RÁDIO BPA

TV BPA

‘Groenlândia não está à venda, nem será tomada’, diz Macron ao lado dos premiês da ilha e da Dinamarca

‘Groenlândia não está à venda, nem será tomada’, diz Macron ao lado dos premiês da ilha e da Dinamarca

 O presidente da França, Emannuel Macron, se encontrou com os primeiros-ministros da Dinamarca e da Groenlândia nesta quarta-feira (28) e fez um pronunciamento em apoio a eles, contra as pressões exercidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
GROENLÂNDIA: como é e quais são as belezas naturais da maior ilha do mundo
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Com os óculos escuros que viralizaram depois que ele os usou durante seu discurso no Fórum Econômico de Davos, Macron falou com a imprensa ao lado de Jens-Frederik Nielsen e Mette Frederiksen, após a reunião feita na sede do governo francês, em Paris, e afirmou:
“A França permanecerá comprometida com o Reino da Dinamarca. A Groenlândia não está à venda, nem será tomada. Os groenlandeses decidirão seu futuro”, declarou, arriscando algumas palavras em groenlandês.
A Groenlândia tem um governo próprio, mas é um território autônomo da Dinamarca. Desde que Trump iniciou seu segundo mandato e afirmou que desejava anexar a ilha aos EUA, autoridades de ambos rejeitam a proposta.
No dia 22, Trump afirmou em entrevista que os EUA estão negociando “acesso total” à Groenlândia, mas não entrou em detalhes sobre a proposta.
“Se os bandidos começarem a atirar, tudo passa pela Groenlândia. É algo extremamente valioso. Os detalhes estão sendo negociados agora, mas essencialmente é acesso total. Sem um fim, sem prazo limite”, declarou.
Mais cedo, no mesmo dia, o premiê da Groenlândia disse que pode negociar uma parceria mais estreita com os Estados Unidos, mas afirmou não estar disposto a ceder a soberania do território.
Um dia antes, em discurso no Fórum Econômico Mundial, o republicano descartou o uso da força para anexar a ilha, mas insistiu na compra.
A investida de Trump pela Groenlândia irritou até seus aliados da extrema direita na Europa.g1 > Mundo Read More