Guia do Gauchão: Juventude muda técnico, mexe no elenco e adapta orçamento em ano de retomada
Presidente Fábio Pizzamiglio traça as metas do Juventude para 2026
O Juventude chega para o Gauchão dentro de um novo cenário financeiro, sob novo comando técnico e mais de um time de saídas, reflexos de um clube que disputará a Série B do Brasileirão em 2026. No estadual, a meta é voltar à final e, ao mesmo tempo, usar a competição para aperfeiçoar o modelo de jogo, visando o calendário de competições nacionais.
+ Veja a tabela do Campeonato Gaúcho
O principal objetivo na temporada é retornar à elite nacional e, em paralelo, avançar ao máximo na Copa do Brasil e Copa Sul-Sudeste, a fim de incrementar o orçamento, reduzido a R$ 39 milhões em 2026.
Internamente o clube reelegeu o presidente Fábio Pizzamiglio e teve algumas mudanças na diretoria, com destaque à vice-presidência de futebol, assumida por Luis Carlos Bianchi.
No elenco, novidades em todas as posições, incluindo o treinador Maurício Barbieri. Foram oito reforços anunciados até o momento e três atletas da base integrados ao profissional.
Juventude abriu pré-temporada em 26 de dezembro
Fernando Alves/EC Juventude
– Parte do elenco é nova, vão ter testes no Gauchão, vamos oscilar, isso é normal, mas esperamos até o fim da primeira fase estar bem encorpado. Nosso objetivo sempre é chegar na final e o título. (…) O pouco tempo de treino, férias pequenas, acaba preocupando, mas temos que superar – afirmou Pizzamiglio.
O equipe abriu a pré-temporada em 26 de dezembro. Apesar do tempo curto de preparação, iniciará o Gauchão com força máxima, neste sábado, às 16h, contra o Ypiranga, no Alfredo Jaconi.
Contratações e time-base
O Juventude anunciou oito reforços para a temporada, com destaque para o atacante Alisson Safira, vice-artilheiro da Série B de 2025 pelo Cuiabá, e o experiente zagueiro Messias, vindo do Goiás.
O atacante uruguaio Manuel Castro, ex-Liverpool-URU, e o volante senegalês Iba Ly, que estava no São Paulo, já treinam com o grupo de Barbieri no Jaconi e só aguardam anúncio oficial.
Outros três reforços vêm da base. Os meias Gui Teixeira e Trevisol e o atacante Marlon são ausência na Copa São Paulo para a disputa do Gauchão. Opções caseiras e econômicas para encorpar o elenco.
Confira a preparação do Juventude para a disputa do Gauchão
– As peças que trouxemos estavam na série A, às vezes jogavam, às vezes reservas, então para uma Série B eles podem jogar. A nossa base também tem potencial, precisamos usar e testar. Ano passado, no sub-20, nos classificamos entre os oito melhores do Brasil, então esses atletas têm um bom nível –ressaltou Fábio Pizzamiglio.
– O mercado do ano passado para cá inflacionou bastante, os salários tão muito altos. Mas acho que a base do time está feita, não tem muito mais o que contratar e acho que ficou bom. Agora é testar o time e se possível vamos manter essa estrutura – completou.
Do elenco principal, quatro atletas tiveram o contrato renovado: os goleiros Jandrei e Ruan Carneiro, o zagueiro Marcos Paulo e o lateral-esquerdo Alan Ruschel. O meia Nenê também negocia a renovação. Já os titulares Igor Formiga, Mandaca e Taliari têm contrato vigente.
Jandrei teve contrato renovado e segue no Juventude até o final da temporada
Fernando Alves/ EC Juventude
Time-base: Jandrei; Igor Formiga, Rodrigo Sam, Messias e Alan Ruschel; Léo Oliveira, Mandaca e Raí Silva; Taliari, Alisson Safira e Ray Breno (Manu Castro).
Técnico
Maurício Barbieri será um dos técnicos estreantes do Gauchão. Pela primeira vez à frente de um clube gaúcho, ele substitui Thiago Carpini, que comandará o Fortaleza em 2026. Barbieri chega com o desafio de remontar a equipe e liderar a campanha de retomada do Juventude, depois do descenso no Brasileirão.
– Entendo que o Juventude, pela história que carrega, pelo peso que tem dentro do estado sempre é um candidato a estar chegando nas finais e brigar pelo título. (…) Não tenho dúvida que faremos um grande ano, mas temos desafios importantes nesse início – destacou o treinador durante sua apresentação.
Maurício Barbieri em pré-temporada do Juventude
Fernando Alves/EC Juventude
Aos 44 anos, Barbieri teve seus melhores resultados no Bragantino, onde trabalhou de 2020 a 2022. Fez 160 jogos, nos quais foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e levou o Massa Bruta à disputa da Libertadores de 2022. Barbieri acumula passagens por Flamengo, Goiás, Vasco, Juárez, do México, e, mais recentemente, Athletico-PR.
Destaques
Depois de um 2024 de lesões, o atacante Gabriel Taliari terminou 2025 em alta, com quatro gols e duas assistências nos sete jogos finais do Brasileiro. A atuação não evitou o rebaixamento do clube à Série B, mas o manteve como um dos principais jogadores do elenco.
Foi ainda o artilheiro do Juventude na temporada e importante garçom. Marcou nove gols e deu quatro assistências. A expectativa é pela manutenção dos bons números também no estadual. Este será o segundo Gauchão da carreira.
Gabriel Taliari em pré-temporada do Juventude
Fernando Alves/ EC Juventude
Outro nome do ataque alviverde que pode reaparecer neste Gauchão é Emerson Galego. Ele foi o artilheiro do último estadual pelo Ypiranga, mas não manteve a boa sequência em Caxias do Sul. Pouco aproveitado nas competições nacionais, com pouco mais de 20 minutos em campo, pode ter nova chance de desencantar.
Já entre os reforços, a expectativa fica por conta dos atacantes Alisson Safira e Ray Breno. Safira foi o vice-artilheiro da Série B de 2025 pelo Cuiabá e assina por duas temporadas, enquanto o garoto Ray, de 21 anos, chega como uma das grandes promessas da base do Vasco, com multa rescisória superior a R$ 250 milhões.
Ray Breno em pré-temporada do Juventude
Fernando Alves/EC Juventude geRead More


