RÁDIO BPA

TV BPA

Guia do Gauchão 2026: Inter-SM tem ex-jogadores da dupla Gre-Nal e treinador “promessa”

Guia do Gauchão 2026: Inter-SM tem ex-jogadores da dupla Gre-Nal e treinador “promessa”

Veja como foi a final da Divisão de Acesso de 2025 entre Inter-SM e Novo Hamburgo
O Inter de Santa Maria retorna à elite do futebol gaúcho após 14 anos e aposta no grupo que, até o momento, correspondeu. Ao todo, 15 jogadores que conquistaram o acesso no ano passado tiveram os contratos renovados para a temporada de desafios maiores.
+ Veja mais sobre o Campeonato Gaúcho 2026
Oito contratações somaram-se ao elenco, assim como nove jovens da base. O treinador Bruno Coutinho segue no cargo. Ele conseguiu dois acessos consecutivos, já que antes do Inter havia comandado o Monsoon na campanha para a primeira divisão.
O clube representa Santa Maria, a sexta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Desde 2011, o munícipio, localizado no centro do Estado, não tem um representante no Gauchão. O Alvirrubro foi vice-campeão da Divisão de Acesso de 2025 e perdeu o título na final para o Novo Hamburgo. No primeiro jogo, perdeu por 3 a 2 no estádio do Vale e empatou sem gols no estádio Presidente Vargas.
Com o camisa 10 Vitor Júnior, Inter-SM venceu o Grêmio sub-20 em amistoso em dezembro
Renata Medina / Inter-SM / Divulgação
Da última passagem na Série A do Gauchão, os santa-marienses guardam a campanha consistente de 2008, a primeira após o acesso de 2007. O Alvirrubro avançou até as semifinais e caiu para o Juventude. O discurso para 2026, contudo, é de pés no chão.
– A nossa principal meta é manutenção. A gente entende que todo clube que sobe da Divisão do Acesso para o Gauchão tem uma exigência muito maior. É uma transformação. Com a gente, não foi diferente. Melhorar campo, iluminação, bancos, cabines de imprensa, isso tudo tem um custo muito grande. O clube ficou 14 anos sem cotas de televisão. Então, estamos atrás financeiramente de outras equipes – afirma o presidente do Inter-SM, o empresário Pedro Della Pasqua.
Nosso campeonato é não cair. Isso o torcedor sabe. A manutenção provavelmente já nos leva a uma Série D do Brasileirão, visto que a CBF aumentou as vagas para 2027. Assim, também garantimos o calendário de ano inteiro. Quando atingirmos a manutenção, podemos começar a sonhar mais alto.
Figurinhas da dupla Gre-Nal reforçam elenco
Entre os contratados, o Inter-SM trouxe um nome ex-Grêmio, Botafogo e seleção brasileira sub-20. Yuri Mamute, aos 30 anos, deixou o Vitória das Tabocas, de Pernambuco, para retornar ao Rio Grande do Sul, onde um dia foi tratado como promessa da base gremista.
Ele disputa posição com Michel, experiente centroavante de 36 anos que está pela segunda vez no Inter. Pelo Guarany de Bagé, o concorrente de Mamute foi vice-artilheiro do Gauchão de 2024, com cinco gols ao lado de Gilberto, do Juventude, e atrás de Cristaldo e Diego Costa, do Grêmio, com seis.
+ Relembre a carreira de Yuri Mamute
Ex-jogador do Inter, Santos, Sport, Corinthians, Botafogo, Coritiba e muitos outros clubes tradicionais, o meia-atacante Vitor Júnior foi o camisa 10 do acesso. Aos 39 anos, ele segue como referência técnica e de experiência no vestiário.
Time-base: Iago Hass; Mizael, Tairone, Salazar e Otávio Farias; Mateus Santana, Mossoró e Laion; Vitor Júnior (Wilson Jr.), Yuri Mamute (Michel) e Jarro Pedroso
Yuri Mamute foi contratado pelo Inter-SM no final de 2025
Inter-SM / Divulgação
O treinador
Vitor Júnior tem a mesma idade do treinador Bruno Coutinho, que vai estrear no Gauchão com a moral inflada. Jovem para a função, vai estrear no Gauchão com o histórico de dois acessos consecutivos, pelo Inter-SM em 2025 e pelo Monsoon em 2024.
Antes, Coutinho trabalhou no Passo Fundo, como auxiliar e posteriormente técnico, em 2022 e 2023. Também atuou no Atlético Monte Azul, SAF do pai de Naymar e de Émerson Sheik no interior paulista.
O técnico é ex-jogador de futebol, atuava como meia e foi revelado pelo Grêmio, mas teve poucas oportunidades no time principal, entre 2004 e 2006. Depois, passou por países como Polônia, China e Israel e do times do interior gaúcho até encerrar a carreira no Japão, em 2015.
Treinador do Inter-SM, Bruno Coutinho
Renata Medina / Inter-SM / Divulgação geRead More