano. Os garotos voltam a campo nesta quarta-feira, quando o Bahia visita o xará de Feira de Santana, às 19h15 (horário de Brasília), na Arena Cajueiro. geRead More


