Genro de adversário, ex-candidato e ativista: saiba quem são os opositores libertados pela Venezuela
Líder chavista Jorge Rodríguez anuncia libertação de prisioneiros na Venezuela
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou nesta quinta-feira 98) que o país libertaria unilateralmente “um número significativo” de prisioneiros venezuelanos e estrangeiros.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As libertações, uma reivindicação frequente da oposição do país, são um gesto de paz, disse Rodríguez, acrescentando que a ação foi unilateral e não foi acordada com nenhuma outra parte.
Em conversa com jornalistas, Rodríguez agradeceu aos esforços do ex-premiê espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao regime do Qatar, “que sempre estiveram ao lado do povo da Venezuela para defender o direito que temos à vida plena e à autodeterminação”.
Não está claro se as negociações para as libertações envolveram o presidente Lula, o governo brasileiro ou algum outro ator político mencionado.
Veja abaixo quem são os principais libertados pelo regime venezuelano:
Rocío San Miguel
A ativista venezuelana Rocío San Miguel, presa pelo regime de Maduro, em imagem de arquivo
Fernando Llano/ AP
A ativista venezuelana Rocío San Miguel, filha de espanhóis foi libertada da prisão nesta quinta-feira (8). Ela estava detida desde 9 de fevereiro de 2024 e o governo da Espanha confirmou sua saída de prisão.
Especialista em temas militares e diretora da ONG Control Ciudadano, Rocío foi detida após ser vinculada pelas autoridades com um suposto plano para assassinar o presidente Nicolás Maduro, chamado pelos chavistas de “Bracelete Branco”.
Ela era mantida no Helicoide, a temida prisão do serviço de inteligência que organizações de direitos humanos classificam como “centro de tortura”.
A advogada estava no aeroporto internacional Simón Bolívar, que serve a Caracas, quando foi abordada por . Ela estava prestes a embarcar em um voo junto com sua filha, que foi detida brevemente.
Enrique Márquez
Márquez foi candidato presidencial nas eleições de 28 de julho de 2024, na qual a vitória de Maduro foi contestada por observadores e organismos internacionais.
Sua chapa era liderada por um pequeno partido de oposição, o Centrados, e ele teve poucos votos no pleito.
Ele havia sido detido há exatamente um ano, em 8 de janeiro de 2025, em uma sequência de prisões contra opositores. Ele havia se recusado a reconhecer a vitória eleitoral de Maduro.
Rafael Tudares
Tudares é genro de Edmundo González, principal adversário de Maduro nas eleições de 2024 que reivindicou vitória nas urnas.
Sua libertação não foi confirmada por fontes oficiais, mas a imprensa internacional dá como certa a sua soltura a qualquer instante.
Ele também estava preso desde 8 de janeiro de 2025.g1 > Mundo Read More


