RÁDIO BPA

TV BPA

Grêmio inicia pré-temporada com reforço caseiro para a lateral-direita; entenda

Grêmio inicia pré-temporada com reforço caseiro para a lateral-direita; entenda

Confira a reapresentação do Grêmio para a pré-temporada de 2026
O Grêmio tem um reforço caseiro para o início da pré-temporada. O lateral-direito João Pedro, que não joga desde setembro em função de uma trombose no ombro direito, está integrado ao grupo e participou normalmente das atividades nesta sexta-feira, dia da reapresentação.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Conforme apurou o ge, João Pedro finalizou a última temporada em treinos com bola, mas sob avaliação médica. Ele não tem sentido dores, e a necessidade de novos procedimentos médicos está descartada no momento. Nos bastidores, há a expectativa de que ele possa jogar na primeira fase do Gauchão e nos primeiros jogos do Campeonato Brasileiro.
Veja mais
+ Grêmio encaminha contratação de Tetê
+ Grêmio inicia pré-temporada com mudanças no elenco
O problema de saúde de João Pedro foi raro, conforme explicou o médico do Grêmio Anderson Donelli ao ge em setembro do ano passado. Ele foi diagnosticado com uma trombose em veia que passa embaixo da clavícula, no ombro direito, e precisou passar por cirurgia para retirada do coágulo. Havia a chance de o atleta ter que retirar uma das costelas que comprimia a veia.
João Pedro se reapresentou com os outros 33 jogadores do elenco e participou do treinamento de posse de bola e finalizações. Ele segue sob atenção especial do Departamento Médico, mas começa a se colocar com alternativa a Marcos Rocha, que tem 37 anos e não aguenta toda a sequência de jogos da temporada.
Sem jogar desde setembro, João Pedro participou normalmente das atividades no CT Luiz Carvalho
Grêmio TV / Reprodução
Qual foi o problema de saúde de João Pedro?
João Pedro teve a Síndrome Paget-Schroetter, como é conhecida a trombose venosa por esforços repetidos do membro superior — com incidência de um a dois a cada 100 mil pessoas por ano, segundo estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos atualizado em julho de 2025.
Esse problema aparece em quem tem uma pré-disposição física, como também é o caso de João Pedro. A origem está na Síndrome do Desfiladeiro Torácico, também apresentada pelo jogador. A combinação gerou o quadro clínico que tirou o lateral da temporada. Caso não tivesse identificado o trombo, o coágulo poderia ter se deslocado pela corrente sanguínea e ter causado uma embolia pulmonar, que pode ser fatal. Ele precisou tomar medicamento anticoagulantes.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More