Guia do Gauchão 2026: Guarany aposta em experiência e busca seguir bom momento do clube
Rumo ao Gauchão: equipe do GE grava com o Guarany, de Bagé
O Guarany de Bagé inicia o Gauchão em busca de se afirmar como uma das grandes forças do interior. No quinto ano consecutivo na elite estadual, os alvirrubros terão mais uma temporada com calendário nacional para dar sequência ao bom momento vivido pelo clube.
+ Confira a tabela completa do Gauchão 2026
Além do Campeonato Gaúcho, o Índio estará novamente na Copa do Brasil. Em 2025, passou pela primeira fase e foi eliminado na seguinte, para o Athletico-PR. E está também na Série D do Brasileirão, onde ficou em 5º lugar do grupo A8 no ano passado, fora da fase seguinte.
Pensando na nova temporada, em campo, os trabalhos iniciaram em 1º de dezembro. O objetivo é seguir na elite do estadual, garantir calendário cheio em mais uma temporada e, nas competições nacionais, chegar o mais longe possível.
– Sabemos que é uma competição dificílima. Nosso primeiro objetivo é permanecer na Série A, depois conquistar uma vaga novamente na Série D, a não ser que o clube em 2026 consiga subir. A partir daí sabemos que futebol proporciona diversas surpresas e com certeza sonhamos com isso. Claro, sempre com os pés no chão – diz o técnico William Campos.
Gaurany de Bagé em preparação para o Campeonato Gaúcho 2026
Sérgio Galvani / Guarany F.C
Veja também:
+ Avenida aposta na continuidade para novos objetivos
+ Caxias renova departamento de futebol e tenta passo maior
+ Chuta aí: todos os goleadores do Gauchão nos anos 2000
Fundado em 1907, o Guarany é um dos clubes mais tradicionais do Estado. O time de Bagé é o único do interior a conquistar duas vezes a competição, nos distantes anos de 1920 e 1938.
Contratações e time-base
O Guarany chega ao Gauchão com 26 jogadores. Destes, 12 são remanescentes da última temporada: Victor, Allan Christian, David, Luiz Felipe, Jonathan, João Vitor, Hiago Lucas, Talles, Bruno Cardoso, Michel Bennech, Murilo Cavalcante e Vitor Oliveira.
De olho no calendário, a direção manteve a base do último ano, mas mirou em reforços com rodagem.
– Tivemos um cuidado muito grande de trazer jogadores que vinham em atividade. Os próprios nossos aqui que permaneceram, que renovaram também. Já prevendo esse momento (calendário cheio) para ter um ganho e conseguir pular algumas etapas – explica William Campos.
Entre os contratados, destaque para o atacante Tony Júnior, de volta ao clube após dois anos. Criado na base do Grêmio, o jogador de 31 anos atuou pelo Índio no Gauchão de 2024. Inclusive, fez um gol e deu uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Inter no estádio Estrela D’Alva.
Gol de Tony Júnior em Guarany de Bagé x Internacional – Gauchão 2024
Time-base: Jonathan; Talles, Michel Bennech, Bruno Cardoso e Jean Carlos; Jean Martim, Paulinho, Murilo e Rafinha; Tony Jr e Lucão.
O técnico
Se o time estará repleto de jogadores com experiência, no banco de reservas não seria diferente. Natural de São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, William Campos conhece bem o Gauchão.
O treinador, apesar de apenas 37 anos, acumula passagens por Avenida, Pelotas e Santa Cruz. Como técnico, vai disputar seu quarto Gauchão, além de ter disputado três estaduais como atleta (era atacante).
William Campos, técnico do Guarnay, irá para o quarto Gauchão da carreira
Sérgio Galvani / Guarany F.C.
Em 2024, à frente do Guarany, foi considerado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) o melhor técnico do Campeonato Gaúcho.
Agora, mais uma vez em Bagé, avalia o Gauchão 2026 como o mais competitivo e promete um time à altura da expectativa do torcedor.
– Eu vejo que é um campeonato diferente, muito ajustado, decidido em detalhes, cada vez mais temos visto isso. Me sinto privilegiado e procuro me preparar bastante para suprir essa expectativa que é gerada em nós. Esperamos que seja novamente um grande campeonato e que possamos novamente fazer história pelo Guarany – aponta o treinador.
Destaque
Em um grupo que aposta em experiência, Welder retorna para ser mais uma vez a cara do Guarany. Camisa 10, é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 37 gols. Aos 31 anos, teve a primeira passagem em 2016, quando foi um dos goleadores do Gauchão Série B.
O atacante Welder é um dos destaques do Guarany para 2026
Deborah Melo / Acesso Imagens
Depois, passou outras duas vezes pelo clube: de 2020 a 2021, quando liderou a equipe ao acesso à elite do estadual, marcando o gol decisivo, e em 2022, quando disputou a Copa FGF.
No Guarany, marcou 37 gols em 54 jogos, incluindo dois hat-tricks, gols de acesso e título, pela segundona e terceirona gaúcha. Agora, pela primeira vez, jogará pelo Guarany na primeira divisão do Gauchão e em competições nacionais. geRead More


