Da “falta de paciência” no Cruzeiro à disputa com Haaland no Inglês, Igor Thiago diz: “Aprendo com ele”
Igor Thiago sobre briga por artilharia com Haaland: “Me faz querer atingir meu alto nível”
Jogar a Premier League e disputar com grandes jogadores é algo surreal e surpreendente para mim. Sonhava fazer essa história, mas não imaginava que seria tão rápido. Essa temporada tem sido extraordinária.”
Nascido em Gama, cidade-satélite de Brasília, e vendido pelo Cruzeiro aos 20 anos para o Ludogoretz, da Bulgária, Igor Thiago não é o único que se surpreende com seu momento. Pouco conhecido do grande público até o ano passado, ele soma 16 gols no Campeonato Inglês, se tornando o brasileiro que mais marcou numa única edição.
Em sua segunda temporada no Brentford, o centroavante chegou a ser relacionado para a pré-lista nas duas últimas convocações de Carlo Ancelotti. É cotado para estar na lista definitiva pela primeira vez em março. Igor Thiago é o atual vice-artilheiro da Premier League, atrás apenas de Haaland, em quem revelou se inspirar, em entrevista exclusiva ao podcast Gringolândia. Veja a íntegra no player abaixo.
— Brigar com um cara como ele (Haaland) me faz querer atingir o meu alto nível e buscar ainda mais a minha evolução. É um cara que te puxa para cima. É muito bom brigar pela artilharia com ele. No jogo que a gente jogou contra o City, cheguei a conversar com ele e falei que ele é uma das minhas inspirações. Que muitas das coisas que eu venho fazendo, estava aprendendo olhando ele jogar.
Igor Thiago comemora gol do Brentford na Premier League
Getty Images
Seleção é “sonho da vida”
Aos 24 anos, Igor Thiago vive o grande momento da carreira até aqui, mas não é sua primeira temporada goleadora. Contratado pelo Ludogoretz em 2022, por R$ 3,6 milhões pagos ao Cruzeiro, o atacante fez 21 gols e sete assistências em 55 jogos ao todo, conquistou o Campeonato Búlgaro e conseguiu a nacionalidade da Bulgária.
Ele atuou em 2023/24 pelo Club Brugge, da Bélgica, onde também venceu o campeonato nacional, se consagrando com 29 gols e seis assistências em 55 partidas. Mas foi no Brentford que atraiu a atenção da seleção brasileira, seu grande sonho de vida, negando qualquer possibilidade de se naturalizar para representar a seleção búlgara.
— Não tem como eu vestir outra camisa a não ser a do Brasil. Se não vestir a do Brasil, não vou vestir nenhuma outra. É o sonho da minha vida e espero um dia realizá-lo. Representar bem a camisa do Brasil, trazer esta alegria que o povo precisa. Fico feliz por ter ficado na pré-lista, de eles estarem me acompanhando. Só de estarem falando o meu nome lá já estou muito feliz.
Igor Thiago comenta expectativa por convocação e apresenta suas características
Na última convocação da seleção brasileira, em novembro, Richarlison, Vitor Roque, João Pedro e Matheus Cunha foram os nomes que podiam jogar centralizados no ataque. Gabriel Jesus, do Arsenal, Endrick, emprestado ao Lyon, entre outros atacantes, também disputam vaga com Igor Thiago. O centroavante do Brentford apresenta suas características e diz não temer concorrência.
Todos esses centroavantes atuando bem nos times que estão, mostra que temos sempre que manter o alto nível. Eu consigo me adaptar em todas as áreas. Não sou um jogador brigador, que fica paradão. Saio também da área, tenho essa mobilidade de construir jogadas. Correr no espaço. Pelo meu tamanho, meu porte físico, tenho velocidade. Consigo me adaptar ao estilo de jogo do time. Tenho boas esperanças na próxima convocação.”
Igor Thiago veste a camisa 9 do Brentford desde junho de 2024
Getty Images
“Faltou paciência no Cruzeiro”
O único clube da carreira em que Igor Thiago não brilhou como goleador foi o Cruzeiro, sua primeira experiência profissional. Ele deu os primeiros passos nas categorias de base do Verê, clube do interior do Paraná. Ainda no sub-20, se transferiu para o time mineiro, onde se profissionalizou em 2020, aos 18 anos. Em pouco mais de dois anos, fez 10 gols em 64 jogos.
