Governo do Gabão suspende ex-Barcelona após eliminação na Copa Africana
Aubameyang faz 4 gols, e mantém Gabão vivo por vaga direta à Copa
Maior jogador da história do Gabão, o atacante Pierre-Emerick Aubameyang foi suspenso da seleção nacional por decisão do próprio governo do país. A decisão foi anunciada após a eliminação na Copa Africana de Nações.
Veja a tabela da Copa Africana de Nações
Além de Aubameyang, o governo decidiu demitir toda a comissão técnica e suspender também o zagueiro Bruno Ecuele Manga, outro jogador de fama do elenco.
– O governo decidiu pela dissolução do corpo técnico e pela suspensão da seleção nacional até novo aviso dos jogadores Bruno Ecuele Manga e Pierre Emerick-Aubameyang – diz o comunicado divulgado.
Aubameyang antes de jogo pelo Gabão
Divulgação / Aubameyang
A decisão veio após a derrota do Gabão para a Costa do Marfim por 3 a 2, na última rodada da fase de grupos. O Gabão abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas permitiu uma virada incrível nos últimos 10 minutos, com dois gols marcados pelos marfinenses.
– É uma parte da identidade nacional que se vê debilitada. A seleção mostra dois problemas importantes que refletem deficiências estruturais persistentes: falta de método e desperdício de recursos – disse o presidente do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, pouco antes do anúncio da decisão.
Com a derrota, o Gabão ficou na última colocação do Grupo F da Copa Africana de Nações, com três derrotas em três jogos. O país também está fora da Copa do Mundo de 2026.
Aubameyang, de 36 anos, joga atualmente no Olympique de Marselha, da França. Ele tem passagens por gigantes da Europa, como Milan, Arsenal, Barcelona e Chelsea. geRead More


