RÁDIO BPA

TV BPA

Guia do Campeonato Amazonense 2026: tudo sobre o estadual que começa neste sábado

Guia do Campeonato Amazonense 2026: tudo sobre o estadual que começa neste sábado

Agora é oficial! A bola vai rolar para a temporada 2026 do futebol amazonense, marcando o início de mais um capítulo da história do estadual, com clubes tradicionais e novos projetos em busca de protagonismo ao longo do ano.
Hoje começa a edição 110 do Campeonato Amazonense.
Campeonato Amazonense 2026
Reinan Cativo – Rede Amazônica
+Veja a tabela do Amazonense
Atual campeão, o Amazonas inicia a caminhada em busca do tricampeonato. Já o Manaus, maior vencedor da última década, tenta ampliar sua galeria e alcançar o heptacampeonato.
O Nacional, dono de 43 títulos, entra pressionado para encerrar o maior jejum de sua história: dez anos sem conquistar o Estadual.
Outra equipe que chama atenção é o Manauara, considerado a nova força do futebol local. O Robô chega forte e mira o título inédito.
Completam a elite São Raimundo, Princesa do Solimões, Parintins e o Itacoatiara, que estreia na primeira divisão.
Grupos do Campeonato Amazonense 2026
Grupo A
Amazonas
Itacoatiara
Manauara
Parintins
Grupo B
Manaus
Nacional-AM
Princesa do Solimões
São Raimundo-AM
Campeões do Barezão
Reinan Cativo – Rede Amazônica
Inscrição de jogadores
Os clubes poderão inscrever atletas até o dia anterior à primeira partida do segundo turno, independentemente de qual seja o jogo.
Exemplo: se a abertura do returno ocorrer em um sábado, as equipes podem regularizar jogadores até a sexta-feira.
Um mesmo atleta não pode atuar por duas equipes diferentes no Amazonense 2026.
Os cartões amarelos são zerados após o primeiro turno.
Suspensões automáticas e punições disciplinares devem ser cumpridas normalmente.
Fórmula de disputa
O Campeonato Amazonense será disputado por oito clubes, divididos em dois turnos.
Primeiro turno
Dois grupos de quatro equipes.
Os times enfrentam adversários do outro grupo, em jogos de ida, no sistema de pontos corridos.
Os três melhores de cada grupo avançam.
Os líderes se classificam diretamente para as semifinais.
Segundo e terceiro colocados disputam um playoff.
Segundo turno
Os grupos se repetem.
Confrontos dentro da própria chave, também em jogos de ida.
Avançam novamente os três melhores de cada grupo, com a mesma lógica de classificação.
Playoffs, semifinais e finais
Nos playoffs, o time de melhor campanha tem vantagem do mando de campo e do empate.
Semifinais e finais: vantagem apenas do mando de campo.
Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Final do campeonato
A decisão será entre os campeões de cada turno.
Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão amazonense automaticamente.
O último colocado na classificação geral será rebaixado.
Critérios de desempate
Maior número de vitórias
Maior saldo de gols
Maior número de gols marcados
Confronto direto
Menor número de cartões vermelhos
Menor número de cartões amarelos
Sorteio
Vagas nacionais
Os campeões de cada turno garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D de 2026.
Caso o Amazonas conquiste um turno, a vaga na Série D será repassada ao melhor colocado na classificação geral, já que o clube disputa a Série C.
Se o Amazonas vencer os dois turnos, os dois melhores na tabela geral ficam com as vagas na Copa do Brasil e Série D, enquanto o quarto colocado garante vaga apenas na Série D.
Primeira rodada
Sábado – 10 de janeiro
Amazonas x São Raimundo – Arena da Amazônia, 18h30
Domingo – 11 de janeiro
Nacional x Itacoatiara – Arena da Amazônia, 15h30
Manauara x Princesa do Solimões – Arena da Amazônia, 20h
Segunda-feira – 12 de janeiro
Manaus x Parintins – Estádio Carlos Zamith, 20h
Veja como chegam os clubes
Clubes que disputarão o Amazonense em 2026
Reinan Cativo – Rede Amazônica
Grupo A
Amazonas
Atual campeão, o Amazonas chega como um dos favoritos ao título. A Onça manteve 13 jogadores da última temporada e realizou nove contratações para buscar o tricampeonato.
A equipe fez pré-temporada em Recife e terá novo comandante em 2026. Márcio Fernandes assume o time aurinegro, que adotou um discurso mais cauteloso no mercado, diferente dos investimentos mais agressivos dos últimos anos.
Destaque – Rafael Tavares
Rafael Tavares, meia do Amazonas
João Normando/Amazonas FC
Camisa 10 do Amazonas, Rafael Tavares está no clube desde 2022, ano do acesso inédito à Série C. Foi artilheiro do Brasileiro com 11 gols, participou diretamente do crescimento do clube, do acesso à Série B e dos títulos estaduais de 2023 e 2025.
É o jogador que mais vestiu a camisa da Onça, com 140 partidas, além de ser um dos maiores artilheiros da história recente do clube, com 26 gols e 12 assistências.
Manauara
Vice-campeão em 2023 e quarto colocado em 2025, o Robô volta a investir alto. Considerado a nova força do futebol amazonense, o clube busca transformar investimento em resultado após um Estadual abaixo do esperado no ano passado.
