RÁDIO BPA

TV BPA

Guia do Mineiro 2026: saiba tudo sobre o campeonato que começa neste sábado

Guia do Mineiro 2026: saiba tudo sobre o campeonato que começa neste sábado

Atlético-MG levanta a taça do Campeonato Mineiro 2025
Começa neste sábado a edição 2026 do Módulo 1 do Campeonato Mineiro. Com Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG puxando a fila de favoritos, a competição terá final em jogo único no dia 7 de março e contará com transmissão dos canais do Grupo Globo — TV Globo, sportv, Premiere e ge TV.
Neste ano, os times da capital podem ter vida dura, com novas forças surgindo no interior graças à chegada das SAFs. Ao todo, 11 dos 12 times do torneio seguem esse modelo de gestão ou são clube-empresa. Confira abaixo o guia completo da competição, com datas, regulamento e expectativa de cada time.
+ Veja a tabela completa do Campeonato Mineiro
Campeonato Mineiro 2026
Infoesporte
Times participantes em 2026
América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Betim, Cruzeiro, Democrata GV, Itabirito, North, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT.
Grupos do Campeonato Mineiro 2026
Grupo A: Atlético-MG, Democrata-GV, Uberlândia e URT
Grupo B: América-MG, Betim, Pouso Alegre e Tombense
Grupo C: Cruzeiro, Athletic Club, Itabirito e North
Veja a primeira rodada do Mineiro 2026
Sábado (10/01)
16h: Uberlândia x Tombense , no Parque do Sabiá, em Uberlândia
18h30: Cruzeiro x Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte
18h30: Itabirito x Democrata-GV, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima
20h30: URT x North, na Arena DB, em Patos de Minas
Domingo (11/01)
18h: Atlético-MG x Betim, na Arena MRV, em Belo Horizonte
19h30: América-MG x Athletic Club, na Arena Independência, em Belo Horizonte
Regulamento
Taça; troféu; Campeonato Mineiro 2026
FELIPE DESLANDES/ FMF
As equipes foram divididas em três grupos de quatro times na fase de classificação. Os times enfrentam somente adversários dos outros grupos, totalizando oito rodadas. Classificam para as semifinais os líderes de cada chave e o segundo colocado de melhor campanha entre todos. Os dois piores lanternas de grupo serão rebaixados.
A fase de semifinal será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis. A final será disputada em jogo único, no dia 7 de março, com mando de campo da FMF. Em caso de empate, também haverá cobrança de penalidades para definir o campeão estadual.
O Troféu Inconfidência foi mantido e vai ser disputado em semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocado geral da primeira fase.
VAR
Mais uma vez, o recurso do Árbitro de vídeo (VAR) será utilizado em todas as partidas da competição, desde a fase classificatória. A tecnologia será custeada pela FMF.
VAR durante o clássico entre Cruzeiro x América-MG
Globo
Quem mais venceu o Campeonato Mineiro?
O Atlético faturou em 2025 o 50º título estadual da história do clube, sendo o sexto consecutivo. O Galo lidera a lista de maiores vencedores, seguido pelo Cruzeiro, com 38 conquistas. O América-MG tem 16 troféus — o último deles, levantado em 2016.
Além dos três principais times de Belo Horizonte, outros quatro clubes já venceram o Mineiro, mas nenhum deles está na elite neste ano: Villa Nova, Siderúrgica, Caldense e Ipatinga. Veja a lista dos campeões:
Maiores campeões Campeonato Mineiro (após 2025)
Infoesporte
Como chegam os times?
Atlético-MG
O Galo vai em busca do inédito heptacampeonato estadual na história do clube. Campeão das últimas seis edições do Mineiro, o Atlético inicia a disputa com uma equipe considerada alternativa. Os principais jogadores, ainda em pré-temporada, devem estrear somente a partir da quarta rodada, no clássico contra o América.
Renan Lodi; Atlético-MG
Pedro Souza
As principais novidades, até o momento, são o lateral Renan Lodi e o atacante equatoriano Alan Minda. O Atlético ainda vive indefinições em relação ao elenco. Hulk afirmou que vai permanecer no Galo, mas ainda pode deixar o clube. Por outro lado, outras contrações devem ser confirmadas até o fim da janela, no começo de março.
Cruzeiro
O Cruzeiro aposta na manutenção dos principais jogadores e na chegada do técnico Tite para voltar a conquistar o título do Campeonato Mineiro. O time venceu a competição pela última vez em 2019, mesmo ano em que foi rebaixado à Série B e entrou em grave crise.
