RÁDIO BPA

TV BPA

Da luta ao lucro: Wand e Popó largaram o tribunal para ganhar dinheiro e virar página

Da luta ao lucro: Wand e Popó largaram o tribunal para ganhar dinheiro e virar página

Popó e Wanderlei falaram ao Fantástico após pancadaria no ‘Fight Night’
A confusão após a luta entre Acelino Popó Freitas e Wanderlei Silva, em setembro passado, prometeu uma guerra nos tribunais e clima de animosidade em possíveis encontros. Alguns dias e cifras depois, o que se viu não foram tribunais de cenários, mas campanhas publicitárias nacionais que geraram lucro e amenizaram um pouco a imagem de ambos.
Na retrospectiva 2025 do Combate, convidamos os comentaristas da TV Globo e do Combate Daniel Fucs e Ana Hissa a compartilharam análises a respeito do que ocorreu após a confusão em São Paulo.
Popó x Wanderlei Silva Spaten Fight Night 2025
William Lucas e Gaspar Nóbrega/Inovafoto
No dia 27 de setembro do ano passado, após Wanderlei ser desclassificado por uma série de golpes ilegais na luta de boxe com Popó, o pugilista tetracampeão mundial foi declarado vencedor por nocaute técnico. Imediatamente, integrantes dos dois times entraram no ringue e promoveram uma selvageria. No saldo, Popó foi agredido pelo técnico de Wanderlei e ex-lutador André Dida, enquanto Wanderlei foi nocauteado e ficou desacordado após ser agredido pelas costas por Rafael Freitas, filho do pugilista.
– Primeiramente, continuo achando muito lamentável tudo que aconteceu. Para o esporte, continuo achando que não foi bom e tudo que for relacionado a briga e esporte para mim sempre vai colaborar para tirar um pouco da nossa luta de desmarginalizar o esporte. Mesmo tendo explodido e furado a bolha, ter caído na boca do povo, não foi a forma como eu, que trabalho com isso, acho positiva. Mas é um fato que explodiu e os lutadores souberam fazer do limão uma limonada. Como nos dias de hoje tudo que vai na internet e extrapola o nicho, foi o que aconteceu com essa luta e as marcas souberam tirar proveito usando a imagem dos dois, como quando teve a propaganda do Tyson devolvendo a orelha para o Holyfield – avaliou Ana Hissa, citando uma campanha de 2013 de uma loja de calçados americanos com uma marca de tênis.
Logo que a luta terminou, do lado de Wanderlei o advogado Claudio Dalledone prometeu processar o filho de Popó. Ele afirmou que Rafael poderia ser acusado até de tentativa de homicídio. Wanderlei prometeu não deixar passar o ocorrido. Popó, do outro lado, ressaltava ter sido agredido por Dida, mas pedia que fizessem as pazes. E ela veio, ao menos na TV. No dia 16 de outubro, uma hamburgueria de marca mundial levou os dois ao ar num clima de amizade, enquanto trocavam sanduíches na promoção. Segundo apuração da revista Piauí, cada um teria levado cachê de R$ 250 mil.
– Me pareceu uma inteligente jogada mercadológica a utilização de Popó e Wanderlei juntos nas propagandas. Um oferecendo sanduíche para o outro e até coroando o “adversário” – avaliou Fucs.
Mundo da Luta: jornalista reflete sobre repercussão de confusão no Spaten
Logo depois da campanha da hamburgueria, Popó e Wanderlei Silva voltaram juntos ao estúdio para um novo comercial, desta vez de uma rede de varejo chinesa. Para Daniel Fucs, a briga prejudicou mais o esporte do que propriamente lutadores já aposentados de suas carreiras profissionais. Ao mesmo tempo, acredita que as campanhas que fizeram ajudaram a virar a página do ocorrido.
– Com relação às carreiras esportivas, ambos na casa dos 50 anos já tinham encerrado estas carreiras. Não há como prejudicá-las. A luta entre eles prejudica mais ao boxe do que a eles. Entre outros eventos, lutador profissional lutando contra BBB (e Popó não foi o único), luta contra humorista de pegadinha, ou filho de âncora de programa, representam, sim, energia negativa (…). Especificamente as propagandas não ajudaram a amenizar o acontecido, que nunca vai ser apagado. Porém, colocar Wanderlei e Popó para dividirem série de comerciais foi, sim, uma forma também de mostrar que o problema ficou no passado.
“Era meio óbvio que ia dar problema”, diz Valentim sobre confusão entre Popó e Wanderlei
Para Ana Hissa, ainda que as opiniões tenham sido as mais diversas a respeito das campanhas publicitárias, certamente foi melhor do que uma guerra nos tribunais com acusações de ambos os lados.
– É claro que na Internet tem de tudo, então o que se viu foram comentários de armação a “dinheiro fala mais alto”, mas com muita gente achando uma jogada de marketing genial. No fim, acho que deu uma amenizada até porque poderia ter sido muito pior com questões judiciais, o que se levantou muito no pós-luta. Mas acho que mostrar que os dois fizeram “as pazes” contribuiu para mostrar que aquilo foi algo isolado e que saiu do controle.

Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More