RÁDIO BPA

TV BPA

Guanaes assume responsabilidade por revés do Mirassol: “Derrota doída, mas que traz ensinamento”

Guanaes assume responsabilidade por revés do Mirassol: “Derrota doída, mas que traz ensinamento”

Primavera 3 X 1 Mirassol | Melhores momentos | 1ª rodada | Campeonato Paulista 2026
O Mirassol conheceu nesta quarta-feira sua primeira derrota em 2026, no revés por 3 a 1 contra o Primavera, fora de casa.
Se contra o São Paulo, na estreia, o Leão dominou de ponta a ponta, em Indaiatuba, diante do recém promovido Primavera, o cenário foi inverso, com gols sofridos logo no início e até gritos de “olé” vindos das arquibancadas.
📲Clique aqui e siga o canal do ge Mirassol no WhastApp
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol, assumiu a responsabilidade pela derrota e evitou qualquer discussão sobre arbitragem, destacando a necessidade de todos os envolvidos conduzirem a partida com respeito e equilíbrio enquanto o time ainda busca um padrão de jogo.
– A responsabilidade da derrota do Mirassol é minha, eu não tenho que passar para os meus jogadores nem para a arbitragem, a minha conversa foi no tom da gente construir junto, porque nós treinadores, árbitros, quarto árbitro, assistentes e jogadores precisamos conduzir o jogo com respeito e educação. A gente precisa buscar um padrão de bola em jogo, porque hoje eu fui prejudicado, amanhã posso ser beneficiado, então a federação tenta sempre melhorar e inovar, mas é importante fazer os ajustes.
Veja também
+ José Aldo, do Mirassol, vira Aldo Filho
+ Mirassol compra o lateral Igor Formiga, do Juventude
+ Tabela do Paulistão
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
JP Pinheiro/Agencia Mirassol
O treinador explicou que os gols sofridos logo no começo mexeram com sua equipe e influenciaram diretamente o desenrolar da partida, que também foi marcada por baixo volume ofensivo do Leão.
– Tomamos um gol com um minuto de jogo, então mexe demais, principalmente animicamente, a gente acabou sentindo tomar dois gols muito rápidos e duas bolas paradas. A equipe foi tentando, fizemos um gol também, demos sorte, não tivemos tanto volume no primeiro tempo, pensando em finalizações, tivemos a bola, mas pouca eficiência para finalizar, gerar chances, no segundo tempo a gente teve mais volume, a gente conseguiu chegar mais, mas cedemos muitas transições.
Guanaes também fez questão de reconhecer o mérito do Primavera, que conseguiu encaminhar a vitória ainda na primeira etapa.
– Hoje a gente tomou dois gols e acabou definindo, o Primavera tem mérito no que teve como proposta de jogo e nos gols cedo, e é uma derrota que é doída pela forma que foi, mas tenho certeza que ela traz bastante ensinamento.
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol fala após derrota
Reprodução/ Youtube
Mesmo com uma vitória e uma derrota, o técnico tratou o momento como parte natural do início de temporada e reforçou que o elenco ainda está em construção.
– É muito cedo ainda, são dois jogos, a gente está trabalhando bastante e faz parte da construção, a gente teve um ano magnífico e faz parte passar por dificuldades para que a gente possa se fortalecer. Falta muita coisa ainda, falta a gente encontrar a equipe, nossa melhor versão coletiva, individualmente os jogadores que estão chegando vão entendendo cada vez mais aquilo que a gente quer criar como sistema, aquilo que a gente quer criar de novidade também.
Guanaes também destacou que é irreal esperar uma equipe pronta neste momento do calendário.
– Se tiver alguma equipe do Brasil que esteja 100% agora, tem que dar bastante parabéns, porque é praticamente impossível, a gente terminou o Campeonato Brasileiro, descansou um pouquinho e está treinando há quinze dias, enquanto o Primavera está treinando há mais tempo, então as coisas vão se nivelando através do processo.
Sem tempo para lamentar, o Mirassol já volta a campo na terceira rodada, quando enfrenta o Palmeiras, fora de casa, líder e ainda invicto na competição. Para o treinador, a sequência exige mentalidade de decisão desde já.
– A tabela é muito pesada, um jogo muito pesado contra o São Paulo, depois o Primavera, que é uma das melhores equipes do interior de São Paulo, com muitos jogadores que vão jogar Série A e Série B, e agora já pega o todo-poderoso Palmeiras, que é uma das equipes mais poderosas do Brasil. É um campeonato de tiro curto, são todas finais, hoje foi mais uma final, ganhamos a primeira, perdemos a segunda, temos mais seis jogos para disputar, e agora é pensar na melhor recuperação possível para que a gente possa ter uma equipe competitiva fora de casa.
Mirassol x Primavera, Campeonato Paulista
Pedro Zacchi/Agência Mirassol
Por fim, Guanaes reforçou que derrotas como a sofrida em Indaiatuba fazem parte do caminho até que o time atinja sua melhor versão.
– O processo é doloroso, derrotas doem, mas processos vitoriosos acontecem em situações assim, e a gente vai encontrar a nossa melhor versão, focando sempre em desempenho.
O Mirassol ficou estacionado com três pontos e caiu para a sexta posição do Paulistão. Na próxima rodada, encara o Palmeiras, na Arena Barueri, no sábado, às 20h30. geRead More