RÁDIO BPA

TV BPA

Henrique Dourado, Ralf, Vagner Love… veja medalhões espalhados pelo Brasil para os Estaduais

Henrique Dourado, Ralf, Vagner Love… veja medalhões espalhados pelo Brasil para os Estaduais

Central do Mercado: Ralf, ex-Corinthians e Vila Nova, conta as expectativa para 2026
Com o início da temporada, o mercado da bola está bastante movimentado no futebol brasileiro. Muitos jogadores conhecidos do grande público levarão sua experiência para clubes de menor investimento e serão a atração de suas equipes na disputa dos estaduais e de divisões inferiores do Brasileirão.
O ge preparou uma lista com algumas dessas feras e seus respectivos destinos em 2026. Confira!
+ Quem manda nos Estaduais? Veja os maiores campeões, os maiores vices e os atuais vencedores
Henrique Dourado, atacante do Botafogo-PB
João Neto/Botafogo-PB
Apodi – Brasiliense
Com equipes como Cruzeiro, Santos, Bahia, Vitória e Goiás no currículo, o lateral-direito Apodi, de 39 anos, segue em atividade. Hoje atuando no ataque, o jogador vai, mais uma vez, defender o Brasiliense, clube que tradicionalmente contrata veteranos conhecidos do grande público.
Aos 38 anos, Apodi é o novo reforço do Brasiliense para 2025
Camilo – Paulista
Após disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo-PB, o meia Camilo vai para mais um clube em 2026. O jogador de 39 anos será o grande nome do Paulista de Jundiaí na disputa da Série A3 do Estadual. Em 2025, ele defendeu o Belo e o Figueirense, sem grande desempenho. No auge, atuou por grande times como Botafogo e Internacional.
Camilo é oficialmente apresentado no Paulista
Reprodução/Instagram
+ Apresentado no Paulista, Camilo fala em adaptação rápida e traça metas para 2026
Ciel – CSA
Aos 43 anos, o centroavante Ciel permanece em atividade. Em 2026, o jogador vai, mais uma vez, atuar pelo CSA, que foi rebaixado à Série D do Brasileirão. Apesar da idade avançada, o faro de gol segue em dia: em 28 jogos pelo Ferroviário-CE em 2025, ele anotou 13 gols.
Segredo da longevidade: Ciel complementa treinos com aulas de pilates
Gabriel Pires – Portuguesa
Aos 32 anos, o meia Gabriel Pires é a principal aposta da Portuguesa para o Campeonato Paulista. Com passagens no Brasil por equipes como Fluminense e Botafogo, o jogador ficou boa parte da carreira no exterior, onde atuou em clubes como Benfica, Leganés (Espanha) e Al-Gharafa (Catar).
Gabriel Pires foi o primeiro reforço da Lusa para 2026
Divulgação / Portuguesa SAF
Henrique Almeida – Gama
Cria da base do São Paulo e com passagens por clubes como Botafogo, Bahia, Coritiba e Grêmio, o centroavante tem um novo clube para 2026. Após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Amazonas, o atacante vai vestir a camisa do Gama nesta temporada. O atleta de 34 anos é a aposta de gols do time candango em busca do bicampeonato estadual.
Henrique Almeida treinando no Gama
Filipe Fonseca/@fillipeffoto
Henrique Dourado – Botafogo-PB
Artilheiro do Brasileirão em 2017, pelo Fluminense, com 18 gols, Henrique Dourado vai atuar pela terceira temporada consecutiva no Botafogo-PB. Após marcar oito gols em 2025, o Ceifador, que também passou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, é a aposta do Belo para voltar a ganhar o Campeonato Paraibano após seis anos.
Henrique Dourado fala sobre carreira e relação com o Botafogo-PB
Jaílson – Bandeirante
Aposentado desde 2022, quando atuou pelo América-MG, o goleiro Jaílson está volta ao futebol profissional. O arqueiro de 44 anos vai jogar a Série A3 do Campeonato Paulista pelo Bandeirante. O jogador viveu seu auge no Palmeiras. Apesar não ter sido titular em parte de sua trajetória no clube, conquistou títulos importantes como a Libertadores, em 2021, e dois Campeonatos Brasileiros.
Bandeirante de Birigui anuncia contratação do goleiro Jailson, ex-Palmeiras
Jean Pyerre – Brasiliense
Prodígio na base do Grêmio, o meio-campista Jean Pyerre vai atuar no Brasiliense em 2026. Aos 27 anos, o atleta vem de uma temporada sem muito destaque pelo Ypiranga-RS, onde disputou 25 jogos e marcou apenas um gol. Em 2022, o atleta ficou marcado por anunciar a sua aposentadoria com apenas 24 anos. No entanto, voltou a jogar em 2024, com a camisa do Ituano.
Jean Pyerre em treino do Brasiliense
Lucas Rodrigues/Brasiliense
+ Ex-Grêmio, Jean Pyerre denuncia ataque racista em rede social
Luan – Gama
Tricampeão brasileiro (duas vezes pelo Cruzeiro e uma pelo Palmeiras), o atacante Luan é outro atacante com passagens por clubes tradicionais que vai reforçar o Gama no Campeonato Brasiliense. O experiente jogador de 37 anos se junta a Henrique Almeida para formar o ataque verde em 2026.
Luan fala sobre a adaptação no Gama e o momento da equipe
Neto Berola – Ituano
Com passagens por Atlético-MG, pelo qual foi campeão da Libertadores em 2013, Coritiba, Santos e Vitória, o atacante Neto Berola terá em 2026 a sua quinta temporada pelo Ituano. No ano passado, o jogador de 38 anos teve boa performance: balançou as redes adversárias 13 vezes.
Neto Berola comemora gol do Ituano contra o Ypiranga
Miguel Schincariol/Ituano FC
Ralf – Guarani
Campeão da Libertadores e do Mundial com a camisa do Corinthians, o volante Ralf mudou de time. Após quatro temporadas atuando pelo Vila Nova, o atleta de 41 anos está de volta ao futebol de São Paulo. Ele chega para trazer experiência e comandar o meio-campo do Guarani, que encara o Paulistão, a Copa do Brasil e a Série C em 2026.
Initial plugin text
Ricardo Bueno – Pouso Alegre
Outro centroavante que segue em atividade é Ricardo Bueno. Aos 38 anos, ele foi anunciado como grande reforço do Pouso Alegre para a temporada 2026, na qual o clube vai disputar o Campeonato Mineiro e o Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2025, com as camisas de América-RN e Ypiranga, anotou apenas três gols.
Ricardo Bueno é anunciado como reforço do Pouso Alegre
Redes sociais/Pouso Alegre Oficial
Rogério – Nacional de Patos
Conhecido como o “Neymar do Nordeste” após passagens de sucesso por Náutico, Sport e Vitória, o atacante Rogério vai disputar o Campeonato Paraibano pelo Nacional de Patos. Aos 35 anos, o jogador retorna ao time paraibano após atuar no Belo Jardim-PE, sem muito brilho. O ponta é uma das apostas do Canário do Sertão para surpreender os grandes no certame estadual.
Rogério atuando pelo Nacional de Patos
Éder Souza / Nacional de Patos
+ Lembra dele? Ex-Botafogo e São Paulo, Neymar do Nordeste vira artilheiro da várzea na Paraíba

