Henrique Dourado, Ralf, Vagner Love… veja medalhões espalhados pelo Brasil para os Estaduais
Central do Mercado: Ralf, ex-Corinthians e Vila Nova, conta as expectativa para 2026
Com o início da temporada, o mercado da bola está bastante movimentado no futebol brasileiro. Muitos jogadores conhecidos do grande público levarão sua experiência para clubes de menor investimento e serão a atração de suas equipes na disputa dos estaduais e de divisões inferiores do Brasileirão.
O ge preparou uma lista com algumas dessas feras e seus respectivos destinos em 2026. Confira!
+ Quem manda nos Estaduais? Veja os maiores campeões, os maiores vices e os atuais vencedores
Henrique Dourado, atacante do Botafogo-PB
João Neto/Botafogo-PB
Apodi – Brasiliense
Com equipes como Cruzeiro, Santos, Bahia, Vitória e Goiás no currículo, o lateral-direito Apodi, de 39 anos, segue em atividade. Hoje atuando no ataque, o jogador vai, mais uma vez, defender o Brasiliense, clube que tradicionalmente contrata veteranos conhecidos do grande público.
Aos 38 anos, Apodi é o novo reforço do Brasiliense para 2025
Camilo – Paulista
Após disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo-PB, o meia Camilo vai para mais um clube em 2026. O jogador de 39 anos será o grande nome do Paulista de Jundiaí na disputa da Série A3 do Estadual. Em 2025, ele defendeu o Belo e o Figueirense, sem grande desempenho. No auge, atuou por grande times como Botafogo e Internacional.
Camilo é oficialmente apresentado no Paulista
Reprodução/Instagram
+ Apresentado no Paulista, Camilo fala em adaptação rápida e traça metas para 2026
Ciel – CSA
Aos 43 anos, o centroavante Ciel permanece em atividade. Em 2026, o jogador vai, mais uma vez, atuar pelo CSA, que foi rebaixado à Série D do Brasileirão. Apesar da idade avançada, o faro de gol segue em dia: em 28 jogos pelo Ferroviário-CE em 2025, ele anotou 13 gols.
Segredo da longevidade: Ciel complementa treinos com aulas de pilates
Gabriel Pires – Portuguesa
Aos 32 anos, o meia Gabriel Pires é a principal aposta da Portuguesa para o Campeonato Paulista. Com passagens no Brasil por equipes como Fluminense e Botafogo, o jogador ficou boa parte da carreira no exterior, onde atuou em clubes como Benfica, Leganés (Espanha) e Al-Gharafa (Catar).
Gabriel Pires foi o primeiro reforço da Lusa para 2026
Divulgação / Portuguesa SAF
Henrique Almeida – Gama
Cria da base do São Paulo e com passagens por clubes como Botafogo, Bahia, Coritiba e Grêmio, o centroavante tem um novo clube para 2026. Após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Amazonas, o atacante vai vestir a camisa do Gama nesta temporada. O atleta de 34 anos é a aposta de gols do time candango em busca do bicampeonato estadual.
Henrique Almeida treinando no Gama
Filipe Fonseca/@fillipeffoto
Henrique Dourado – Botafogo-PB
Artilheiro do Brasileirão em 2017, pelo Fluminense, com 18 gols, Henrique Dourado vai atuar pela terceira temporada consecutiva no Botafogo-PB. Após marcar oito gols em 2025, o Ceifador, que também passou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, é a aposta do Belo para voltar a ganhar o Campeonato Paraibano após seis anos.
Henrique Dourado fala sobre carreira e relação com o Botafogo-PB
Jaílson – Bandeirante
Aposentado desde 2022, quando atuou pelo América-MG, o goleiro Jaílson está volta ao futebol profissional. O arqueiro de 44 anos vai jogar a Série A3 do Campeonato Paulista pelo Bandeirante. O jogador viveu seu auge no Palmeiras. Apesar não ter sido titular em parte de sua trajetória no clube, conquistou títulos importantes como a Libertadores, em 2021, e dois Campeonatos Brasileiros.
Bandeirante de Birigui anuncia contratação do goleiro Jailson, ex-Palmeiras
Jean Pyerre – Brasiliense
Prodígio na base do Grêmio, o meio-campista Jean Pyerre vai atuar no Brasiliense em 2026. Aos 27 anos, o atleta vem de uma temporada sem muito destaque pelo Ypiranga-RS, onde disputou 25 jogos e marcou apenas um gol. Em 2022, o atleta ficou marcado por anunciar a sua aposentadoria com apenas 24 anos. No entanto, voltou a jogar em 2024, com a camisa do Ituano.
