Guia do Campeonato Tocantinense 2026: saiba tudo sobre o torneio que inicia neste sábado
Araguaína campeão
O Campeonato Tocantinense 2026 começa neste sábado (17), com oito times na disputa pelo título. Após a última temporada conturbada, marcada por reviravoltas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o torneio retorna apenas 18 dias após a final do último campeonato.
Nesta temporada, os três primeiros colocados ganham vaga na Copa do Brasil de 2027, com os finalistas recebendo também o direito de disputar o Campeonato Brasileiro Série D e a Copa Centro-Oeste no próximo ano.
Para essa temporada, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), anunciou algumas novidades. O nome do campeonato será em homenagem a José Bonifácio Gomes de Souza, político que faleceu em 2025 e que foi presidente do Tocantinópolis. Além disso, o torneio terá o sistema de cones para reposição da bola e o prêmio Rei do Jogo, destinado à escolha dos melhores atletas por rodada, totalizando uma pontuação que definirá o melhor do campeonato. A FTF anunciou também a criação da súmula eletrônica, facilitando o acesso ao documento, inexistente até a última edição.
+ Veja a tabela do Tocantinense 2026
+ Tocantinense 2026: confira datas e horários dos jogos da 1ª rodada
Forma de disputa
O Campeonato é dividido em três fases. Na primeira, oito equipes duelam entre si apenas em jogos de ida, com os quatro primeiros se classificando para à segunda fase. Nas semifinais, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, assim como na grande decisão do título. As duas piores equipes da primeira fase serão rebaixadas à Segunda Divisão.
De acordo com o regulamento, caso haja times empatados em pontos ao final da primeira fase, os critérios de desempate seguem a seguinte ordem:
Maior número de vitórias; Melhor saldo de gols; Maior número de gols pró; Confronto direto (somente entre duas associações); Sorteio na sede da FTF.
Nas fases eliminatórias, em caso de empate em pontos após os dois jogos, os critérios serão:
Melhor saldo de gols dentro da fase de disputa.
Se o empate ainda persistir, a definição será nos pênaltis.
Todos os campeões do Campeonato Tocantinense 🏆
Palmas: 8 títulos (2000, 2001, 2003, 2004, 2007, 2018, 2019 e 2020)
Gurupi: 6 títulos (1996, 1997, 2010, 2011, 2012 e 2016)
Tocantinópolis: 6 títulos (1993, 2002, 2015, 2021, 2022 e 2023)
Interporto: 4 títulos (1999, 2013, 2014 e 2017)
Araguaína: 3 títulos (2006, 2009 e 2025)
União Araguainense: 2 títulos (1994 e 2024)
Intercap: 1 título (1995)
Alvorada: 1 título (1998)
Colinas: 1 título (2005)
Tocantins de Palmas: 1 título (2008)
Os clubes participantes
Araguaína
Araguaína supera o Tocantinópolis
Evandro Mendes/ TV Anhanguera
O Araguaína vem forte para a temporada de 2026, após vencer o título do Campeonato Tocantinense, e busca igualar o Interporto com quatro conquistas. O técnico Fabiano Borba permanece no comando da equipe e possui grande expectativa para esta nova temporada do clube, que terá calendário cheio, com participação também na Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste e a Série D do Brasileirão.
Técnico: Fabiano Borba
Estádio: Estádio Mirandão
Bela Vista
Bela Vista vence o Tocantinópolis fora da casa
Edson Júnior/Divulgação
Tendo escapado na última rodada em 2025, o Bela Vista-TO chega em busca de não cometer os mesmos erros e evitar a briga pelo rebaixamento. No comando da equipe permanece o treinador José Reis, que assumiu em março do ano passado. O elenco é composto por, pelo menos, 40% de atletas da base do clube.
Técnico: José Reis
Estádio: Estádio Jorge Filho
Capital FC
Capital começa uma nova fase na temporada de 2026
Capital/ Divulgação
O Capital FC vem de cara nova para essa temporada, deixando de ser o rubro-negro e adotando as cores preto, branco e dourado, com alteração também no escudo. Na temporada passada, a equipe ficou em segundo lugar na 1ª fase, mas foi eliminada na semifinal pelo Araguaína. Com a conquista do terceiro lugar geral, garantiu vaga na Copa do Brasil. O novo técnico do time é Wilsomar Sena, que trabalhará com um elenco de atletas jovens.
Técnico: Wilsomar Sena
Estádio: Estádio Nilton Santos
Guaraí
O Guaraí volta a disputar a elite
Guaraí/ Divulgação
O Guaraí está de volta à primeira divisão após três anos. O clube foi vice-campeão da Segundona, perdendo o título para o Palmas. A diretoria chegou a anunciar o retorno de Tinho Damasceno para assumir o comando técnico, mas, após deixar a equipe por problemas pessoais, confirmou ablo Wiglo como treinador. Será sua primeira experiência profissional à frente do Lobão.
Técnico: Pablo Wiglo
Estádio: Estádio Delfinão
Gurupi
Confronto entre Gurupi e Batalhão
Kayo da Silva/divulgação
Finalizando o Campeonato Tocantinense 2025 em quarto lugar, o Gurupi busca fazer uma temporada melhor para retornar às fases finais do Estadual, de olho em uma vaga nas competições nacionais. Para esta nova temporada, o clube segue com Vilson Tadei.
Técnico: Vilson Tadei
Estádio: Estádio Resendão
Palmas
Palmas conquistou a divisão de acesso 2025
Elenilson Garcia /Palmas
Após ganhar um título inédito na Segundona, o Palmas volta à elite tocantinense com muita expectativa. Maior campeão do Estado, o time tentou renovar com o técnico Jairo Nascimento, mas não obteve êxito. Após fechar com Arnaldo Lira, o treinador enfrentou problemas com a ex-equipe e não permaneceu no Tricolor da Capital. O clube será comandado por Huberlan Silva, que tem passagens por Taquaruçu, Araquari, Ji-Paraná, entre outros.
Técnico: Huberlan Silva
Estádio: Estádio Nilton Santos
Tocantinópolis
Elenco do Tocantinópolis comemorando classificação para a final
Reprodução/Instagram Tocantinópolis
O Tocantinópolis inicia a nova temporada com técnico novo. Após ser vice-campeão em 2025, Júnior Amorim saiu para a entrada de Luiz Carlos Prima, que dirigiu o União no campeonato passado. A equipe também terá calendário cheio neste ano e deve investir forte no elenco.
Técnico: Luiz Carlos Prima
Estádio: Estádio Ribeirão
União
União perdeu o título do Tocantinense
Vinicius Cantuares /União-TO
A temporada de 2025 do União não foi nada fácil. O time chegou a conquistar o Estadual, mas perdeu o troféu após decisão do STJD, por escalar um jogador irregular durante a primeira fase. Com a saída de Luiz Carlos Prima, quem assumiu o comando da equipe foi Tronkim, que atuava como auxiliar técnico e possui passagens pelas bases do Araguaína e União.
Técnico: Tronkim
Estádio: Estádio Mirandão geRead More