Thiago Ribeiro – Oratório
Bicampeão brasileiro pelo São Paulo, o atacante Thiago Ribeiro vai reforçar o Oratório na disputa do Campeonato Amapaense. O clube aposta na experiência do jogador para voltar a conquistar o estadual, coisa que não acontece desde 2012. Em 2025, o atleta vestiu as camisas de Nova Mutum e Rio Branco-SP e anotou três gols.
Initial plugin text
Vanderlei – Água Santa
Após atuar em gigantes do futebol brasileiro como Grêmio, Santos e Grêmio, o goleiro Vanderlei não quer saber de aposentadoria. Aos 41 anos, o arqueiro acertou com o Água Santa para a Série A2 do Campeonato Paulista. O clube conta com a experiência do atleta para retornar à elite do Paulistão.
Vanderlei acertou com o Água Santa
Reprodução/Redes Sociais
Vagner Love – Retrô
Aos 41 anos, Vagner Love se recusa a pensar em aposentadoria. O atacante, que acumula passagens por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Seleção Brasileira, vai novamente atuar pelo Retrô em 2026. No ano passado, ele chegou ao clube para a disputa da Série C do Brasileirão e teve atuação discreta Com apenas um gol em 12 jogos, ele viu a equipe ser rebaixada na competição nacional.
Vagner Love continua no Retrô para 2026
Divulgação / Retrô
+ Apresentado, Vagner Love explica escolha pelo Retrô aos 41 anos: “Quero muito fazer história”
Victor Ramos – Juazeirense
Campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras em 2025 e com passagens por clubes importantes como Vasco, Vitória, Goiás e Chapecoense, Victor Ramos segue em atividade e vai disputar o Campeonato Baiano pela Juazeirense. Aos 36 anos, o zagueiro chega ao time do interior da Bahia após passagem de pouco brilho pelo Rio Branco-PR.
Victor Ramos se declara ao Vitória e revela sonho de encerrar a carreira no rubro-negro
Walter – Atlético-BA
Magrinho e motivado. Assim o atacante Walter chegou ao Atlético de Alagoinhas para a disputa do Campeonato Baiano. Em 2025, vestiu as camisas de Guarany-AL, Tupy-GO e CRA-MS, somando seis gols na temporada. O atacante tem passagens por clubes como Porto, de Portugal, além de Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Athletico-PR e Vitória.
Walter vai defender o Atlético de Alagoinhas em 2026
Reprodução / TV Bahia geRead More