RÁDIO BPA

TV BPA

Do futsal do Vasco ao campo: conheça Fábio Cortez, técnico que comanda o Santa contra o Sport

Do futsal do Vasco ao campo: conheça Fábio Cortez, técnico que comanda o Santa contra o Sport

Danny Morais avalia Santa Cruz e VAR no clássico
O Santa Cruz vai para o Clássico das Multidões contra o Sport, neste sábado, com o auxiliar Fábio Cortez como interino no comando técnico. E a trajetória do profissional no mundo da bola é marcada por reviravoltas. Da caminhada vitoriosa no futsal, com início no Vasco, até a migração para o campo.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Santa Cruz no WhatsApp
+ Veja mais notícias do Santa Cruz no ge
Fábio Cortez, de 51 anos, começou no futsal do Cruzmaltino em 2010. Foi lá que conheceu Marcelo Cabo, demitido do Santa Cruz no início da semana e responsável por levá-lo para o Arruda no ano passado.
Com Cabo desligado após a goleada para o Náutico, coube a Fábio comandar o Tricolor na goleada por 6 a 0 diante do Jaguar, na rodada passada. E ele segue à beira do campo agora, diante do Sport, na Ilha do Retiro, às 16h30, em duelo com transmissão Globo para o estado e do ge para todo Brasil.
Fabio Cortez, auxiliar técnico do Santa Cruz
Marlon Costa/AGIF
Trajetória vitoriosa no futsal
O início de Fábio Cortez foi no futsal do Vasco, em 2010, mas o sucesso aconteceu fora do país. No mesmo ano, recebeu convite para trabalhar no Kuwait, onde foi muito bem.
No total, foram nove títulos em seis anos trabalhando no país. O impacto foi tanto que, em 2016, foi eleito pelo site Futsal Planet como um dos dez melhores treinadores do mundo.
Com hat-trick de Quirino, Santa Cruz goleia o Jaguar por 6 a 0
Retorno ao Vasco e migração para o campo
Fábio Cortez com Romarinho (esquerda), filho do craque Romário
Arquivo pessoal
Fábio Cortez retornou ao Vasco em 2017, mas para uma nova função: auxiliar do time sub-20 do clube, que no mesmo ano viria a ganhar a Taça Guanabara e a Taça Rio contra Fluminense e Flamengo, respectivamente.
Como auxiliar do sub-20, ele trabalhou com nomes formados no Vasco que ganharam projeção nacional, como o zagueiro Ricardo Graça, o meia Matheus Vital, o atacante Paulinho e o próprio Andrey, hoje no Santa Cruz.
Marcelo Cabo e Fábio Cortez, Vasco
Rafael Ribeiro / Vasco
No ano seguinte, em 2018, Fábio Cortez foi realocado e virou técnico do sub-16, onde trabalhou com o lateral-esquerdo Riquelme, o volante Bruno Gomes e o atacante Gabriel Pec.
Fábio seguiu na base do Vasco por alguns anos, até que em 2021 foi convidado por Marcelo Cabo, então técnico do clube carioca, para ser auxiliar do profissional.
Fala, Cabral! Comentarista avalia goleada do Santa Cruz
No time principal chegou a comandar o Vasco em três oportunidades no mesmo ano. Permaneceu no clube carioca até 2022.
Em 2023, foi auxiliar técnico do Remo. No ano seguinte, comandou o Nanjing City, da China, em nove oportunidades (duas vitórias, dois empates e duas derrotas, entre partidas da segunda divisão da liga nacional e Copa da China).
E no Santa Cruz?
Fabio Cortez, auxiliar técnico do Santa Cruz, durante treino no Arruda
Evelyn Victória/Santa Cruz
Comandante tricolor no clássico deste sábado, Fábio Cortez tenta ajudar a equipe coral a vencer o Sport e, quem sabe, até garantir vaga antecipada nas semifinais do Pernambucano e na Copa do Brasil de 2027.
Com relação ao futuro, a diretoria do Santa Cruz segue em busca de um treinador, mas o profissional é bem avaliado internamente.
🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧
Assista: tudo sobre o Santa Cruz no ge, na Globo e no sportv geRead More