RÁDIO BPA

TV BPA

De Walter a Victor Ramos: Campeonato Baiano 2026 reúne medalhões e estrangeiro

De Walter a Victor Ramos: Campeonato Baiano 2026 reúne medalhões e estrangeiro

Victor Ramos se declara ao Vitória e revela sonho de encerrar a carreira no rubro-negro
Engana-se quem pensa que somente os jogadores de Bahia e Vitória vão chamar a atenção no Campeonato Baiano 2026. Os clubes do interior do estado também se movimentaram no mercado de transferências e reuniram uma série de histórias curiosas, que vão de um artilheiro folclórico a um ex-companheiro de Beckham no LA Galaxy.
Veja a tabela de classificação do Campeonato Baiano
A três dias de abertura do Campeonato Baiano, o ge reuniu os principais personagens que vão participar da 121ª edição do estadual.
Walter – Atlético de Alagoinhas
Walter vai defender o Atlético de Alagoinhas em 2026
Reprodução / TV Bahia
Reforço do Carcará, Walter é a principal contratação do futebol do interior neste Baianão. O atacante de 36 anos já foi campeão da Libertadores pelo Internacional, em 2010, da Liga Europa pelo Porto, de Portugal, na temporada 2010/2011, e tem passagens marcantes por Goiás, Fluminense, Athletico. Com passagem pela base do Vitória, ele voltou ao clube em 2021, mas fez apenas quatro jogos.
Ficha técnica:
Nome: Walter Henrique da Silva;
Nascimento: 22/07/1989;
Posição: atacante;
Clubes: São José, Internacional, Porto-POR, Cruzeiro, Goiás, Fluminense, Athletico, Atlético-GO, Paysandu, CSA, Vitória, São Caetano, Botafogo-SP, Santa Cruz, Amazonas, Goiânia, Afogados da Ingazeira, Pelotas, São Borja, Rolim de Moura, Murici Sport, Tupy, CR Aquidauana e Atlético de Alagoinhas.
Victor Ramos – Juazeirense
Victor Ramos em treino do Juazeirense
Bruno Lopes / Juazeirense
Cria do Vitória, o zagueiro nascido em Salvador voltou ao estado depois de sete anos para defender o Juazeirense. Além das três passagens pelo Rubro-Negro, Victor Ramos jogou por Vasco, foi campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras, em 2015, e atuou fora do Brasil, pelo Standard Liège (Bélgica) e o Monterrey (México). Ele também chamou a atenção pelo namoro com a modelo Nicole Bahls.
Ficha técnica:
Nome: Victor Ramos Ferreira;
Nascimento: 05/05/1989;
Posição: zagueiro;
Clubes: Vitória, Standard Liège-BEL, Vasco, Monterrey-MEX, Palmeiras, Chapecoense, Goiás, Guarani, CRB, Botafogo-SP, Portuguesa, Rio Branco-PR e Juazeirense.
Geferson – Jacuipense
Geferson em treino do Jacuipense
Divulgação / Jacuipense
Aos 31 anos, o lateral-esquerdo natural de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana, passou pelas categorias de base do Vitória e retornou ao clube em 2017. Mas ele ficou conhecido mesmo ao defender o Internacional e chegar à seleção brasileira em 2015, quando esteve entre os selecionados de Dunga para a Copa América. O lateral também teve passagem marcante pelo CSKA Sofia, da Bulgária, onde jogou por seis temporadas.
Ficha técnica:
Nome: Geferson Cerqueira Teles;
Nascimento: 13/05/1994;
Posição: lateral-esquerdo;
Clubes: Internacional, Vitória, CSKA Sofia-BUL, Paysandu, Londrina, Atlético-PI e Jacuipense.
Alex Cazumbá – Bahia de Feira
Alex Cazumbá, do Bahia de Feira
Eduarda Borges / Bahia de Feira
O lateral-esquerdo de 37 anos tem muita história para contar. Campeão Brasileiro pelo São Paulo, em 2007, ele jogou com David Beckham no LA Galaxy, em 2010. A primeira experiência no futebol baiano foi em 2013, quando jogou pelo Vitória. Desde então, ficou marcado por uma série de participações no Campeonato Baiano. Pelo Bahia de Feira, seu atual clube, são mais de 150 jogos disputados ao longo de cinco passagens e o título da Segunda Divisão do estadual em 2025.
Ficha técnica:
Nome: Alex dos Santos Cazumba;
Nascimento: 30/06/1988;
Posição: lateral-esquerdo;
Clubes: São Paulo, Rio Claro, Juventude, Figueirense, Toledo, Vila Nova, LA Galaxy-EUA, Ituano, Ituiutaba, Botafogo-SP, XV de Piracicaba, Ferroviária, Xanthi-GRE, Operário Ferroviário, Marcílio Dias, Vitória, Bahia de Feira, Botafogo-PB, América-RN, Nacional, Passo Fundo, Moto Club, Mogi Mirim, Itumbiara, Noroeste, Atlético-PA e Jacuipense.
Aventureiro colombiano
Palacios, do Bahia de Feira
Eduarda Borges / Bahia de Feira
Revelado em 2017 pelo Valledupar, da Colômbia, Juan Palacios está em um “mochilão” pelo futebol brasileiro. Ele desembarcou em 2020 para jogar pelo Marcílio Dias e, em 2025, iniciou a caminhada na Bahia, onde já atuou por três equipes diferentes. Destaque na campanha do vice-campeonato do Galícia na Série B do Baianão, com sete gols em 12 jogos, ele “pulou o muro” e se transferiu para o Bahia de Feira, que ficou com a taça.
Ficha técnica:
Nome: Juan Diego Palacios Ricardo;
Nascimento: 03/12/1997;
Posição: atacante;
Clubes: Valledupar-COL, Pouso Alegre, Central, Marcílio Dias, Manauara, Dourados e Carlos Renaux, Nacional Atlético Muriaé, Altos, Atlético Tubarão, Murici, VOCEM, Colo Colo, Galícia, Patriotas e Bahia de Feira.
Velhos conhecidos
Guilherme Rend é formado na base do Atlhletico e um dos pilares do Jacuipense
Jacuipense
O Campeonato Baiano ainda reúne uma série de rostos conhecidos para os torcedores do Vitória. Ronan, Miller, Van, Vicente, Flavinho e Ruan Nascimento são alguns dos jogadores que defenderam o Rubro-Negro nos últimos anos e vão estar em clubes do interior no estadual.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2026
Há ainda histórias curiosas nesse grupo, como o volante Guilherme Rend, que chegou a ser alvo do Bahia em 2021, mas ficou no Vitória e não engrenou no Rubro-Negro.
Jogadores que passaram pelo Vitória:
Miller (Atlético de Alagoinhas) (no Vitória em 2022);
Van (Atlético de Alagoinhas) (2019-2021)
Ronan (Bahia de Feira) (2021);
Vicente (Jacuipense) (2022 – 2023);
Guilherme Rend (Jacuipense) (2019-2021);
Flavinho (Jacuipense) (2017 – 2019);
Ruan Nascimento (Jacuipense) (2018 – 2024).
As histórias se cruzam a partir deste sábado, com Porto x Jacuipense e Vitória x Atlético de Alagoinhas. No domingo, o Bahia enfrenta o Jequié, o Juazeirense pega o Bahia de Feira e o Barcelona de Ilhéus recebe o Galícia.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More