RÁDIO BPA

TV BPA

Guarani x Ponte põe frente a frente técnicos com retrospectos opostos no dérbi

Guarani x Ponte põe frente a frente técnicos com retrospectos opostos no dérbi

Dérbi 213: Guarani e Ponte Preta se enfrentam com objetivos diferentes
O dérbi 213 entre Guarani e Ponte Preta, marcado para este sábado, às 16h, no Brinco de Ouro, também será decisivo fora das quatro linhas. O clássico coloca frente a frente dois treinadores com históricos bem distintos na maior rivalidade do interior paulista: Marcelo Fernandes, pela Macaca, e Matheus Costa, pelo Bugre.
+ Alô, torcida bugrina! O ge Guarani está no WhatsApp!
+ Alô, torcida pontepretana! O ge Ponte está no WhatsApp!
Marcelo Fernandes vai para o terceiro dérbi da carreira e tem, até agora, aproveitamento perfeito. Apesar de já ter passado pelo Guarani, todos os clássicos foram disputados no comando da Ponte Preta. As duas vitórias vieram no quadrangular final da Série C, em 2025: 1 a 0 no Brinco de Ouro e 2 a 0 no Moisés Lucarelli, resultados que foram determinantes para a campanha do título nacional alvinegro.
Matheus Costa e Marcelo Fernandes duelam no dérbi
ge
Do outro lado, Matheus Costa chega para o quarto confronto contra a Ponte ainda em busca da primeira vitória. Até aqui, o treinador bugrino acumula duas derrotas e um empate no clássico. O duelo deste sábado representa a chance de quebrar o tabu pessoal e entrar para a galeria de técnicos vencedores do dérbi.
VEJA TAMBÉM:
+ Dérbi 213 vale marca que existe há 110 anos
+ Veja quem pode protagonizar “Lei do Ex” no sábado
+ Dérbi decisivo tem chance de troco e rivais em opostos
Os retrospectos individuais contrastam também com o momento vivido pelas equipes no Paulistão. O Guarani chega embalado por duas vitórias consecutivas, ocupa a quinta colocação com oito pontos e pode encaminhar a classificação às quartas de final em caso de triunfo.
Já a Ponte vive cenário oposto: é a lanterna da competição, com apenas um ponto em cinco jogos, ainda sem vencer na temporada, em meio a um início de ano marcado por crise financeira e reformulação do elenco.
Elvis faz acordo com a Ponte Preta e volta a atuar pelo clube
SSUNTO DA SEMANA:
+ Elvis faz acordo e retorna à Ponte; veja explicação
Fora do contexto campineiro, ambos os treinadores já tiveram experiências relevantes em clássicos.
Marcelo Fernandes construiu retrospecto positivo pelo Santos em 2023, com vitória sobre o Palmeiras e empates diante de Corinthians e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.
Marcelo Fernandes não perdeu clássicos com o Santos
Abner Dourado/AGIF
Já Matheus Costa tem histórico favorável em rivalidades regionais: venceu os dois clássicos contra o Coritiba comandando o Paraná, ficou invicto diante do Sergipe à frente do Confiança e teve saldo positivo no confronto entre Operário-PR e Londrina.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre a Ponte
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
Às 16h deste sábado, no Brinco de Ouro, o dérbi 213 vai dizer se a hegemonia recente de Marcelo Fernandes será mantida ou se Matheus Costa finalmente quebrará o jejum. O confronto é válido pela sexta rodada do Paulistão e será disputado com torcida única do Guarani. geRead More