Tite; Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O clube pode anunciar o meio-campo Gerson como principal reforço para a temporada. No elenco, seguem nomes como Cássio, Fabrício Bruno, Matheus Pereira e Kaio Jorge, artilheiro do time no ano passado e que interessa ao Flamengo.
América-MG
Vice-campeão do Mineiro no ano passado, o América volta ao campeonato tentando repetir o feito de dez anos atrás, quando levantou o troféu do Estadual pela última vez. Em 2026, o Coelho vai ser dirigido pelo técnico Alberto Valentim. 
Técnico Alberto Valetim comanda o América-MG no Mineiro 2026
Mourão Panda
O América chega com um elenco reformulado. Nove jogadores foram contratados para a temporada. O atacante Willian Bigode segue como principal referência na equipe, depois de renovar o contrato com o Coelho por mais um ano.
Athletic Club
No sexto ano consecutivo na elite do Campeonato Mineiro, o Athletic busca manter a regularidade no Estadual. Em 2025, o Esquadrão de Aço terminou a primeira fase como vice-líder do Grupo B, atrás do América-MG, mas ficou fora da semifinal por ter campanha pior que a do Atlético-MG, melhor segundo colocado na fase classificatória, e jogou o Troféu Inconfidência. O bicampeonato da competição saiu com duas vitórias sobre o Uberlândia na decisão.
Alessio da Cruz Athletic Paysandu Série B
Fernanda Trindade/Athletic
O time de São João del Rei começa 2026 embalado pela conquista da permanência na Série B do Campeonato Brasileiro logo no ano de estreia do clube na segunda divisão nacional. Este também será o primeiro estadual disputado pelo clube com a nova SAF comandada por Thássilo Soares, agente ligado ao atacante Vini Jr., do Real Madrid e Seleção Brasileira.
Betim
Surpresa da primeira fase no estadual do ano passado, quando empatou com o Cruzeiro no Mineirão e goleou o Athletic fora de casa, o Betim quer repetir o bom desempenho na segunda participação da história do clube na elite. Neste ano, o time da Região Metropolitana de Belo Horizonte também vai estrear na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Diego Jardel vai defender o Betim em mais uma temporada
Yuri Larindo/Betim Futebol
Para o comando técnico, o clube contratou Emerson Ávila, ex-auxiliar de Cruzeiro e Goiás e que comandou o Betim em 2021. No elenco, há remanescentes da campanha do ano passado: os atacantes PH e Erick Salles, o volante Diego Miticov e os meias Diego Jardel e Riquelmy vão atuar pelo Time da Cidade em mais uma temporada.
Democrata GV
O Democrata chega a esta edição com objetivos maiores do que em anos anteriores. Indo para a quinta temporada consecutiva no Módulo I, o clube busca superar o feito de 2022, quando foi campeão do Troféu Inconfidência.
O clube começa 2026 com a mudança para Sociedade Anônima do Futebol (SAF) como uma das principais notícias. O empresário Gustavo Perrella – filho do ex-dirigiente do Cruzeiro, Zezé Perrella – estará à frente da nova gestão do clube, ao lado de Edvaldo Soares, que já exerceu o mandato de presidente do clube e, nos últimos anos, vinha atuando como presidente do Conselho Deliberativo.
Democrata de GV agora é SAF
Wladimir Araújo, treinador de 56 anos, comandará o grupo pela terceira temporada seguida. Em 2024, ele chegou para livrar o time do rebaixamento no estadual e foi mantido para 2025, quando levou a Pantera a disputar o Inconfidência. Para este ano, o clube está classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro, assim como esteve em 2024, quando desistiu da competição.
Itabirito
Com menos de quatro anos de fundação, o Itabirito se prepara para a terceira participação consecutiva na elite do Campeonato Mineiro. Para melhorar a melhor campanha da equipe na competição – o 7º lugar de 2024, o clube buscou o retorno do treinador Marcelo Caranhato, que conquistou o título da Segunda Divisão do Mineiro pelo time em 2022.
Marcelo Caranhato, treinador do Itabirito
@leorodrigues.fc / Itabirito FC
A Arena Telê Santana, caso do time em Itabirito, está em obras. Com isso, o Gato do Mato vai mandar as partidas do Mineiro no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
North
O North Esporte Clube vai disputar a elite do Campeonato Mineiro pela primeira vez na história com apenas três anos de fundação. O time de Montes Claros garantiu o acesso após o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) homologar a vitória sobre o Patrocinense por 2 a 1, na quinta rodada do triangular final. Na final, o time de Montes Claros enfrentou a URT e se tornou campeão da Módulo 2 do Estadual depois de empatar o primeiro jogo e vencer em casa por 1 a 0.