Jean Pyerre em treino do Brasiliense
Lucas Rodrigues/Brasiliense
+ Ex-Grêmio, Jean Pyerre denuncia ataque racista em rede social
Luan – Gama
Tricampeão brasileiro (duas vezes pelo Cruzeiro e uma pelo Palmeiras), o atacante Luan é outro atacante com passagens por clubes tradicionais que vai reforçar o Gama no Campeonato Brasiliense. O experiente jogador de 37 anos se junta a Henrique Almeida para formar o ataque verde em 2026.
Luan fala sobre a adaptação no Gama e o momento da equipe
Neto Berola – Ituano
Com passagens por Atlético-MG, pelo qual foi campeão da Libertadores em 2013, Coritiba, Santos e Vitória, o atacante Neto Berola terá em 2026 a sua quinta temporada pelo Ituano. No ano passado, o jogador de 38 anos teve boa performance: balançou as redes adversárias 13 vezes.
Neto Berola comemora gol do Ituano contra o Ypiranga
Miguel Schincariol/Ituano FC
Ralf – Guarani
Campeão da Libertadores e do Mundial com a camisa do Corinthians, o volante Ralf mudou de time. Após quatro temporadas atuando pelo Vila Nova, o atleta de 41 anos está de volta ao futebol de São Paulo. Ele chega para trazer experiência e comandar o meio-campo do Guarani, que encara o Paulistão, a Copa do Brasil e a Série C em 2026.
Initial plugin text
Ricardo Bueno – Pouso Alegre
Outro centroavante que segue em atividade é Ricardo Bueno. Aos 38 anos, ele foi anunciado como grande reforço do Pouso Alegre para a temporada 2026, na qual o clube vai disputar o Campeonato Mineiro e o Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2025, com as camisas de América-RN e Ypiranga, anotou apenas três gols.
Ricardo Bueno é anunciado como reforço do Pouso Alegre
Redes sociais/Pouso Alegre Oficial
Rogério – Nacional de Patos
Conhecido como o “Neymar do Nordeste” após passagens de sucesso por Náutico, Sport e Vitória, o atacante Rogério vai disputar o Campeonato Paraibano pelo Nacional de Patos. Aos 35 anos, o jogador retorna ao time paraibano após atuar no Belo Jardim-PE, sem muito brilho. O ponta é uma das apostas do Canário do Sertão para surpreender os grandes no certame estadual.
Rogério atuando pelo Nacional de Patos
Éder Souza / Nacional de Patos
+ Lembra dele? Ex-Botafogo e São Paulo, Neymar do Nordeste vira artilheiro da várzea na Paraíba
Thiago Ribeiro – Oratório
Bicampeão brasileiro pelo São Paulo, o atacante Thiago Ribeiro vai reforçar o Oratório na disputa do Campeonato Amapaense. O clube aposta na experiência do jogador para voltar a conquistar o estadual, coisa que não acontece desde 2012. Em 2025, o atleta vestiu as camisas de Nova Mutum e Rio Branco-SP e anotou três gols.
Initial plugin text
Vanderlei – Água Santa
Após atuar em gigantes do futebol brasileiro como Grêmio, Santos e Grêmio, o goleiro Vanderlei não quer saber de aposentadoria. Aos 41 anos, o arqueiro acertou com o Água Santa para a Série A2 do Campeonato Paulista. O clube conta com a experiência do atleta para retornar à elite do Paulistão.
Vanderlei acertou com o Água Santa
Reprodução/Redes Sociais
Vagner Love – Retrô
Aos 41 anos, Vagner Love se recusa a pensar em aposentadoria. O atacante, que acumula passagens por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Seleção Brasileira, vai novamente atuar pelo Retrô em 2026. No ano passado, ele chegou ao clube para a disputa da Série C do Brasileirão e teve atuação discreta Com apenas um gol em 12 jogos, ele viu a equipe ser rebaixada na competição nacional.
Vagner Love continua no Retrô para 2026
Divulgação / Retrô
+ Apresentado, Vagner Love explica escolha pelo Retrô aos 41 anos: “Quero muito fazer história”
Victor Ramos – Juazeirense
Campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras em 2025 e com passagens por clubes importantes como Vasco, Vitória, Goiás e Chapecoense, Victor Ramos segue em atividade e vai disputar o Campeonato Baiano pela Juazeirense. Aos 36 anos, o zagueiro chega ao time do interior da Bahia após passagem de pouco brilho pelo Rio Branco-PR.
Victor Ramos se declara ao Vitória e revela sonho de encerrar a carreira no rubro-negro
Walter – Atlético-BA
Magrinho e motivado. Assim o atacante Walter chegou ao Atlético de Alagoinhas para a disputa do Campeonato Baiano. Em 2025, vestiu as camisas de Guarany-AL, Tupy-GO e CRA-MS, somando seis gols na temporada. O atacante tem passagens por clubes como Porto, de Portugal, além de Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Athletico-PR e Vitória.
Walter vai defender o Atlético de Alagoinhas em 2026
Reprodução / TV Bahia geRead More


