RÁDIO BPA

TV BPA

Conheça Champions dos povos originários realizada no interior de Pernambuco

Conheça Champions dos povos originários realizada no interior de Pernambuco

Já estão definidos os confrontos da semifinal da Champions Fulni-ô, competição tradicional realizada pelos povos originários Fulni-ô de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. Os jogos acontecem na próxima semana, nos dias 25 e 31 no Estádio Padre Alfredo dentro da Aldeia.
+ Técnico do Maguary analisa início no Pernambucano: “Saldo positivo”
Champions Fulni-ô
Kesllywirlly
Na primeira semifinal, o Porto Fulni-ô enfrenta a equipe “Play Off”. Do outro lado da chave, o Real Madrid Fulni-ô mede forças com a equipe do Juvenil. As partidas vão definir os finalistas da 16ª edição do torneio.
Nesta edição, o campeonato contou com a participação de 22 equipes, divididas entre as categorias sub-20 e aberto. Tradicionalmente, a grande final acontece no mês de fevereiro, período em que a comunidade celebra o Yassakhlane, festividade em homenagem ao santo padroeiro do povo Fulni-ô — termo que, na língua indígena, significa “gente grande”.
História do torneio
Criada em 2010, a Champions Fulni-ô surgiu com o objetivo de estimular jovens e adolescentes da comunidade indígena, incentivando a prática esportiva e abrindo caminhos para a formação de novos atletas, tanto para equipes locais quanto profissionais. Um dos exemplos é o ex-jogador Garrincha, descendente do povo Fulni-ô.
Garrincha entrega a Luizinho uma réplica da camisa da Seleção
Arquivo Pessoal/ Luizinho Alves
Atualmente, a competição é o único campeonato de futebol de campo do município que reúne, de forma integrada, equipes indígenas e não indígenas. A proposta é fortalecer o intercâmbio cultural e contribuir para a redução do preconceito contra os povos originários por meio do esporte.
Mais do que uma competição esportiva, a Champions Fulni-ô se consolida como um símbolo de integração, identidade cultural e resistência, usando o futebol como ferramenta de união entre povos e histórias diferentes dentro do Agreste pernambucano. geRead More