North Esporte Clube apresentou a nova comissão técnica
Hudson Fernandes/ Inter TV
Com o pentacampeão do Mundo Kléberson como técnico, o North tem ambições maiores para o Campeonato Mineiro. Além de se manter na elite, o presidente do clube Victor Oliveira afirmou que chega ao estadual com o objetivo de conquistar uma vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Pouso Alegre
O Campeonato Mineiro será o primeiro desafio do Pouso Alegre em 2026. Com o novo calendário da CBF e com mudanças nas regras das competições, o Dragão conseguiu, por meio do ranking nacional, uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do Sul de Minas, no entanto, tenta fazer uma campanha melhor que de 2025 no Estadual. O Pousão só se livrou do rebaixamento na última rodada do Estadual e terminou em 10º lugar na classificação geral.
Danilo é apresentado como técnico do Pouso Alegre, em Minas Gerais
Romário de Barros
Para isso, o time do Sul de Minas terá o ex-meia Danilo, campeão mundial por São Paulo e Corinthians, como técnico. O Pousão também acertou com o meia Gabriel Tota, que voltará a jogar futebol profissional após mais de dois anos, depois de ser eliminado do futebol pela Fifa por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados; e o atacante Ricardo Bueno, ex-Atlético-MG e Palmeiras.
Tombense
O Tombense chega com o status de ser o atual Campeão Mineiro do interior. O Gavião Carcará vem de uma campanha sólida no Campeonato Mineiro: avançou às semifinais da competição como líder do Grupo A e assegurou o segundo título consecutivo do Mineiro do Interior. Foi a quinta conquista do Tombense no torneio, o que faz com que o clube se aproxime da Caldense, maior campeã com oito vitórias.
Apesar de um primeiro semestre promissor, o time – que terá o comando técnico de Cristóvão Borges, ex-Vasco e Corinthians – chega o Estadual depois de amargar a queda para a Série D do Campeonato Brasileiro. O Gavião, que chegou como um dos favoritos ao acesso, foi o lanterna da Série C com 14 pontos em 19 jogos e disputará a última divisão nacional em 2026.
+ Cristóvão Borges reforça carinho pelo Vasco e lamenta trabalho curto no Corinthians: “Mágoa? Jamais”
Cristóvão Borges, técnico do Tombense
Victor Souza/Tombense
Uberlândia
O Campeonato Mineiro de 2026 será a primeira competição do Uberlândia totalmente sob gestão da Sociedade Anônima do Futebol, liderada pelo empresário Fábio Mineiro. O dirigente, ex-Athletic, assumiu o controle do clube em junho de 2025, durante a disputa da Série D, e investiu em melhorias no CT Ninho do Periquito e na formação das categorias de base.
Ingro Uberlândia 2025
Giovanni Mendes/UEC
O elenco foi montado visando não apenas o estadual, mas também a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil. Velhos conhecidos da torcida, o atacante Ingro e o meia Geovane renovaram o contrato. Entre os reforços, estão o atacante Léo Reis, ex-Avaí, e o goleiro Pedro Caracoci, ex-Amazonas – os dois jogaram a Série B em 2025.
+ Elenco do Uberlândia: veja jogadores anunciados para a temporada 2026
No comando técnico, estará Jorge Castilho, técnico que levou o Maringá para a Série C e foi vice-campeão paranaense. A expectativa da torcida está alta pelo novo momento do clube, que disputa o Módulo 1 pelo terceiro ano consecutivo.
URT
Único time no Mineiro que ainda não é SAF ou clube-empresa, a URT retornou à elite com o vice-campeonato do Módulo 2 no ano passado. O clube de Patos de Minas não disputava a primeira divisão desde 2021 e busca repetir as boas campanhas de 2018 e 2019, quando chegou à semifinal do estadual e foi bicampeão do Interior.
A grande atração no elenco do Trovão Azul é o atacante Ditinho. Aos 53 anos, o maior artilheiro da história da URT, com 101 gols, renovou o contrato após o acesso e vai jogar a segunda temporada consecutiva após desistir da aposentadoria. O veterano e os companheiros serão comandados por Ito Roque, mesmo treinador que levou o time a subir de divisão.
Ditinho está de volta à URT
Guilherme Gonçalves (@gui_goncalvesx) geRead More