RÁDIO BPA

TV BPA

Coritiba na Série A 2026: time-base, reforços, como chega e histórico na competição

Coritiba na Série A 2026: time-base, reforços, como chega e histórico na competição

A série A do Brasileirão vai começar! Com velhos e novos cenários
O Coritiba inicia a Série A do Brasileiro com um objetivo claro: a estabilidade na elite. O Coxa entra em campo nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Bragantino, diante da torcida no Couto Pereira. O ge acompanha a partida em Tempo Real!
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Depois do acesso com o título da Série B, no ano passado, o Coritiba definiu a troca do comando técnico. Mozart não chegou a um acordo financeiro para a renovação contratual, e o departamento de futebol escolheu Fernando Seabra para liderar o projeto de retorno à Série A, em 2026.
Um dos primeiros desafios foi potencializar o elenco com base no conhecimento de cada um dos jogadores para 2026. Seabra também tem como ponto importante a experiência de que já viveu em Série A, trabalhando por Cruzeiro e por Bragantino, clubes que têm um modelo de gestão parecido ao do Coritiba.
— A Série A é muito difícil porque você tem o Brasil um país continental e tem o desafio logístico, diferença climática que se enfrenta entre os jogos. Envolve um desgaste muito grande. Além disso, a Série A é atravessada por outras competições, como a Copa do Brasil, como a Copa Sul-Americana, como a Copa Libertadores, e vai se transformando ao longo da temporada — disse Seabra.
O treinador tem, no momento, apenas quatro jogos no comando do Coritiba, com duas vitórias, um empate e uma derrota, todas pela primeira fase do Campeonato Paranaense. O Coxa avançou às quartas de final e terá como adversário o Cianorte. O time ainda vai jogar, ao longo de 2026, a Copa do Brasil, competição que entre a partir da quinta fase por ter sido campeão da Série B.
Fernando Seabra, treinador do Coritiba
JP Pacheco/Coritiba
Aposta na experiência
O Coritiba tem um perfil de jogadores experientes para a disputa da Série A, algum um pouco diferente do que foi em 2025. O elenco para a atual temporada teve a média de idade elevada, algo considerado necessário para suportar o nível de disputa que se exige na elite do futebol brasileiro.
Até o momento, o elenco de 2026se destaca pela presença de jogadores experientes, como o goleiro Gabriel Leite e o zagueiro Rodrigo Moledo, ambos com 38 anos. Além deles, outros dez têm mais de 30 anos: Breno Lopes, Bruno Melo, Fernando Sobral, Josué, Keno, Maicon, Pedro Rocha, Thiago Santos, Tinga e Willian Oliveira.
— O fato de contar com jogadores experientes e desempenho concreto foi um atrativo para mim. Do ponto de vista que envolve a Série A, a capacidade de ter consistência de desempenho, cultura de trabalho, vivência e capacidade mental é muito importante. Isso entra na nossa estratégia de composição. A gente sabe a importância das referências no dia a dia e estamos fazendo uma aposta neste sentido — pontuou o treinador.
Contagem regressiva: falta uma semana para começar a Série A do Brasileirão
Reforços e saídas
Para a Série A, o Coritiba contratou dez nomes: o lateral Tinga, o zagueiro Thiago Santos, os volantes Fernando Sobral e Willian Oliveira, os meias Gustavo e Joaquin Lavega e os atacantes Breno Lopes, Fabinho, Keno e Pedro Rocha. Eles estão à disposição do técnico Mozart para a primeira rodada.
Ao todo, entre rescisões e empréstimos, 14 jogadores deixaram o clube neste período: os laterais Alex Silva e Zeca, os zagueiros Guilherme Aquino e Matías Fracchia, os volantes Geovane e Filipe Machado, os meias Carlos de Pena e os atacantes Clayson, Dellatorre, Everaldo, Gustavo Coutinho, Iury Castilho, Nicolas Careca e Ruan Assis.
Outros seis nomes renovaram seus vínculos com o Coritiba: o goleiro Gabriel Leite, os zagueiros Maicon e Rodrigo Moledo, o volante Wallisson e os meio-campistas, Josué e Sebastián Gómez. O departamento de futebol ainda busca mais laterais, um volante e também um centroavante para fechar o primeiro movimento no mercado.
Fernando Sobral, Willian Oliveira e Thiago Santos, reforços do Coritiba para 2026
Gabriel Thá/Coritiba
Time-base
O Coritiba tem 30 jogadores inscritos para a primeira rodada da Série A. Além dos reforços, outras novidades são as presenças dos atacantes Bryan e Matheus Dias, formados na base, e Enzo Vagner, filho do atacante Vagner Love e que chegou para o time alternativo do Coxa.
Recém-contratado, o atacante Keno ainda não foi regularizado e, portanto, está fora da primeira rodada da Série A. De acordo com o regulamento da competição, os times têm até as primeiras rodadas do returno para realizar as inscrições.
O time-base do Coxa para a estreia tem: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser (Jacy) e Bruno Melo; Willian Oliveira, Sebastián Gómez e Josué; Lucas Ronier, Lavega e Pedro Rocha.
Coritiba usa dados para definir estilo de jogo na Série A
Histórico na Série A
O Coritiba tem um título da Série A (1985). Na ocasião, o time liderado pelo técnico Ênio Andrade foi campeão no Maracanã ao vencer o Bangu, nos pênaltis. As outras duas melhores campanhas foram em 1979 (terceiro lugar) e 1980 (quarto colocado).
Agenda
Coritiba x Bragantino: 28/01, quarta-feira, 19h – Couto Pereira
Cruzeiro x Coritiba: 05/02, quinta-feira, 21h30 – Mineirão
Chapecoense x Coritiba: 11/02, quarta-feira, 19h – Arena Condá
Coritiba x São Paulo: 26/02, quinta-feira, às 20h – Couto Pereira
Corinthians x Coritiba: 11/03, quarta-feira, às 21h30 – Neo Química Arena
Coritiba x Remo: 15/03, domingo, às 18h30 – Couto Pereira
Mirassol x Coritiba: 18/03, quarta-feira, às 20h – Maião
Athletico x Coritiba: 22/03, domingo, às 16h – Arena da Baixada
Breno Lopes
JP Pacheco/Coritiba
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr geRead More