RÁDIO BPA

TV BPA

Final do Rio Open terá hino nacional no ritmo de samba com Pretinho da Serrinha

Final do Rio Open terá hino nacional no ritmo de samba com Pretinho da Serrinha

Domingo seguinte ao carnaval, enquanto os acordes ainda estarão ecoando pela cidade, a final do Rio Open será na cadência do samba. O hino nacional – antes da decisão do torneio, no Jockey – terá Pretinho da Serrinha à frente de uma bateria composta por 21 jovens ritmistas das escolas do Grupo Especial do Rio, com a participação de Miguelzinho do Cavaco. Após cinco anos, o ATP 500 carioca será disputado na mesma semana da festa do momo – o classificatório para o Rio Open começa em 14 de fevereiro, sábado de carnaval. A chave principal terá início dois dias depois, em 16 de fevereiro, com transmissão do sportv3. A final será no dia 22.
Pretinho da Serrinha com ritmistas no ensaio do hino para o Rio Open
Fabio Grijó
+ Andre Agassi será responsável por entregar troféu do Rio Open em 2026
+ Rio Open divulga atletas confirmados e arte oficial da edição de 2026; veja detalhes
+ João Fonseca cai no ranking, mas embolsa R$ 545 mil com eliminação na 1ª rodada do Australian Open
É tradição no Rio Open ter nomes da música brasileira interpretando o hino nacional antes das finais. Em 2019, foi a vez de Iza. No ano seguinte, Fernanda Abreu protagonizou o momento na última edição em que o torneio coincidiu com o carnaval. Seu Jorge cantou o hino no Rio Open 2024, 10º ano da disputa em quadras cariocas. Ano passado, coube a Julia Mestre, integrante da banda Bala Desejo.
– A gente sempre tem a preocupação de levar o Rio para o mundo. Esse ano a gente resolveu inovar um pouquinho. A gente já levou os atletas para a Avenida (Sapucaí). Agora, vamos fazer o contrário: vamos por os sambistas dentro da quadra central – disse Thomaz Costa, diretor do Rio Open. – Queremos mostrar para o mundo inteiro esse clima de carnaval que toma a cidade do Rio no verão, não só em fevereiro, trazer um pouco dessa energia ali para dentro da quadra, do tênis. E mostrar para o mundo todo essa festa que a gente é craque em fazer.
Instrumentos dos ritmistas para o ensaio do hino para o Rio Open
Fabio Grijó
Ensaio na Cidade do Samba
Pretinho da Serrinha comandou um ensaio com os 21 ritmistas e Miguelzinho do Cavaco, nesta segunda-feira, na Cidade do Samba. Para o músico, a importância de levar o samba à final do Rio Open é grande.
– Assim que chegou o convite, eu fiquei pensando, tênis…tênis para a gente, para o pessoal que nasceu no morro, para a favela, para o sambista, o tênis é muito distante da gente, sempre foi – contou Pretinho. – Se para mim está sendo importante, é uma novidade, imagina para essa molecada. Eu nunca cheguei perto de um jogo profissional do tênis, máximo que vi da quadra é da janela do meu prédio. Vamos estar dentro da quadra, é muito emocionante e muito importante também. É a prova de que a cultura, a música, o samba, salva gente e leva gente para lugares que jamais poderia imaginar. Quando a gente chega a um mundo diferente, isso dá uma esperança. Opa, olha aonde eu cheguei com o samba.
O músico contou que haverá surpresa na apresentação.
– O hino é uma coisa de respeito, música de respeito, tem o protocolo ali. É um hino no Rio de Janeiro, no carnaval, licença poética para a gente também poder dizer por que está ali. No final a gente vai dar aquela esquentada só para deixar o gostinho de quero mais.
Pretinho da Serrinha em ensaio do hino para o Rio Open
Fabio Grijó
Qualifying tem 13 nomes
Ainda nesta segunda, a organização do Rio Open anunciou nomes de tenistas que vão disputar o qualifying. O torneio classificatório, no sábado e no domingo de carnaval, reúne 16 jogadores em busca das últimas quatro vagas para a chave principal. Treze foram divulgados, entrando pelo ranking: Yannick Hanfmann (ALE), Thiago Agustin Tirante (ARG), Roman Andres Burruchaga (ARG), Tomas Barrios Vera (CHI), Elmer Moller (DIN), Chun-Hsin Tseng (TPE), Dusan Lajovic (SRB), Dino Prizmic (CRO), Vilius Gaubas (LTU), Nicolas Jarry (CHI), Hugo Dellien (BOL), Andrea Pellegrino (ITA) e Francesco Passaro (ITA). Os outros três tenistas serão convidados para o qualifying. geRead More