Guia do Gauchão 2026: São José muda fotografia e almeja voltar à Copa do Brasil em 2027
Giro do Gauchão: São José
Tradicionalmente um times mais fortes do interior – embora seja da capital –, o São José tentará no Gauchão 2026 uma campanha bem melhor do que a do ano passado, quando lutou contra o rebaixamento. Para isso, o clube aposta em um elenco bastante modificado e no retorno do treinador que iniciou a Série D em 2025.
No Gauchão passado, após terminar a primeira fase com a terceira pior campanha geral (cinco pontos em oito rodadas), o São José foi para a disputa do quadrangular do rebaixamento. Se livrou ao somar 10 pontos em seis rodadas e terminar em segundo do grupo.
Veja também:
+ Avenida aposta na continuidade de jovem treinador
+ Caxias renova futebol para tentar passo maior
+ Guarany busca se consolidar como força do interior
+ Monsoon muda tudo e aposta no técnico Paulo Baier
+ Inter-SM tem ex-dupla Gre-Nal e técnico “promessa”
+ Novo Hamburgo busca ter calendário nacional em 2027
Elenco do São José em treinamento
Kelly Bandeira/São José, divulgação
No entanto, o retrospecto ruim deixou o Zeca de fora da Copa do Brasil deste ano. O objetivo é retornar ao milionário torneio nacional em 2027. Ainda na temporada passada, o clube optou por não disputar a Copa FGF, onde era atual bicampeão, por questões financeiras.
– Mudamos toda fotografia (do elenco). Não ter jogado a copinha, não tínhamos como manter os contratos, muita gente saiu. Procuramos montar um time bastante competitivo, no perfil que a comissão queria. Temos um time bem pegador, que comprou a ideia do técnico – comenta Nilton Batista, executivo do São José.
O Zeca iniciou a pré-temporada no dia 20 de novembro. Realizou quatro amistosos: venceu o Sindicato dos Atletas do RS duas vezes, por 2 a 0 e 7 a 1, ambos no estádio Passo D’Areia, e empatou duas vezes com o Novo Hamburgo, em 2 a 2 no Estádio do Vale, e 0 a 0 em casa.
Novo Hamburgo x São José – pré-temporada 2026
São José Futebol, divulgação
Contratações e time-base
O Zeca chega para o Gauchão com poucos remanescentes de 2025. Entre os mais experientes estão o goleiro Fábio Rampi (36 anos) e o zagueiro Tiago Pedra (35), além de alguns jovens jogadores, como o volante Bagatini, de 21 anos.
Por outro lado, foram 16 chegadas, principalmente no ataque, com cinco caras novas. Os mais conhecidos, porém, são meio-campistas. Perto de completar 40 anos, Ivo retorna ao Brasil após 10 temporadas na China. Revelado pelo Juventude, teve breve passagem pelo Palmeiras, em 2010. Jogou também em Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma.
Já nesta quarta-feira, às vésperas da estreia no Gauchão, o Zeca anunciou o reforço de Pedro Lucas. O meia de 23 anos fez toda formação no Grêmio, foi campeão mundial sub-17 pela seleção brasileira, mas nunca correspondeu às expectativas. Em 2023, foi emprestado ao Ceará, onde pouco jogou, e nas últimas duas temporadas atuou pelo Operário-PR.
Pedro Lucas em ação pelo Grêmio
Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Time-base: Fábio Rampi; Danilo Guimarães, Eduardo Mello, Tiago Pedra e Raphael Soares; Carrilho, Keverton e Gabriel Lima; Gustavo Lino, Lucão e Douglas Oliveira.
O técnico
Gabardo Júnior teve retorno confirmado ao São José quatro meses após deixar o clube, em meio à disputa da Série D do ano passado. Na ocasião, o treinador aceitou proposta do Anápolis na Série C. Assumiu a equipe na lanterna do campeonato, mas conseguiu livrar do rebaixamento na última rodada.
Aos 42 anos, Gabardo tem no currículo mais de uma década de serviços prestados às categorias de base do Grêmio. Como treinador de time principal no futebol gaúcho, além do próprio São José, teve breve passagem pelo Novo Hamburgo.
– Ano passado ele teve uma proposta muito atrativa. Se tivesse ficado teríamos chegado pelo menos na última rodada do acesso (para a Série C). Nos encontramos na Semana Farroupilha, conversei com ele para saber qual ideia dele. Se fosse um plano de carreira que fosse bom para ele e o São José – ressalta Nilton Batista.
Gabardo Júnior, técnico do São José
Kelly Bandeira/São José, divulgação
Destaque
Sempre ele: Fábio Rampi. O goleiro, prestes a completar 37 anos, vai para a 12ª temporada seguida no Zeca, com um breve período de empréstimo ao São Luiz, em 2022. Além de um símbolo do time porto-alegrense, o jogador também se destaca pela artilharia.
São 40 gols marcados em mais de 400 jogos na carreira. Isso o coloca como goleiro em atividade com mais gols na carreira. Faltam apenas três para igualar Márcio (ex-Atlético-GO) e se tornar o segundo goleiro brasileiro mais artilheiro, atrás somente de Rogério Ceni (131 gols).
Initial plugin text geRead More


