Gabigol coleciona gols, polêmicas e provocações contra o Santos nas passagens por Flamengo e Cruzeiro
No Seleção, Bruno Gutierrez atualiza informações sobre a negociação do Santos por Gabigol
Gabigol vai voltar a vestir a camisa do Santos depois de oito anos. Emprestado pelo Cruzeiro por uma temporada, o atacante formado nas categorias de base do Peixe colecionou gols e polêmicas contra o time da Vila Belmiro nesse período que passou em outros clubes.
+ Siga o canal ge Santos no WhatsApp!
A relação com a torcida foi abalada em 2019. No ano anterior, Gabriel Barbosa tinha sido emprestado ao Santos pela Inter de Milão, da Itália, e foi artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil com a camisa do Peixe. O desempenho fez os santistas acreditarem numa renovação. Mas ela não ocorreu…
O atacante mudou o rumo e fechou com o Flamengo, onde foi multicampeão e virou ídolo. Naquela ocasião, ao ser anunciado pelo Rubro-Negro, Gabriel escreveu que o acerto era um sonho que se tornava realidade e que iria jogar para “a maior nação do Brasil”.
No total, por Flamengo e Cruzeiro, Gabriel Barbosa disputou 12 jogos contra o Santos, com oito gols marcados.
Mais sobre o Santos:
+ Presidente confirma volta de Gabigol e comemora permanência de Neymar
Gabigol cerra os punhos para comemorar vitória do Flamengo sobre o Santos na Vila
Gilvan de Souza/Flamengo
Desde então, o jogador sempre enfrentou um clima hostil quando foi à Vila Belmiro.
O primeiro conflito com torcedores do Peixe ocorreu na última rodada do Brasileirão de 2019. Santos e Flamengo se enfrentaram na Vila Belmiro, e os donos da casa venceram por 4 a 0. Os cariocas, porém, já tinham garantido o título da competição, com o Peixe terminando em segundo lugar.
Por causa do placar elástico e que acabara com uma invencibilidade de 29 jogos do rival, os santistas nas arquibancadas passaram a provocar Gabriel. O atacante rebateu ao mostrar uma tatuagem na coxa com o troféu da Conmebol Libertadores, conquistada pelo Flamengo naquele ano.
No confronto pelo Brasileirão de 2020, Gabriel marcou o primeiro gol com a camisa do Flamengo contra o Santos dentro da Vila Belmiro. Ele fez o gol da vitória contra o ex-time e homenageou o ator Chadwick Boseman, protagonista do filme “Pantera Negra”, que havia falecido dias antes.
Gabigol exibe a coxa para provocar a torcida do Santos
Reprodução
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos
No ano seguinte, nova confusão entre Gabigol e torcedores dentro da casa do Santos.
O Flamengo goleou o Peixe por 4 a 0, com três gols do atacante. O fim do primeiro tempo foi agitado. Convidados do Peixe discutiram à distância com o jogador após ele se chocar com o lateral Madson, do Santos, cair pedindo falta e gritar.
Gabigol ouviu os gritos, já que, por causa da pandemia, apenas imprensa, comissões técnicas, diretoria e convidados estavam na Vila Belmiro. A discussão ficou mais “quente” quando ele retrucou. Os torcedores do Santos mandaram o atacante do Flamengo “respeitar a casa” dele, se referindo à Vila Belmiro. O lateral-esquerdo Filipe Luís, hoje técnico do Flamengo, separou a confusão.
Santos x Flamengo: Gabigol deixa o gramado discutindo com santistas que estavam na tribuna
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo teve um pênalti a favor. Na cobrança, Gabigol marcou e, na comemoração, foi até mais perto de onde estavam os convidados, fez sua tradicional pose para vibrar e deu um grito, olhando em direção aos santistas, e batendo no escudo do Flamengo depois.
– Acho que têm que respeitar minha história no clube, no último título do Santos eu estava aqui. Eles me xingaram não sei de onde, na imprensa só vai sair que eu provoquei, mas mexeram com a pessoa errada, voltei para o segundo tempo e fiz três gols – disse à época.
🎧 Ouça o podcast ge Santos🎧
Gabigol marca e Santos chega a cinco jogos sem vencer em casa
Mais trocas de farpas ocorreram no Brasileirão de 2022. Poupado pelo técnico Dorival Jr., Gabigol começou a partida contra o Santos, na Vila Belmiro, no banco de reservas. Porém, isso não evitou que o jogador fosse alvo de vaias e xingamentos de torcedores do Peixe.
O atacante foi a campo no segundo tempo e entrou em uma confusão com apenas 19 segundos. Após sofrer falta dura de Vinícius Zanocelo, Gabriel respondeu com uma peitada no volante. Barraco armado. Velázquez o agarrou com uma gravata, e o empurra-empurra começou.
Foram dois minutos e quatro segundos de discussões, período em que Gabigol apontou o dedo a João Paulo, Felipe Jonatan e, especialmente, a Bauermann, com quem discutiu mais fortemente.
Gabigol em confusão entre jogadores de Santos e Flamengo
Ettore Chiereguini/AGIF
Cinco minutos depois de entrar em campo, ele marcou o gol que deu a vitória ao Rubro-Negro por 2 a 1. Na comemoração, depois de levar as mãos ao ouvido para pedir resposta da torcida, foi até onde estavam os rubro-negros e vibrou muito. Depois, o foco se voltou a um torcedor que o provocara enquanto estava no banco e ouviu uma resposta irônica.
No fim da partida, ele ficou cerca de um minuto comemorando com a torcida do Flamengo. Diante dela, beijou o escudo, rodou a camisa e cerrou os punhos com muita vibração. Ao sair do gramado, deu uma olhada para a torcida do Santos e seguiu para o túnel.
Gabigol celebra o gol da vitória do Flamengo sobre o Santos
Gilvan de Souza/Flamengo
A partida entre Santos e Flamengo no Brasileiro de 2023 não teve público na Vila Belmiro, já que o clube havia sido punido preventivamente pelo STJD por 30 dias por causa de tumulto no jogo contra o Corinthians, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Gabigol também não teve destaque em campo na vitória do Rubro-Negro por 3 a 2. O atacante começou como titular, mas foi substituído por Pedro nos minutos finais da partida.
O último “duelo” entre torcida do Santos e Gabigol se deu na última rodada do Brasileirão de 2025. O Peixe recebeu o Cruzeiro e venceu por 3 a 0. O atacante chegou a fazer um gol, mas que foi anulado por impedimento.
Em entrevista à getv depois da partida, o jogador comentou sobre a reação dos torcedores adversários e sobre atuar na Vila Belmiro.
– Tem uns que xingam, uns que fazem assim (gesto para voltar ao Santos). Bom pra caramba! Eu gosto muito de estar em Santos. Muito bom. Minha irmã esta aí, o pessoal esta aí vendo o jogo. Maneiro pra caramba.
+ Assista tudo do Santos na globo, sportv e ge geRead More


