RÁDIO BPA

TV BPA

Combinado Fla-Flu: Flamengo e Fluminense já enfrentaram juntos a Seleção e ‘ajudaram’ na queda de treinador

Combinado Fla-Flu: Flamengo e Fluminense já enfrentaram juntos a Seleção e ‘ajudaram’ na queda de treinador

A rivalidade entre Flamengo e Fluminense será colocada à prova neste domingo, no Maracanã, quando a dupla se enfrenta pela 4ª rodada do Campeonato Carioca. No entanto, já aconteceu de Rubro-Negros e Tricolores se unirem. Ou melhor, montarem um combinado para entrar em campo e desafiar a Seleção Brasileira. Essa história aconteceu em 1977, e ajudou até a derrubar o então técnico da Canarinho.
O contexto: na década de 1970, eram comuns jogos contra seleções estaduais ou combinados. Após enfrentar a dupla Fla-Flu, a Seleção Brasileira embarcaria para a Colômbia para estrear nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978. O Brasil estava invicto há 15 partidas, mas o técnico Osvaldo Brandão convivia com críticas dos torcedores e da imprensa pelo desempenho irregular. No entanto, ele mesmo endossou o amistoso.
— Será o teste decisivo desta etapa de preparação — reconheceu, ao jornal ‘O Globo’. E assim o amistoso passou a ganhar mais peso. Também havia a especulação de que alguns jogadores de Flamengo e Fluminense estariam chateados por não terem sido convocados por Brandão, e desejavam provar que tinham condições de estar na Seleção.
Manchete da seleção brasileira contra o combinado Fla-Flu
Reprodução/Agência O Globo
Camisa do combinado Fla-Flu
Divulgação
Outro ponto que trouxe pimenta para o amistoso é que, dias antes, a Seleção Brasileira venceu o Combinado Paulista por 2 a 0. Criou-se o debate: se São Paulo perdeu, o Rio de Janeiro conseguiria vencer?
O amistoso aconteceu no dia 30 de janeiro de 1977, no Maracanã, que recebeu grande público: 64.084 pagantes estavam nas arquibancadas para acompanhar o empate em 1 a 1. Os gols foram marcados por Palhinha, aos 7 minutos do 2º tempo; e Pintinho aos 39. Naturalmente, as torcidas de Flamengo e Fluminense abraçaram o seu próprio combinado.
A escalação do “Combinado Fla-Flu” foi Cantarele; Toninho (Júnior), Rondinelli (Jayme), Carlos Alberto Torres e Rodrigues Neto; Pintinho, Kléber e Paulo Cezar Caju; Paulinho, Luizinho (Erivelto) e Dirceu (Luiz Paulo). Os técnicos foram Mário Travaglini e Cláudio Coutinho, que comandavam Fluminense e Flamengo, respectivamente.
Já a Seleção Brasileira foi de Leão; Zé Maria, Amaral, Beto (Edinho) e Marinho Chagas; Caçapava, Givanildo e Nilson Dias (Palhinha, depois Paulo Isidoro); Gil (Valdomiro), Roberto Dinamite e Lula. Cabe destacar que o Brasil não contava com dois de seus principais jogadores, Zico e Rivellino, que estavam lesionados.
— A crítica tem sido multo exigente, parece não entender que ainda estamos no inicio de todo um trabalho bem planejado. Acredito que os treinos fora do Brasil colocarão a equipe no ponto ideal para as eliminatórias — declarou Leão, goleiro da seleção, lamentando as críticas recebidas.
Manchete da seleção brasileira contra o combinado Fla-Flu
Reprodução/Agência O Globo
Manchete da seleção brasileira contra o combinado Fla-Flu
Reprodução/Agência O Globo
No dia seguinte, a Seleção voou para Bogotá, onde disputaria um amistoso contra o Millonarios, em que venceu por 2 a 0, e o primeiro jogo das Eliminatórias contra a Colômbia, ao qual empatou por 0 a 0. Pressionado, Osvaldo Brandão foi demitido e deu lugar a Cláudio Coutinho, então técnico do Flamengo. Mário Travaglini, treinador do Fluminense, virou supervisor técnico da Argentina.
— O combinado exigiu bem da seleção. Não se podia esperar mais sem tempo para treinos. O resultado fez justiça ao que os dois times apresentaram. O combinado jogou bem no primeiro tempo e a. seleção iniciou o segundo com um futebol veloz e agressivo. Melhoramos no fim e empatamos o jogo — comemorou Claudio Coutinho.
Posteriormente, seis jogadores daquele combinado passaram a ser convocados para a Seleção Brasileira: Carlos Alberto Torres, Carlos Alberto Pintinho, Paulo Cezar Caju, Toninho, Rodrigues Neto e Dirceu. O Brasil ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1978, após vencer a Itália na disputa de 3º lugar.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Nova Iguaçu 2 x 3 Fluminense | Melhores momentos | 3ª rodada | Campeonato Carioca 2026
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More