Como o Novorizontino passou de freguês a carrasco do Palmeiras em menos de um ano
Novorizontino 4 x 0 Palmeiras | Melhores momentos | 4ª rodada | Campeonato Paulista 2026
A goleada por 4 a 0 sobre o Palmeiras não representa para o Novorizontino apenas um resultado expressivo contra um dos maiores clubes brasileiros.
Trata-se também de um marco, uma virada de chave para uma equipe que, até muito recentemente, sequer havia vencido o Verdão, e tinha o time da capital paulista como um das maiores algozes de sua história.
Robson comemora gol do Novorizontino contra o Palmeiras
Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/SuaFotoNoJogo
Veja também
+ Enderson detalha estratégia em goleada contra o Palmeiras
+ Tabela e classificação do Paulistão
Para entender o que a expressiva vitória significa para o Aurinegro é preciso revisitar o histórico de encontros entre os times. Veja abaixo:
11 jogos
7 vitórias do Palmeiras – 25 gols marcados
2 empates
2 vitórias do Novorizontino – 9 gols marcados
Mais do que isso, vale destacar que até um ano atrás, o Novorizontino jamais havia vencido o Palmeiras. O primeiro triunfo aconteceu em janeiro de 2025, em uma virada conquistada na Arena Barueri, pela primeira fase do Paulistão.
Uma curiosidade é que, na ocasião, um dos gols do time do interior foi marcado pelo atacante Robson, autor de um hat-trick na última terça-feira.
Abel Ferreira sofreu sua pior derrota diante do Novorizontino
Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/SuaFotoNoJogo
Mas até que o Tigre do Vale pudesse fazer frente e impor ao Verdão a pior derrota da era Abel Ferreira, a antiga “freguesia” tinha ainda mais camadas. Entenda abaixo:
“Tri eliminação” com goleadas
Fundado em 2010, o Novorizontino chegou à elite do Campeonato Paulista em 2016, quando fez uma campanha modesta. Nos três anos seguintes, porém, o Aurinegro conquistaria a classificação para das quartas de final. E nas três temporadas em questão, teria o Palmeiras como adversário no primeiro mata-mata.
As eliminações não foram “convencionais”. Em 2017, o Verdão fez 6 a 1 no agregado com vitórias por 3 a 1 e 3 a 0. No ano seguinte, a soma de resultados foi ainda mais expressiva: 8 a 0.
Em 2019, o Novorizontino chegou a sonhar com a quebra do tabu após arrancar um empate no primeiro jogo, em casa. No Pacaembu, porém, o Palmeiras comandado por Felipão fez 5 a 0 e acabou com qualquer chance do Tigre ir além no estadual.
Entre 2017 e 2019, o Novorizontino sofreu nas mãos do Palmeiras
Marcos Ribolli
Sonho interrompido
Após três encontros consecutivos nas quartas de final, Novorizontino e Palmeiras chegaram a ficar quase três anos se se enfrentar. Em novos encontros esporádicos, o Verdão manteve o tabu e, em 2024, os times voltaram a medir forças em uma fase aguda do Campeonato Paulista.
O Novorizontino chegou à semifinal embalado após eliminar o São Paulo, em pleno Morumbis. Além disso, o Tigre havia vencido Corinthians e Santos, e arrancado um empate do próprio Palmeiras na primeira fase, tornando-se uma verdadeira “pedra no sapato” dos gigantes do estado.
Com o seu principal jogador, Rômulo, já vendido ao Verdão, o Aurinegro dificultou, mas não evitou a derrota, com gol de Endrick, se despedindo de sua melhor participação no Paulistão com um gostinho de que poderia ter ido além.
Campanha histórica do Tigre no Paulistão 2024 parou no Verdão
Marcos Ribolli geRead More


