Comentaristas da NSC TV avaliam o Campeonato Catarinense 2026
Catarinense 2026: tudo sobre as novidades da competição que começa na terça (6)
O Campeonato Catarinense começa nesta terça-feira, com o confronto entre Chapecoense e Brusque, às 19h (de Brasília). No duelo entre Avaí e Barra, no dia seguinte, às 21h30, o torcedor poderá contar com transmissão aqui no site do ge.
Campeonato Catarinense 2026 conta com novo formato de disputa
ge
+Confira a tabela completa do Campeonato Catarinense
As mudanças no calendário nacional reduziram as datas dos estaduais. Com isso, a competição adota um formato mais curto. O torneio reúne 12 equipes divididas em dois grupos de seis, que se enfrentam de forma cruzada na primeira fase. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, com confrontos de ida e volta. Semifinais e finais também serão disputadas em dois jogos.
A edição de 2026 terá três clubes rebaixados, com o objetivo de reduzir a elite para dez equipes em 2027, além de um quadrangular entre os piores colocados para definir a permanência. Os comentaristas da NSC TV analisaram o que esperar da competição.
Chico Lins
Será uma competição diferente dos anos anteriores. Uma primeira fase com apenas seis jogos e sem margem para erro. Por isso, qualquer previsão pode ser perigosa. Na teoria, quem teve mais tempo de preparação deve levar vantagem.
A Chapecoense parte como favorita ao título. É a representante catarinense na Série A, manteve Gilmar Dal Pozzo como comandante e uma boa base de jogadores. Além disso, terá capacidade financeira para reforçar o grupo. O Criciúma é o principal desafiante. Também manteve o técnico Eduardo Baptista e contratou reforços pontuais do Novorizontino, que darão mais possibilidades táticas ao treinador.
Elenco da Chapecoense em treino na Arena Condá
Luiz Ferrazzo/ACF
O Santa Catarina vai tentar repetir a boa atuação de 2024, mas acho difícil alcançar o mesmo êxito. O Figueirense montou um time experiente e teve bom tempo de preparação. Pode chegar mais longe do que nos anos recentes.
Carlos Renaux e Camboriú têm como objetivo a permanência. O Concórdia também deve lutar para ficar na elite. Joinville e Marcílio Dias são clubes históricos que devem ficar na linha tênue entre a classificação para o mata-mata e o quadrangular do rebaixamento. Precisam tomar cuidado.
Rodrigo Faraco
Cauan de Almeida é o novo técnico do Avaí
Fabiano Rateke / Avaí F.C.
O favoritismo está com a Chapecoense. O time do Oeste chega forte pelo acesso à Série A e pela sequência de trabalho do departamento de futebol, da comissão técnica e do elenco. Além disso, com maior receita em 2026, o Verdão pode qualificar ainda mais o grupo de jogadores. Em Santa Catarina, a história se repete: o time da Série A costuma puxar a fila no Estadual.
O novo modelo de disputa é muito interessante e representa uma evolução em relação às últimas temporadas. O campeonato é curto, mas traz bons atrativos, com tensão desde o início. Com apenas seis jogos na primeira fase, não há espaço para erros. E o mata-mata a partir das quartas promete grandes encontros, estádios cheios e muita rivalidade.
Equipe do Figueirense no jogo-treino contra o Santa Catarina
Eduardo Pauli/FFC
A dupla da capital não aparece entre os favoritos do Catarinense 2026. Avaí e Figueirense passam por reformulações. O Figueirense está contratando um bom time e pode ser uma das forças da competição. O Avaí vive um processo mais traumático, apostando em jovens, mais baratos e menos disputados no mercado. Além disso, o Criciúma está forte e deve ser o principal concorrente da Chapecoense, enquanto o Barra já não pode mais ser tratado como surpresa.
Marcelo Mabília
Chapecoense e Criciúma hoje estão à frente de Avaí e Figueirense, pois contam com gestões mais ajustadas, questões financeiras bem resolvidas e crédito no mercado para buscar bons jogadores.
Figueirense e Avaí, devido aos últimos acontecimentos de atletas saindo livres na Justiça por falta de pagamento, geram insegurança para que jogadores venham e confiem no projeto. Mesmo assim, são equipes com estrutura suficiente para disputar o título.
Barra campeão da Série D 2025
Kako Arêas/Divulgação
O novo modelo de campeonato torna os jogos iniciais muito importantes. Largar bem é fundamental para ganhar confiança e embalar. Quem começa tropeçando tem pouco tempo para se recuperar. A surpresa positiva pode ser o Barra, que vem crescendo em estrutura. Já o Avaí pode ser a surpresa negativa, em razão dos problemas financeiros.
1ª rodada do Catarinense
6/1, 19h – Chapecoense x Brusque, na Arena Condá, em Chapecó
6/1, 20h – Santa Catarina x Camboriú, no Alfredo Krieck, em Rio do Sul
7/1, 19h – Marcílio Dias x Criciúma, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí
7/1, 20h – Joinville x Figueirense, na Arena Joinville
7/1, 21h30 – Avaí x Barra, na Ressacada, em Florianópolis
8/1, 19h – Carlos Renaux x Concórdia, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More


