RÁDIO BPA

TV BPA

Guia do Gauchão 2026: São Luiz aposta na força de casa e em técnico campeão

Guia do Gauchão 2026: São Luiz aposta na força de casa e em técnico campeão

São Luiz vence copa preparatória
O São Luiz é um dos clássicos do Gauchão. O representante de Ijuí, no noroeste do Estado, está na primeira divisão de forma ininterrupta desde 2018. O sonho é ir além da campanha de 2013, a melhor na história, quando chegou ao terceiro lugar.
+ Veja a tabela completa do Gauchão 2026
No ano passado, o São Luiz ficou na segunda posição do grupo C, atrás do Juventude, e não avançou para o mata-mata. O grupo foi reformulado para a nova temporada. Foram mantidos seis atletas, e 19 contratados.
O treinador Cristian de Souza, que terminou o último ano, segue no cargo e quer fazer do Estádio 19 de Outubro o 12º jogador da equipe. A capacidade do local é para cerca de cinco mil pessoas.
— O São Luiz vai ser um time competitivo, na tentativa de estar sempre equilibrado e forte em casa. Fazer os resultados em casa é uma marca do clube. O trabalho de pré-temporada foi no agrado, dentro da nossa realidade. Tivemos boa performance, mas temos muita coisa a ajustar. O passar do tempo vai nos ajudar — afirma o técnico.
Técnico Cristian de Souza, do São Luiz de Ijuí
Lucas Eduardo Dornelles / São Luiz / Divulgação
Mesmo de olho em feitos maiores, o treinador se adequa à realidade e tem fala sincera sobre o desempenho esperado.
— O objetivo principal é se manter na primeira divisão. Queremos fugir do torneio de rebaixamento. Nos classificando para a fase eliminatória, queremos ir avançando. É só um mata nas quartas. Então, o campeonato proporciona algumas surpresas. Os times da Série A já estarão envolvidos com equipes da Série A, é algo novo — acrescenta Cristian de Souza.
O destaque
O nome mais conhecido do elenco é do meia João Pedro. O jogador de 28 anos foi contratado no final do ano passado e vem do Cascavel, do Paraná. Na última temporada, atuou em jogos da Série D, da Copa do Brasil e do Campeonato Paranaense.
Initial plugin text
João Pedro é formado pela base do Athletico-PR e tem passagens por Paraná, Guaratinguetá, Atlético-GO, Ponte Preta, Botafogo e Ypiranga. Ele é a esperança de mais qualidade no meio-campo e na definição dos lances de ataque.
Outro nome conhecido é Felipe Tontini, um dos seis remanescentes de 2025. O meia de 30 anos surgiu como promessa na base do Grêmio, mas não se afirmou no profissional. Após empréstimos a Ceará e Helsingor (Dinamarca), teve o contrato rescindido em 2020 e atuou por Caxias, XV de Piracicaba e Operário nos anos seguintes.
Time-base: Gabriel, Thainler, Heitor (Gabriel Santiago), Marcão e Márcio; Guilherme Escuro (Lucas Hulk), Araújo (Vidimar), João Pedro e Germano; DG e Thiago Santos (Da Silva)
Felipe Tontini nos tempos de Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
O técnico
Cristian de Souza retornou ao São Luiz em abril de 2025, para a disputa da Série D. Ele substituiu Iarley, ex-jogador e ídolo do Inter. A equipe, contudo, terminou na última posição do Grupo 8 da competição nacional.
O técnico de 48 anos tem no currículo o título da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em 2023. Na ocasião, comandou o time em 12 partidas, com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Cristian de Souza dirigiu as equipes sub-17, sub-20 e sub-23 do Grêmio, de 2009 a 2011. Ele também treinou times tradicionais como Figueirense e Ceará na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na equipe cearense, inclusive, chegou a ser técnico interino em 2016. geRead More