Cristian Ribera fatura segundo ouro na etapa da Copa do Mundo de esqui paralímpico
Cristian Ribera conquista o ouro na Copa do Mundo de para ski cross-country
Cristian Ribera voltou ao topo do pódio na etapa de Finsterau da Copa do Mundo de esqui paralímpico. Depois de vencer os 10km com largada em massa na quinta-feira, o brasileiro de 23 anos conquistou neste sábado o ouro na prova de sprint de 1km da categoria sitting, para pessoas que competem sentadas. Ele é o atual campeão mundial do sprint.
+ Cristian Ribera é campeão mundial de esqui cross-country paralímpico
Initial plugin text
A competição na Alemanha é a primeira de Cristian em 2026 e um importante termômetro para os Paralimpíadas de Inverno de Milão-Cortina. A menos de 50 dias para os Jogos da Itália, o atleta se consolida como uma esperança de medalha inédita para o Brasil.
Cristian Ribera na Copa do Mundo da Alemanha
Gabriel Kuchta/FIS
Campeão geral da Copa do Mundo e campeão mundial no ano passado, Cristian completou a final deste sábado em 2min55s74, à frente do cazaque Yerbol Khamitov (2min56s13) e do chinês Mao Zhongwu (2min58s73). Mais cedo, ele havia avançado na classificatória com o sexto melhor tempo (2min50s20) e foi o segundo mais rápido da semifinal (2min59s00).
Cristian Ribera na Copa do Mundo da Alemanha
Gabriel Kuchta/FIS
Também participaram da prova os brasileiros Guilherme Rocha (23º com 03min04s53), Robelson Lula (29º com 03min11s10) e Wesley Santos (36º 03min21s40). Entre as mulheres, Aline Rocha avançou até a final e acabou na quinta posição, com 3min54s58, a pouco mais de cinco segundos do pódio, que foi formado pela americana Oksana Mestres (3min36s87), pela alemã Anja Vime (3min43s57) e pela chinesa Wang Shi Yu (3min49s53).
Cristian é rondoniense e nasceu com artrogripose, doença congênita das articulações das extremidades. Já passou por 21 cirurgias para a correção das pernas. Ele também compete no atletismo, nas provas de velocidade para a classe T54 (cadeirantes).
Com 15 anos, quando foi o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018, foi o sexto colocado da prova de 15km, a melhor posição de um brasileiro em Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. Também esteve nos Jogos de Pequim 2022, mas teve seu desempenho prejudicado pela covid.
Cristian Ribera na Copa do Mundo da Alemanha
Gabriel Kuchta/FIS
Casa dos Jogos Paralímpicos de Inverno
A Globo será a casa dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026 no Brasil. Entre os dias 6 e 15 de março do ano que vem, o sportv exibirá as principais disputas do evento, que completa 50 anos, e contará as histórias dos maiores nomes do esporte em sua programação. A competição será realizada em Milão-Cortina, famosa pela estação de esqui em Cortina d’Ampezzo, num retorno à Itália 20 anos depois da edição de Turim 2006. geRead More


