Guia do Gauchão: Novo Hamburgo volta à elite com meta de garantir calendário nacional em 2027
Rogério Zimmermann reflete sobre seu momento de carreira
Um ano depois do rebaixamento, o Novo Hamburgo está de volta à elite do futebol gaúcho e tem como principal meta garantir o calendário de 2027 pelo estadual. Para isso, chega com a base do elenco campeão da Série A2 e a experiência do técnico Rogério Zimmermann.
+ Veja tabela do Campeonato Gaúcho
Aos 60 anos, o treinador participará de seu 15º Gauchão, o primeiro à frente do Anilado. Zimmermann assumiu a equipe na sexta rodada da segundona, em junho do ano passado, depois de duas trocas no comando técnico, e liderou a arrancada do Nóia rumo ao acesso.
– O objetivo é chegar em Brasileirão, porque os estaduais estão cada vez mais curtos e são classificatórios às séries nacionais. No caso do Novo Hamburgo, se conseguirmos manter a equipe na primeira divisão para 2027 e ter uma Série D, seria fundamental para os próximos passos do clube. Estamos com dificuldade de atrair alguns atletas, justamente pelo calendário ser mais curto – contou Zimmermann.
Rogério Zimmermann fará o primeiro Gauchão no comando do Novo Hamburgo
Daniel Mello/EC Novo Hamburgo
O Novo Hamburgo foi o primeiro clube a iniciar a pré-temporada, no dia 5 de novembro. Foram cinco jogos amistosos nesse período, o mais recente contra o Caxias, no último sábado. A equipe estreia no Gauchão fora de casa, contra o Inter, neste domingo, às 18h.
O Novo Hamburgo é o último campeão gaúcho do interior, com o título conquistado em 2017, diante do próprio Inter na decisão.
Contratações e time-base
A base do elenco campeão da Série A2 foi mantida. O clube renovou o contrato de 14 jogadores, com destaque para o goleiro Omar e o volante capitão Amaral, atletas que mais atuaram pelo Anilado na temporada passada. Além do meia-atacante Allison, autor dos gols da virada contra o Inter-SM na final do estadual.
– Demos preferência em renovar com os atletas para manter a memória da competição. Começamos cedo a pré-temporada, com o grupo ainda em formatação, a cada semana vinham duas, três contratações, com perfil semelhante aos que já estavam, para que o jogador chegue e tenha fácil adaptação – explicou Zimmermann.
Rogério Zimmermann em pré-temporada do Novo Hamburgo
Daniel Mello /EC Novo Hamburgo
Entre os reforços, nomes já conhecidos dos gaúchos, como o meia Guilherme Mantuan, anteriormente no Caxias, e Leandro Moura, atacante revelado pelo Grêmio e que disputou o último estadual pelo Monsoon.
– A ideia foi trazer jogadores com o perfil do nosso modelo de jogo, competitivo, intenso, que goste de treinar, tem ambição na carreira e quer usar o campeonato estadual para ajudar o clube e se ajudar em termos de visibilidade. Acredito muito que o sucesso da temporada, e nosso caso do estadual, se deve na escolha dos atletas – ressaltou.
Time-base: Omar; Mantuan, João Marcus, Romércio e Josué; Amaral, Carlos Maia, Leandro; Zé Andrade, Allison e Parede
O técnico
Rogério Zimmermann reflete sobre seu momento de carreira
Em mais de duas décadas à beira do gramado, Zimmermann precisou se adaptar não somente as mudanças das competições, mas ao perfil dos atletas. O que segue igual é a ambição de buscar melhores resultados.
– Sempre penso que o próximo Gauchão tem que ser o meu melhor Gauchão. Se fizer sempre bem feito, a tendência é ter um caminho aberto para o futuro. Temos que deixar o clube melhor do que quando o pegamos, mesmo que o contrato tenha prazo determinado, trabalhar como se ficasse muito tempo – acrescentou.
Zimmermann teve seus principais trabalhos ligados ao Brasil-Pel, especialmente em 2012, quando levou o clube a Série B do Brasileirão. Pelo estadual também treinou Santa Cruz, Canoas, Esportivo, Caxias e São José ao longo da carreira.
Rogério Zimmermann assumiu o Noho Hamburgo durante a Divisão de Acesso
Jefferson Couto de Carvalho/ E.C. Novo Hamburgo
O destaque
Cria da base anilada, o meia-atacante Allison teve o contrato renovado para a disputa do Gauchão. O atleta foi decisivo na campanha de acesso do Nóia, onde disputou sete jogos e marcou seis gols – dois na final contra o Inter de Santa Maria. Agora, estreará no Gauchão.
– Ele nos ajudou muito na divisão de acesso e um detalhe fundamental é que ele participou da categoria de base, então tem um carinho especial pelo clube. É um jogador com potencial e temos muita expectativa, mas é preciso um pouco de calma e passar essa tranquilidade para que ele possa desenvolver o máximo.
Allison fará seu primeiro Gauchão com o Novo Hamburgo
Daniel Mello /EC Novo Hamburgo
Allison é natural de São Leopoldo, região do Vale dos Sinos, e se destacou no sub-20 do Inter. Em três anos de clube (2019-2022) foi campeão do Brasileiro, da Supercopa do Brasil e bicampeão estadual na base.
No início de 2023, foi negociado com o Estoril, de Portugal, e um ano mais tarde retornou ao Novo Hamburgo para a disputa da Série D. Iniciou a temporada de 2025 pelo Taubaté-SP e depois no Ipatinga-MG, até retornar ao Nóia, em julho.
Zimmermann descreveu Alisson como um atleta versátil, que cumpriu funções como meia, atacante e ponta no Gauchão A2. O treinador destacou ainda a capacidade de finalização.
– Como somos um grupo pequeno, é fundamental termos jogadores que façam mais de uma função, como é o caso dele. Em alguns momentos da divisão de acesso, ele jogou pelo lado esquerdo e no final, jogou centralizado. Tem a capacidade de finalização, seja para cruzar ou concluir, é uma característica boa dele. geRead More


