Coreia do Sul e Japão acusam Coreia do Norte de disparar mísseis em direção ao mar
Coreia do Norte quer expandir produção de mísseis
A Coreia do Norte lançou mísseis balísticos em direção ao mar, próximo à sua costa leste, informou a Coreia do Sul e o Japão nesta terça-feira (27).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Segundo informações divulgadas no X pela primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, por volta das 15h54 e das 16h02 no horário local — 3h54 e 4h02 no horário de Brasília — dois mísseis foram lançados pela Coreia do Norte. Os mísseis caíram nas proximidades da costa leste da Coreia do Norte, sem qualquer impacto para o Japão.
Já a Coreia do Sul afirma que foram lançados “vários” mísseis balísticos em direção ao mar.
Os mísseis caíram fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão e que projéteis são de curta distância, que percorreram cerca de 350 quilômetros, segundo informações da agência de notícias Reuters.
Takaichi informou que convocou com urgência a equipe de resposta emergencial no Centro de Gestão de Crises, iniciando a coleta de informações.
“Também determinei aos ministérios e órgãos competentes que aplicassem todos os esforços na coleta e análise de informações, que fornecessem informações rápidas e precisas à população, que realizassem uma verificação rigorosa da segurança de aeronaves e embarcações, e que mantivessem uma postura totalmente preparada para qualquer eventualidade”, escreveu Takaichi.
A Coreia do Norte não havia se manifestado até a última atualização desta matéria.
Em novembro do ano passado, o exército sul-coreano relatou sobre um míssil não identificado que foi lançado de uma área no noroeste da Coreia do Norte, perto da fronteira com a China, e disparado em direção ao mar a leste. Ainda de acordo com a Coreia do Sul, o objeto, que seria um míssil de curto alcance, voou 700 quilômetros.
Os últimos testes com mísseis da Coreia do Norte haviam ocorrido no fim de outubro, quando a Coreia do Sul convocou reunião de segurança nacional. Ainda não há informações se os disparos realizados hoje também tratam-se de testes.
Em atualização.
Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante discurso em 10 de dezembro de 2025.
KCNA via Reutersg1 > Mundo Read More


