Dois turnos: técnico que levou time às oitavas da Copinha é também jogador no profissional
XV de Jaú marca no início, vence o Guarani e se classifica na Copa SP de Futebol Júnior
Muitos jogadores de futebol, com a carreira caminhando para a reta final, encontram dificuldades para entender quais serão os passos no futuro. Qual será a nova ocupação profissional? Essa dúvida não faz parte da vida de Bruno Santos.
Lateral-esquerdo do XV de Jaú, Bruno também é técnico do sub-20 do clube. É isso mesmo. Ele alterna as duas funções. De manhã, treinamento com os profissionais. À tarde, comandante da última categoria da base do Galo da Comarca.
E o trabalho já mostra ótimos resultados. O XV de Jaú está classificado para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta sexta-feira, o Galo joga contra o Ceará, às 20h45, em Jaú. É a melhor participação na história do clube na competição.
Veja também
+ Conheça o atacante colombiano do XV, que é filho do dono do clube
+ “A vida virou as costas para mim”: conheça atacante da Copinha
Bruno Costa, técnico do XV de Jaú Sub-20
Aline Martins
A campanha na primeira fase foi de duas vitórias e uma derrota. Venceu Luverdense-MT e Trindade-GO, ambos por 2 a 1. O XV foi superado pelo Corinthians (3 a 2) e ficou com a segunda colocação do Grupo 8.
Na segunda fase, passou pelo Athletic Club-MG nos pênaltis (4 a 2), após empate no tempo normal: 2 a 2. A vaga nas oitavas veio com a vitória sobre o Guarani, na última quarta-feira, por 1 a 0.
Como Bruno Santos virou treinador da base?
Durante a pré-temporada para a Série A3 de 2024, Bruno rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Após a cirurgia, o lateral, formado em Educação Física, iniciou a fisioterapia e, paralelamente, o curso de treinador de futebol da CBF, que lhe rendeu a licença B.
Em 2025, ainda em processo de recuperação do joelho, o jogador trabalhou como auxiliar técnico do sub-20. Com a saída do antigo treinador, Isaque Pereira, o dono do clube, Juan Isaza, e o presidente Careca Paiva ofereceram o cargo a Bruno.
O convite foi aceito, mas com uma condição: o novo treinador ainda gostaria de continuar jogando. Assim, Bruno Costa trabalha em dois períodos. De manhã é treinador e à tarde, atleta.
— Eu treinei hoje de manhã e o pessoal (do profissional) fica me zoando no vestiário, tem essa resenha. Eu falo com o David, que é o ponta titular da Copinha e estava treinando com os titulares no profissional, eu falo: se você fizer alguma coisa, eu não vou ficar no banco para você. É engraçado — brincou.
Bruno Costa comemora classificação do XV de Jaú da Copinha
Samuel Felipe
Em meio aos treinos como comandado e aos treinamentos como comandante, Bruno Costa, aos 38 anos, faz a sua transição de carreira. Assim que deixar o futebol profissional, o caminho até à beira do gramado já está sendo trilhado.
— Grato pelo respeito dos jogadores do sub-20 e do profissional. Está sendo um momento de muita gratidão e muito aprendizado. Tá sendo um pouco cansativo, é desgastante, mas muito prazeroso. Grato pela oportunidade. A gente já está fazendo história e queremos continuar fazendo — finalizou o treinador e jogador. geRead More


