RÁDIO BPA

TV BPA

Entramos na trend: Como era o futebol piauiense em 2016? Ge lista fatos que marcaram naquele ano

Entramos na trend: Como era o futebol piauiense em 2016? Ge lista fatos que marcaram naquele ano

Lindolfo Monteiro tem capacidade máxima aprovada
2026 é um ano novo e, ultimamente, nas redes sociais, vem circulando a tendência de que este ano seria “o novo 2016”, em que jogadores e clubes fazem comparativos sobre a diferença de momentos nesse intervalo de 10 anos. Dessa forma, o ge resgatou o passado e relembrou como era a situação dos oito clubes — River-PI, Flamengo-PI, Altos, Parnahyba, Picos, Piauí, Corisabbá e Caiçara — que disputaram a elite do Campeonato Piauiense em 2016. Confira logo abaixo.
Taça do Campeonato Piauiense
Stephanie Pacheco
River-PI
Fabinho, River-PI, campeão piauiense 2016
Josiel Martins
Naquela temporada, além do estadual, no qual chegou a ser campeão por meio dos tribunais devido a uma escalação irregular do Altos, o River-PI disputou a Série C do Campeonato Brasileiro de 2016, quando foi rebaixado na 10ª e última posição do Grupo A, com 13 pontos em 10 rodadas. Na ocasião, o Galo contava com diversos jogadores que marcaram história no acesso e no vice-campeonato da Série D no ano anterior, como o zagueiro Índio, o lateral-direito Tote, o meia Júnior Xuxa e os atacantes Eduardo e Vanderlei — este último foi o artilheiro do Tricolor no ano, com 10 gols.
+ FFP homologa título do River-PI no Campeonato Piauiense 2016. Altos é vice-campeão
River-PI se despede da Série C com empate após campanha cheia de tropeços
Altos
Altos campeão do returno do Campeonato Piauiense
Luís Júnior
Campeão do returno do Campeonato Piauiense, o Altos vivia, em 2016, o momento de recém-promovido para a Primeira Divisão estadual e chegou a disputar pela primeira vez a Série D do Campeonato Brasileiro em sua história. Na competição nacional, foi eliminado pelo CSA nas oitavas de final. Naquele elenco, o Jacaré contava com os zagueiros Leone e Vitor Salvador, além do trio de ataque formado por Manoel, Carlinhos Bala e Genesis, artilheiro do clube na temporada com 25 gols.
Time do Altos vence, mas acaba eliminado da Série D do Brasileirão
Parnahyba
Rafinha cobrou a falta que abriu o placar para o CSA
Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Eliminado nas semifinais do estadual em 2016, outro clube que representou o Piauí na Série D do Brasileiro naquele ano foi o Parnahyba, que caiu na segunda fase do torneio também para o CSA. No elenco do Tubarão, havia a presença inusitada do atacante sérvio Bojan Mamic, de 34 anos na época, que passou por clubes europeus como o FK Kaunas, da Lituânia, e o Ferencváros, da Hungria. Outros jogadores de destaque no Azulino eram o zagueiro Gilmar Bahia, o meia Robério Capela e o atacante Augusto.
Os gols de CSA 3 x 0 Parnahyba pela segunda fase da Série D
Flamengo-PI
Flamengo-PI x Vitória da Conquista, Paulo Sérgio
Josiel Martins
Sexto colocado no Campeonato Piauiense daquele ano, o Flamengo-PI foi um dos representantes do Estado na Copa do Nordeste de 2016. Na oportunidade, o Mais Querido foi eliminado na quarta e última posição do Grupo E, somando apenas um ponto em seis partidas.
Naquele elenco, o clube contava com alguns jogadores de renome no estadual, como o goleiro Paulo Sérgio, o jovem zagueiro Leandro Amorim e a joia atacante Caio Eltink. No comando técnico estava Athirson Mazolli, ex-lateral-esquerdo de Flamengo, Portuguesa e Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Flamengo-PI perde mais uma e deixa Copa do Nordeste sem fazer gols
Piauí
Jogo-treino Piauí
Daniel Cunha
Semifinalista do Campeonato Piauiense de 2016, o Piauí realizou uma campanha com seis vitórias, dois empates e oito derrotas. Naquele elenco, formado majoritariamente por jogadores da base, o Enxuga Rato tinha os atacantes Júnior Barbosa e Silas como principais destaques — este último, inclusive, foi o artilheiro do clube na temporada, com quatro gols marcados.
Os gols de Piauí 1 x 3 Altos pela semifinal do returno do Campeonato Piauiense
Picos
Treino do Picos
Divulgação
Recém-promovido como vice-campeão da Série B do Piauiense na temporada anterior, o Picos finalizou a elite estadual na quinta colocação, com seis vitórias, sete empates e cinco derrotas. Naquele elenco, os meias Thiago Marabá e Guilherme Escuro, além dos atacantes Anderson Kamar e Raphael Freitas, eram os principais destaques do Zangão em 2016.
River-PI vence o Picos e garante o primeiro turno do Campeonato Piauiense
Caiçara
Elenco do Caiçara no Campeonato Piauiense 2016
Ricardo Andrade
Um dos rebaixados na temporada de 2016 do Campeonato Piauiense, o Caiçara obteve apenas duas vitórias, três empates e nove derrotas, chegando a sofrer um W.O. por não comparecer à partida contra o River-PI na terceira rodada do returno, além de ter levado uma goleada de 9 a 0 para o Parnahyba no período.
Naquele elenco do Leão, formado em sua maioria por jogadores jovens, Tony Maranhão era o principal destaque do clube no setor ofensivo, além do goleiro Preto, que possui longa trajetória no futebol piauiense.
+ Após debandada de jogadores, Caiçara perde para River-PI por W.O. no Campeonato Piauiense
Os gols de Caiçara 2 x 1 Flamengo-PI pela quarta rodada do Campeonato Piauiense
Corisabbá
Outro clube rebaixado na mesma temporada foi o Corisabbá, que conquistou apenas uma vitória — por 2 a 1 contra o Parnahyba, na segunda rodada do returno do Campeonato Piauiense de 2016. Além desse triunfo, somou três empates e 10 derrotas nos demais jogos. No elenco da Águia de Floriano, estavam os meias Klayton Maranhense e Anderson Baiano, além do atacante veterano Joãozinho, um dos principais jogadores da equipe naquele ano.
Elenco do Corisabbá no Piauiense 2015/2016
Divulgação |História do Futebol geRead More