Guia do Sul-Mato-Grossense 2026: tudo sobre o campeonato que começa no domingo
Operário-MS é o atual campeão sul-mato-grossense
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 começa neste domingo (18). A competição mantém o mesmo formato do ano passado, com 10 clubes em turno único na primeira fase e três fases eliminatórias.
Diferente dos estaduais que contam com equipes do Brasileirão Série A, o Sul-Mato-Grossense será disputado em 15 datas, começando no dia 18 de janeiro e com término previsto para 29 de março.
✅ Siga o canal do ge MS no WhatsApp
+Veja mais notícias do esporte sul-mato-grossense
+Veja a tabela completa do Sul-Mato-Grossense
Guia Campeonato Sul-Mato-Grossense
Infoesporte/ge
Atual campeão, o Operário-MS vai em busca do tricampeonato consecutivo. O vice-campeão de 2025, Ivinhema, tenta conquistar seu segundo título estadual. Já o Pantanal busca a sua primeira taça. Esses três clubes são os representantes de Mato Grosso do Sul nas competições nacionais.
Os outros campeões estaduais presentes são Corumbaense, Costa Rica-MS, Naviraiense e Águia Negra. Também estão em busca de sua primeira conquista Bataguassu, CRA e Dourados.
Regulamento
Na primeira fase, as 10 equipes disputam turno único no sistema de pontos corridos. Os dois primeiros colocados avançam diretamente à semifinal, os times do 3º ao 6º lugar avançam à segunda fase, e os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate, nesta ordem, são:
mais vitórias;
melhor saldo de gols;
mais gols pró;
confronto direto (entre dois times);
menos cartões vermelhos;
menos cartões amarelos;
sorteio.
Segunda fase, semifinal e final são disputadas no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta e possibilidade de pênaltis.
Na final, o mando de campo do jogo de volta será da equipe com melhor campanha na média de jogos em toda a competição.
Como o número de rodadas é ímpar, alguns times vão jogar cinco ou quatro partidas em casa:
Cinco jogos como mandante: Operário-MS, Ivinhema, Pantanal, Costa Rica-MS e Dourados.
Quatro jogos como mandante: Águia Negra, Naviraiense, Corumbaense, Bataguassu e CRA.
Inscrição de jogadores
A inscrição de atletas no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 se encerra no dia útil anterior à primeira rodada da segunda fase da competição. Durante a primeira fase, o número de atletas inscritos é ilimitado. Após o término dessa etapa, cada clube poderá inscrever no máximo mais três jogadores, respeitando o prazo estabelecido no regulamento.
O regulamento também estabelece que é proibida a relação de atletas não profissionais com idade superior a 20 anos nas partidas da competição, sendo permitida a utilização apenas até a véspera do aniversário de 21 anos. Cada clube poderá relacionar na súmula até oito atletas não profissionais por partida.
Datas previstas
Primeira fase: 18 de janeiro a 1 de março
Segunda fase: 4 e 8 de março
Semifinal: 11 e 15 de março
Final: 22 e 29 de março
Vagas em outros torneios
O Campeonato Sul-Mato-Grossense rende duas vagas para a Série D de 2027, duas vagas para a Copa do Brasil 2027 e uma vaga para a Copa Centro-Oeste (Copa Verde) de 2027.
Mato Grosso do Sul tem direito a três vagas na Copa do Brasil. Uma delas será definida por meio da Copa MS, nova competição prevista pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para 2026.
Operário-MS é campeão do Sul-Mato-Grossense 2025.
Bruno Batista
Lista de campeões
Operário-MS – 14
Comercial-MS – 9
Cene – 6
Águia Negra – 4
Ubiratan – 3
Serc – 2
Corumbaense – 2
Costa Rica-MS – 2
Naviraiense – 1
Ivinhema – 1
Nova Andradina – 1
Sete de Dourados – 1
+Veja todos os campeões por ano
Como chegam os times?
Operário-MS (Campo Grande)
O time vai para seu primeiro campeonato estadual com uma nova gestão. Agora, o Operário-MS é Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e está em busca do tricampeonato consecutivo.
O Galo passou por dificuldades financeiras em 2025 e teve uma segunda parte da temporada difícil, com até paralisação de jogadores. Para 2026, contou com reforços de peso, como o volante Jonas e o meia Matheus Galdezani.
Técnico: Paulo Massaro
Mandante no Estádio das Moreninhas (Campo Grande) – 3.200 de capacidade
Campanha em 2025: campeão
Elenco do Operário-MS em treinamento
Divulgação
Ivinhema
O Azulão surpreendeu em 2025 e conseguiu chegar ao vice-campeonato com um futebol interessante. A campanha garantiu vagas para competições nacionais. Dentre os contratados estão Breno Teuschel e Rodolfo Valadares. O projeto segue sendo comandado pelo técnico Douglas Ricardo.
Fora de campo, o time vive uma indefinição se participa ou não do Campeonato Brasileiro da Série D. A diretoria encaminhou um ofício para a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) desistindo da disputa.
Técnico: Douglas Ricardo
Mandante no Estádio Saraivão (Ivinhema) – 2.800 de capacidade
Campanha em 2025: vice-campeão
Estádio Saraivão, em Ivinhema.
Divulgação/Ivinhema
Pantanal (Campo Grande)
A outra SAF da competição é o Pantanal, que vai para seu terceiro ano no futebol profissional. Ainda como Portuguesa, a equipe de Campo Grande subiu como campeã. No primeiro ano na primeira divisão, caiu na semifinal para o Operário-MS. Em 2025, caiu novamente para o Galo.