Para 2026, a diretoria manteve 16 atletas e contratou o técnico Renato César, o Renatinho Potiguar, campeão estadual com o Manaus em 2024. O elenco mescla juventude e experiência, com reforços vindos das Séries C e D.
Destaque – Paulinho
Paulinho, zagueiro do Manauara
Laiza Balieiro/Manauara
Paulinho vai para a terceira temporada no clube. Já são 56 partidas disputadas, com cinco gols marcados. Pilar defensivo do Robô, é um dos atletas que mais vestiram a camisa laranja e preta e referência técnica da equipe.
Parintins
O Tourão chega como uma das apostas do campeonato. Quarto colocado em 2024 e quinto em 2025, o Parintins alcançou as semifinais dos dois turnos na última edição e foi eliminado nos pênaltis.
Para esta temporada, o clube passou por reformulação no elenco e na comissão técnica, agora sob o comando do experiente Carlos Rabello.
Destaque – Ramires
Ramires – Parintins
Chicão/Parintins FC
Principal contratação do clube, o meia de 38 anos traz vasta experiência. Foi autor do gol do título da Série C de 2015 pelo Vila Nova, campeão paraense pelo Remo e bicampeão goiano pelo Goiás. Ele chega para ser referência no meio-campo e liderança dentro de campo.
Itacoatiara
Atual campeão da Série B, o Itacoatiara estreia na elite do futebol amazonense com nova identidade. Antes conhecido como JC, o clube passa a representar a cidade de Itacoatiara, a Velha Serpa.
Após participações sem sucesso na primeira divisão em 2021 e 2022, ainda como JC, a equipe voltou mais estruturada, conquistou o acesso e o título da Série B na última temporada. Ao lado de Princesa do Solimões e Parintins, será um dos representantes do interior no Amazonense 2026.
O time passou por reformulação geral e será comandado por Carlos Tozzi, treinador carioca de 62 anos, campeão estadual em 2007 pelo Nacional-AM.
Destaque – Léo Pará
Léo Para – Itacoatiara FC
Divulgação
Jogador mais experiente do elenco, o meia Léo Pará, de 31 anos, chega como referência técnica do Tigre.
O atleta acumula passagens pelo futebol da Armênia, além de clubes tradicionais do cenário nacional, como Bahia, Portuguesa Paulista, Tuna Luso, Águia de Marabá, Castanhal e Bragantino.
Análise dos times – Grupo B
Manaus
Heptacampeão amazonense, o Manaus chega na disputa do Barezão em busca do seu sétimo título em 10 anos. Campeão em 2024, a equipe não conseguiu repetir o desempenho na temporada passada e perdeu a final dos dois turnos.
Para tentar retomar o protagonismo nessa edição, o clube decidiu apostar na juventude do técnico João Victor, de 31 anos, que terá sua primeira experiência como técnico profissional, além de reformular quase todo o elenco com jogadores mais jovens.
Destaque – Gabriel Correia
Gabriel Correia, meia do Manaus
Ismael Monteiro
O meia, de 27 anos, retorna ao clube depois de dois anos no futebol árabe. A última passagem pelo Gavião foi na disputa da Série C do Brasileiro em 2023. Gabriel Correia chega para o ser a principal referência criativa do time.
Nacional
Maior campeão amazonense, com 43 títulos, o Nacional tenta sair da fila de 10 anos sem conquistar o estadual. Ano passado, o clube voltou a investir forte no futebol. Deu resultado. Foi campeão do segundo turno do Barezão e ficou com o vice na final geral.
Esse ano, a diretoria seguiu com a proposta de montar um time experiente e competitivo, o que coloca o Leão da Vila Municipal como um dos favoritos ao título.
Destaque – Hernane Brocador
Hernane Brocador, atacante do Nacional
Fernando Vasconcelos
Fundamental na campanha do vice-campeonato ano passado, o atacante terminou como artilheiro da competição, com quatro gols em oito jogos. O atacante retorna ao clube para ser a principal promessa de gols da equipe em 2026.
Princesa do Solimões
Vice-campeão amazonense em 2022, o Princesa do Solimões tem conseguido montar times competitivos e se mantido presente no mata-mata das últimas edições.
Para esse ano, a diretoria decidiu montar um elenco enxuto e apostar em jogadores da base. Para o comando técnico, a opção foi por um treinador experiente e com história no clube: Marquinhos Piter, campeão amazonense pelo Tubarão em 2013.
Destaque -Thiago Spice
Thiago Spice – Princesa do Solimões
Thiago Lemos / PSEC
Aos 40 anos, Thiago Spice chega para ser o grande nome da defesa do Princesa do Solimões. Campeão da Série C do Brasileiro pelo Amazonas em 2023, o jogador defendeu o Manaus na última temporada e fará sua primeira passagem pelo time de Manacapuru.
São Raimundo
O São Raimundo tem vivido um período conturbado dentro e fora de campo nos últimos anos. Após o vice-campeonato em 2021, o Tufão foi rebaixado no ano seguinte e, desde que retornou à elite do Barezão em 2023, passa por um processo de reconstrução.
Com baixo orçamento, o São Raimundo optou por contratar jogadores mais novos que serão comandados pelo técnico Sérgio Duarte.
Tiago Amazonense
Aos 33 anos, o meia Tiago Amazonense é um dos jogadores mais experientes do elenco. Tricampeão do Barezão, Thiago vai defender o clube pelo segundo ano seguido e deve novamente vestir a faixa de capitão.
Tiago Amazonense foi titular em todos os jogos do São Raimundo no Estadual
Pietra Telles geRead More