Dia do treinador de futebol: lembre os técnicos que marcaram a história do Salgueiro
Daniel Neri, técnico do Salgueiro, celebra conquista do Carcará e fala de propostas
O torcedor do Salgueiro sente falta de ver o clube em campo. A última partida oficial do Carcará foi em abril de 2023, quando perdeu a semifinal do Campeonato Pernambucano para o Retrô. Apesar do momento atual não ser o desejado pelos salgueirenses, o passado do clube é marcado por grandes conquistas, sob o comando de treinadores que fizeram história no Carcará do Sertão.
Nesta quarta-feira, 14 de janeiro, Dia do Treinador de Futebol, o ge relembra técnicos que tiveram passagens marcantes pelo Salgueiro, incluindo a conquista inédita do Pernambucano e acessos para as Séries C e B do Campeonato Brasileiro.
Ex-presidente e um dos fundadores do Salgueiro, José Guilherme da Luz destaca a importância de todos os treinadores que passaram pelo clube desde 2005, quando o Salgueiro se profissionalizou, mas ressalta três nomes principais.
– Neco, campeão da Série A2 em 2007; Cícero Monteiro, que não foi campeão, mas conseguiu o acesso para a Série B em 2010; e Daniel Neri, que ganhou o Campeonato Pernambucano para um time do interior pela primeira vez, em 2020.
Time do Salgueiro campeão da Série A2 de 2007
Arquivo SAC
Zé Guilherme lembra que, no início, o Salgueiro apostava em treinadores pernambucanos, alcançando sucesso em campo.
– Tivemos Lourival Silva, Alemão, que foi o nosso primeiro treinador e disputou a Série A2 de 2005, quando o Salgueiro ficou em terceiro lugar e conseguiu acesso para a Série A1; Pedro Manta, Sérgio China, vice-campeão Pernambucano em 2015.
Principais técnicos da história do Salgueiro
Neco
Neco fez história no Salgueiro
Emerson Rocha
O treinador fez história ao conquistar o primeiro título do Salgueiro, a Série A2 do Pernambucano em 2007. Neco ainda comandou o Carcará nas temporadas de 2008, 2009, 2011, quando o time jogou a Série B do Campeonato Brasileiro, e 2012.
Cícero Monteiro
Cícero Monteiro levou o Salgueiro para a Série B do Brasileiro
Emerson Rocha
Auxiliar técnico de Neco em 2007, no título da Série A2, três anos depois Cícero Monteiro escreveu um dos capítulos mais marcantes da história do Carcará. Após assumir o time na reta final da primeira fase da Série C, conseguiu uma arrancada decisiva, levando o clube às quartas de final, quando superou o favorito Paysandu e garantiu a vaga histórica na Série B do Brasileirão. Cícero ainda comandou o Carcará em 2014, levando o time à semifinal do Pernambucano.
Marcelo Chamusca
Marcelo Chamusca no Salgueiro
Daniel Gomes
O segundo acesso nacional do Salgueiro foi conquistado em 2013. Após quedas para as Séries C e D, o Carcará se reergueu sob o comando de Marcelo Chamusca e garantiu o acesso à Série C, ao eliminar o Plácido de Castro nas quartas de final.
Antes de conquistar o acesso, o time de Marcelo Chamusca também fez história ao chegar às oitavas de final da Copa do Brasil, superando Boa Esporte, Vitória e Criciúma.
Sérgio China
Sérgio China levou o Salgueiro para a primeira final de Pernambucano, em 2015
Emerson Rocha
Embora não tenha conquistado títulos, Sérgio China fez história no Salgueiro. Em 2015, levou o Carcará à primeira das três finais de Pernambucano do clube. O time ficou com o vice-campeonato, após perder o título para o Santa Cruz. China ainda treinou o time sertanejo nas temporadas de 2016, 2018 e 2019.
Daniel Neri
Salgueiro vence Santa Cruz nos pênaltis e é campeão pernambucano 2020
Primeiro técnico estrangeiro do Salgueiro, o português Daniel Neri marcou seu nome na história do futebol de Pernambuco. Em 2020, ao chegar à final do Pernambucano pela terceira vez, o Carcará finalmente conquistou o título. Após empatar o primeiro jogo no Cornélio de Barros e o segundo no Arruda, o Carcará venceu o Santa Cruz nos pênaltis e se tornou o primeiro time do interior a conquistar o Campeonato Pernambucano.
Daniel Neri campeão Pernambucano com o Salgueiro
Reprodução / TV Grande Rio
O português ainda comandou o Carcará durante boa parte do Pernambucano 2021, deixando o clube para assumir o Sampaio Corrêa. geRead More