No Cruzeiro foi um processo em que tive que aprender muito a lidar com opiniões, críticas e elogios. Foi um crescimento mental. Não estava bem psicologicamente. Tanto no Cruzeiro, quanto fora do clube, não estavam entendendo que existia um processo de adaptação de um menino de 17, 18, 19 anos. Colocavam uma pressão diferente. O clube precisava daquele atacante de fazer gols. Faltou um pouco dessa paciência, saber que eu precisava de um tempo para me adaptar.”
Igor Thiago cita problemas psicológicos e “falta de paciência” em período no Cruzeiro
Com 1,91m de altura e grande destaque pela força física, Igor Thiago teve que buscar na força mental a solução para seus problemas. No período de Cruzeiro, ele não se atentava aos cuidados com a parte psicológica.
— Na verdade, tinha uma psicóloga lá (no Cruzeiro), mas naquele momento, pela inexperiência, eu não dava tanta importância. Achava que era coisa da minha cabeça. Pelo fato de todo mundo falar sobre psicologia, eu trouxe para mim. Falava: ‘Não vou fazer isso não’. Mas, com o passar do tempo, com a cabeça mais madura, consegui entender que eu precisava deste trabalho. Comecei a ter este tipo de acompanhamento quando cheguei no Brugge. E aí eu comecei a melhorar.
Igor Thiago comemora gol do Brentford na Premier League
Getty Images
Adaptação à Europa e lesões no Brentford
Igor Thiago define a temporada 2025/26 como “fantástica”, mas passou por muitos desafios no futebol europeu desde 2022. Apesar das grandes mudanças de cultura, idioma e características de jogo ao se mudar para a Bulgária, e depois para a Bélgica, ele destaca o quanto este período o preparou para a Premier League.
— Na Bulgária e na Bélgica, a velocidade do jogo foi me preparando (para a Premier League). Tentar entender o jogo de uma maneira diferente. Saber que muitas vezes em um jogo você vai ter uma só oportunidade e tem que ser letal. A Premier League não te dá chances de errar. Este processo na Bulgária e na Bélgica foi preparando este meu lado de ser clínico.
+ Igor Thiago foi eleito melhor jogador do mês na Premier League
O centroavante mantém a visão otimista ao analisar seu primeiro ano no Brentford. Contratado por 33 milhões de euros em 2024, a maior transferência da história do clube até então, Igor Thiago teve duas graves lesões e fez apenas oito partidas na temporada 24/25.
Foi um processo de entender a liga. Esse quase um ano parado me fez entender muita coisa. Como funciona o jogo, a forma como o treinador queria que eu jogasse… A função que ele queria para o centroavante. Foi importante este momento da minha lesão. Tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Me fez poder ter de volta essa vontade de jogar futebol e essa alegria”.
Igor Thiago sofreu com lesões em sua primeira temporada no Brentford
Getty Images
Trajetória de superação
Durante a entrevista, em todo momento Igor Thiago fez questão de demonstrar sua fé e forma positiva de enxergar os desafios que enfrentou na carreira e na vida. Aos 13 anos, ele teve que lidar com a morte do pai e precisou ajudar sua mãe, com poucos recursos financeiros, a se manterem junto dos outros dois irmãos.
— Passei por um processo muito difícil na infância, até a adolescência. Minha mãe não tinha tanta condição financeira. O que tínhamos naquele momento era procurar um trabalho. Fiz outras coisas, panfleteiro, freteiro… É a realidade de grande parte dos brasileiros. Isso que dá essa coisa especial na gente. Essa força de vontade, de querer lutar e ganhar o que é nosso. Quando eu olho para tudo o que passei, foi exatamente para estar aqui hoje, vendo as coisas de outra maneira, com outra visão. Para chegar aqui e valorizar cada detalhe do que estou vivendo hoje.
Endrick, Igor Thiago, Gabriel Jesus: Gringolândia debate sobre camisa 9 na seleção brasil
Eliminado na Copa da Liga e na Copa da Inglaterra, o Brentford segue na disputa apenas da Premier League. Igor Thiago tem 16 gols, contra 20 de Haaland. O terceiro na tabela de artilheiros é Semenyo, também do Manchester City, com 11. O atacante brasileiro volta a campo neste sábado, contra o Aston Villa, em jogo da 24ª rodada. geRead More