O time manteve o técnico Glauber Caldas e o volante Jean para 2026. Outros nomes presentes no elenco do ano passado são André Mascena (lateral), Edu Macedo (atacante), Júnior Henrique (zagueiro) e Pedro Neto (atacante). Neste ano, o Pantanal estreia na Copa do Brasil e deve herdar a vaga do Ivinhema na Série D.
Técnico: Glauber Caldas
Mandante no Estádio das Moreninhas (Campo Grande) – 3.200 de capacidade
Campanha em 2025: semifinal
Jean comemorando gol do Pantanal
Yasmin Soares
Águia Negra (Rio Brilhante)
O Águia Negra, de Rio Brilhante, viveu um 2025 de surpresas. Inicialmente, a diretoria trabalhava para evitar o rebaixamento, mas conseguiu passar de fase e desbancou o Dourados na segunda fase.
Para 2026, as principais novidades são o camaronês Aubin Podbang, de 21 anos, e o nigeriano Olamilekan Ibrahim, de 23. A dupla chega para reforçar o meio-campo e o ataque do time de Rio Brilhante.
Técnico: Rodrigo Cascca
Mandante no Estádio Ninho da Águia (Rio Brilhante) – 2.400 de capacidade
Campanha em 2025: semifinal
Rodrigo Cascca, técnico do Águia Negra
Divulgação/Águia Negra
Costa Rica-MS
O Costa Rica-MS também está com uma nova gestão para o ano de 2026. A equipe foi a primeira a anunciar os jogadores e o treinador para a temporada.
Os jogadores de destaque são o ídolo Bruninho e o campeão sul-mato-grossense com o Operário-MS, Fernandinho. Ele é nome de confiança do técnico escolhido para comandar a equipe, Leocir Dall’Astra, que venceu os últimos dois estaduais.
Técnico: Leocir Dall’Astra
Mandante no Estádio Laertão (Costa Rica) – 3.000 de capacidade
Campanha em 2025: segunda fase
Time do Costa Rica-MS durante treinamento
Divulgação
Dourados
A equipe participou da Copa do Brasil em 2025, mas acabou eliminada e decepcionou no Sul-Mato-Grossense ao cair na segunda fase. Para 2026, o time apostou na mescla de veteranos e jovens atletas.
Ele chega para ser uma das referências do grupo. Outro nome que chama a atenção é o zagueiro Fell, também ex-Operário-MS. O único estrangeiro do grupo é Yoel, que passou pelo Operário Atlético.
Técnico: Ariel Lanzini
Mandante no Estádio Douradão (Dourados) – 3.500 de capacidade
Campanha em 2025: segunda fase
Elenco Dourados para 2026
Marcelo Berton/@berton_shots_jpn
Corumbaense
O Carijó escapou do rebaixamento em 2025 e aposta em um elenco mais experiente para não sofrer em 2026. O goleiro José Augusto e o volante Bruno Henrique são dois nomes importantes no grupo.
A equipe encerrou o Sul-Mato-Grossense de 2025 na oitava posição, garantindo permanência na elite. Em 2026, disputará novamente o Estadual e poderá participar da Copa MS.
Técnico: Lúcio Borges
Mandante no Estádio Arthur Marinho (Corumbá) – 1.500 de capacidade
Campanha em 2025: 8º lugar na primeira fase
Estádio Arthur Marinho em Corumbá (MS) será uma das sedes
Divulgação/Corumbaense
Naviraiense
A equipe escapou do rebaixamento na última rodada em 2025 ao vencer o Coxim. A expectativa do clube é fazer uma campanha mais estável em relação à temporada passada, quando também escapou apenas na rodada final da primeira fase.
O presidente Carlos Talão destacou como meta recolocar o Naviraiense entre os representantes de Mato Grosso do Sul em competições nacionais.
Técnico: Edmar Heiler
Mandante no Estádio Virotão (Naviraí) – 2.717 de capacidade
Campanha em 2025: 7º lugar na primeira fase
Time do Naviraiense para a temporada de 2026
Ribeiro Júnior
Bataguassu
O Bataguassu foi campeão da Série B de Mato Grosso do Sul em 2025 e busca se manter na primeira divisão. O time do técnico Diego Souza decidiu não continuar com seus artilheiros Caio Vidal e Marquinhos Cambalhota para 2026.
Apesar das baixas, o clube manteve a base da equipe campeã. A espinha dorsal do elenco foi preservada com 15 atletas renovados.
Técnico: Diego Souza
Mandante no Estádio Pereirão (Bataguassu) – 1.000 de capacidade
Campanha em 2025: campeão da Série B
Bataguassu levanta a taça
Artur Gust
CRA (Aquidauana)
A equipe vai para sua estreia na primeira divisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O projeto no futebol começou em 2025 e deu certo, garantindo o acesso. O clube busca se consolidar na elite, mas teve baixas importantes.
Entre elas estão o goleiro José Augusto e o atacante Walter. Além disso, o técnico Vinícius La Porta deixou o clube. Renan Martins chegou a ser anunciado, mas não veio, e Carlos Moraes foi o escolhido para comandar a equipe.
Técnico: Carlos Moraes
Mandante no Estádio Noroeste (Aquidauana) – 2.500 de capacidade
Campanha em 2025: vice-campeão da Série B
Elenco CRA – vice-campeão estadual na Série B
Vinícius Eduardo/CRA-MS
📲 Siga o ge Mato Grosso do Sul no Instagram
Fale com o ge MS! – Quer enviar uma sugestão de pauta para o ge MS? Salve o nosso contato (67) 99933-5358 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte sul-mato-grossense. geRead More


