De Lucca a David Braz: janela agita rivalidade entre Ponte e Guarani com quatro “Leis do ex”
Guarani apresenta Ralf e Lucca, campeões pelo Corinthians
A janela de transferências em Campinas foi uma das mais movimentadas dos últimos anos. Guarani e Ponte Preta trabalharam intensamente no mercado para reformular seus elencos de olho no Campeonato Paulista, além de compromissos como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Mas, além da quantidade de negociações, um ingrediente histórico ganhou destaque: a rivalidade.
Arte dérbi Ponte Preta e Guarani
Reprodução EPTV
Na temporada 2026, a chamada “Lei do ex” não ficou restrita ao campo e se manifestou ainda no mercado. Ao menos quatro nomes que já defenderam um dos lados da Avenida Ayrton Senna agora vestem a camisa do rival.
Leia também:
+ “Vou conquistar a torcida”, diz Lucca em chegada ao Guarani
+ Jogadores da Ponte recebem taça e medalhas da Série C
Elenco da Ponte Preta recebe taça e medalhas após 73 dias do título da Série C
Lucca e Caíque França: ex-pontepretanos no Brinco de Ouro
Do lado alviverde, duas contratações chamaram atenção logo de cara. O goleiro Caíque França e o atacante Lucca chegaram ao Guarani após passagens marcantes pela Ponte Preta.
Caíque França foi um dos protagonistas do título da Série A2 do Paulistão em 2023 pela Macaca e, após passagem pelo Sport, retorna a Campinas para defender o Bugre. Já Lucca viveu seus melhores momentos individuais justamente no Moisés Lucarelli: foram 45 gols somados em duas passagens, o que o coloca como terceiro maior artilheiro da Ponte no século, ao lado de Renato Cajá, atrás apenas de Washington e Roger.
Lucca é o terceiro maior artilheiro do século pela Ponte
Álvaro Jr
Agora, o centroavante volta ao futebol campineiro para atuar no Brinco de Ouro, repetindo um caminho já percorrido por nomes históricos como Carlos Gallo, Waldir Peres, Edson Boaro (Abobrão), Lúcio Bala, Charles Guerreiro e Roger – todos jogadores que defenderam o Guarani após passagem pela Ponte.
A lista é extensa e inclui quase 40 atletas ao longo da história, entre eles Marcelo Souza, Thiago Carpini, Marquinhos, Danilo Sacramento, Diego Jussani, Baraka e Luan Dias. Antes de Lucca, o caso mais recente de troca direta nesse sentido havia sido o do lateral-direito Cicinho, que chegou ao Guarani em 2025 e segue no elenco.
David Braz e Lucas Justen: do Bugre para a Macaca
Se o Guarani buscou nomes identificados com a Ponte, o caminho inverso também se repetiu nesta janela. O zagueiro David Braz e o lateral-direito Lucas Justen, que integraram o elenco bugrino em 2025, agora defendem a Ponte.
A dupla chegou ao Moisés Lucarelli por indicação do técnico Marcelo Fernandes, que também atravessou a rivalidade recentemente ao deixar o Guarani e assumir a Macaca na campanha do título da Série C.
David Braz trocou o Guarani pela Ponte Preta
Raphael Silvestre
Eles repetem um roteiro já conhecido na história do dérbi, seguido por nomes como Jorge Mendonça, Renato Morungaba, João Paulo, Sérgio Alves, Diego Sacoman e Vagner Mancini, entre outros atletas que primeiro vestiram o verde e depois o preto e branco.
+ Veja a tabela do Paulistão
A rivalidade entre Guarani e Ponte sempre conviveu com essas trocas. Do elenco campeão brasileiro de 1978, dois jogadores posteriormente defenderam a Macaca. Gersinho, após perder espaço no Bugre, passou por Paulista e União Barbarense antes de brilhar na Ponte em 1984. Já Renato chegou ao Moisés Lucarelli em 1994, após cinco temporadas no futebol japonês.
Renato foi campeão pelo Guarani, em 1978, e depois jogou pela Ponte em 94
Letícia Martins / Guarani FC
Mais recentemente, o lateral-direito Pacheco fez o caminho do Guarani para a Ponte após o rebaixamento bugrino na Série B de 2024 e renovou contrato para 2026. Marcelo Fernandes, por sua vez, deixou o Brinco de Ouro dias depois para assumir a Macaca e conquistar o título nacional.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre a Ponte
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
A temporada dos rivais terá pontapé inicial neste final de semana. O Guarani estreia no Paulistão no sábado, às 18h30, contra o Primavera, no Brinco de Ouro. A Ponte entra em campo no domingo, às 16h, diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
Mas a “Lei do ex” promete protagonismo mesmo é na sexta rodada do estadual. O dérbi 213 está marcado para o dia 31 de janeiro, um sábado, às 16h, no Brinco. geRead More


