RÁDIO BPA

TV BPA

‘Este é nosso hemisfério’: governo dos EUA faz post após operação na Venezuela

‘Este é nosso hemisfério’: governo dos EUA faz post após operação na Venezuela

 Marco Rubio: Não se trata de assegurar poços de petróleo
O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou nas redes sociais a frase “Este é o nosso hemisfério” após a operação que capturou Nicolás Maduro na Venezuela. A postagem foi feita nesta segunda-feira (5), na rede X.
🔴 AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias em tempo real
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Este é o NOSSO hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada”, diz a legenda.
O post traz uma imagem com uma foto do presidente Donald Trump em preto e branco e a frase “Este é nosso hemisfério”, com a palavra “nosso” destacada em vermelho. Um post idêntico foi feito por uma conta do Departamento de Estado em espanhol.
Initial plugin text
Initial plugin text
A Casa Branca também publicou um artigo com a mesma frase. A fala foi atribuída ao secretário de Estado, Marco Rubio, que participou de uma série de entrevistas a veículos de comunicação americanos nesta segunda-feira.
Segundo a Casa Branca, Rubio afirmou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se torne um refúgio para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis” que ameacem a segurança nacional dos Estados Unidos.
“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, disse Rubio em uma das entrevistas.
Maduro é acusado pelos Estados Unidos de narcoterrorismo e outros crimes. Após ser capturado na Venezuela, ele foi levado para Nova York junto com a esposa. Em audiência judicial realizada nesta segunda-feira, o líder venezuelano declarou-se inocente.
LEIA TAMBÉM
Maduro se declara inocente em audiência em Nova York e afirma ainda ser o presidente da Venezuela
Venezuela ordena prisão de todos os envolvidos na captura de Nicolás Maduro pelos EUA
Lula conversou com vice de Maduro logo após prisão do ditador, diz Planalto
Situação atual
Nicolás Maduro é transferido por autoridades dos EUA para comparecer em tribunal em Nova York em 5 de janeiro de 2026
Eduardo Munoz/Reuters
Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. A decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país logo após Maduro ser retirado do poder pelos Estados Unidos.
Segundo o texto da decisão, Rodríguez assume a função para “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.
Além da decisão judicial, as Forças Armadas da Venezuela reconheceram Rodríguez como presidente interina no domingo (4). Em pronunciamento em rede nacional, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, apoiou a determinação de mantê-la no cargo por 90 dias.
Também no domingo, Trump afirmou que o país está “no comando” da Venezuela após a captura de Maduro, ao mesmo tempo em que lida com a nova liderança interina em Caracas.
“Estamos lidando com as pessoas que acabaram de tomar posse. Não me perguntem quem está no comando, porque eu daria uma resposta e isso seria muito controverso”, disse Trump a jornalistas, ao ser questionado se havia falado com Delcy Rodríguez.
Pressionado a esclarecer a declaração, o republicano afirmou: “Isso significa que nós estamos no comando”.
Post do Departamento de Estado diz ‘este é nosso hemisfério’
Reprodução/X
VÍDEOS: mais assistidos do g1g1 > Mundo Read More