RÁDIO BPA

TV BPA

Diniz inicia 2026 em busca de consolidação no Vasco para quebrar marca de 10 anos

Diniz inicia 2026 em busca de consolidação no Vasco para quebrar marca de 10 anos

Os altos e baixos dos 6 meses de Fernando Diniz no Vasco
Vasco e Fernando Diniz iniciam o ano de 2026 ainda machucados pela derrota na final da Copa do Brasil, mas com a possibilidade de estabelecer algo que o treinador sempre defendeu: continuidade. Se estiver no cargo no dia 22 de fevereiro, o técnico vai atingir 288 dias no clube, superar Ramón Díaz e se tornar o técnico mais longevo em quase dez anos.
Desde a passagem de Jorginho, entre agosto de 2015 e outubro de 2016, o Vasco não mantém um comandante por tanto tempo. O ex-treinador também foi o último a permanecer por pelo menos um ano completo no cargo.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
Jorginho foi, inclusive, o último técnico a iniciar e encerrar uma temporada comandando o Vasco. Após a saída do treinador ao fim da Série B de 2016, foram 22 treinadores (excluindo interinos) ao longo das nove temporadas seguintes. Em jogos, Diniz já tem o segundo trabalho mais longo no período: foram 44 partidas em 2025, enquanto Zé Ricardo teve 50 entre 2017 e 2018.
Fernando Diniz, técnico do Vasco, no Maracanã
Jorge Rodrigues/AGIF
A continuidade é uma novidade no Vasco, mas também na carreira de Diniz. A atual passagem pelo clube já é a terceira mais longa da carreira do treinador: os oito meses e 44 jogos só ficam atrás dos trabalhos no São Paulo (cerca de 16 meses e 77 jogos), entre 2019 e 2021; e do Fluminense, entre 2022 e 2024, com 149 jogos.
Com o trabalho mantido para 2026, Diniz tenta se consolidar no clube e aumentar a regularidade de resultados. Em 2025, apesar de ter chegado à final da Copa do Brasil, o trabalho apresentou oscilações, principalmente no Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de quatro vitórias no torneio – que igualou as maiores do clube na era dos pontos corridos -, o Vasco perdeu cinco jogos seguidos. O time foi derrotado em sete dos últimos oito jogos no campeonato, se despedindo com um impactante 5 a 0 sofrido para o Atlético-MG em Belo Horizonte.
Primeira parte do elenco do Vasco se reapresenta para iniciar preparação para 2026
A grande assinatura de Diniz no Vasco é, sem dúvida, o desenvolvimento de Rayan. O jogador, que oscilava e não conseguia tanto destaque, tornou-se o principal jogador da equipe sob o comando do treinador. Há a expectativa de que, no futuro, o atacante se torne a maior venda da história do clube.
Além de Rayan, outros nomes se estabeleceram durante o trabalho e ajudaram a dar forma ao time titular que encerrou a temporada de 2025. Dos onze titulares na derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil, no Maracanã, quatro chegaram na janela de transferências do meio do ano sob a tutela do treinador: Carlos Cuesta, Robert Renan, Thiago Mendes e Andrés Gómez.
O treinador também foi importante para a decisão do clube pelo retorno antecipado de Cauan Barros, que estava emprestado ao América-MG. O jovem virou um dos pilares do meio-campo vascaíno com o treinador.
Rayan comemora com Fernando Diniz
Marcos Ribolli
Com a missão de levar o Vasco ao primeiro título em dez anos (o último foi o Carioca de 2016), Fernando Diniz inicia a preparação com o elenco completo na segunda-feira, no CT Moacyr Barbosa. A estreia da equipe no estadual será no dia 15 de janeiro, contra o Maricá, em São Januário. A rodada inaugural do Brasileirão está marcada para o dia 28, quando o Vasco enfrenta o Mirassol fora de casa. O clube ainda terá Copa do Brasil e Sul-Americana no calendário de 2026.
🗞️ Leia mais notícias do Vasco
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: geRead More