RÁDIO BPA

TV BPA

João Fonseca cai na estreia e se despede do Australian Open

João Fonseca cai na estreia e se despede do Australian Open

João Fonseca treina em Melbourne para o Australian Open
Na estreia pelo Australian Open, o brasileiro João Fonseca foi superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri e se despediu do torneio logo na primeira rodada. A partida terminou com vitória de Spizzirri por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2 em 2h41 de duração, em duelo realizado em Melbourne.
+ Confira os rankings atualizados
+ Novak Djokovic domina espanhol e alcança 100ª vitória no Australian Open
+ Australian Open tem premiação recorde e vai distribuir mais de R$ 400 milhões
O jogo
João Fonseca iniciou a partida com bom aproveitamento no saque e confirmou seus games com autoridade. Do outro lado, Eliot Spizzirri manteve consistência nas trocas do fundo de quadra, forçando Fonseca a buscar definições rápidas dos pontos. A estratégia acabou favorecendo o americano, que soube explorar os riscos do brasileiro. Apesar da vantagem nos winners — 13 a 4 para o brasileiro —, Fonseca cometeu mais erros não forçados:14 contra 5. No décimo game, Spizzirri conseguiu a quebra decisiva — e única do set — e fechou por 6/4, após 42 minutos de disputa. Esta foi a primeira vez, em cinco Grand Slams, que o brasileiro perdeu um set em estreias.

+ Bia Haddad perde na estreia do Australian Open e começa a temporada de 2026 sem vitórias
+ Cabeças de chave no Australian Open, Fonseca e outros sub-20 podem ameaçar “Big Two”
João Fonseca estreia contra Eliot Spizzirri no Australian Open
Getty Images
No segundo set, João Fonseca assumiu o controle desde o início. Logo no primeiro game, o brasileiro quebrou o saque de Eliot Spizzirri e abriu vantagem no placar. Na sequência, salvou mais um break point com uma paralela de direita e confirmou o serviço para fazer 2/0. Spizzirri reagiu com três aces e diminuiu para 2/1, mas Fonseca voltou a confirmar o saque e ampliou para 3/1. No quinto game, Fonseca conseguiu nova quebra, fez 4/1 e, empurrado pela forte presença da torcida brasileira no Melbourne Park, abriu 5/1. O americano ainda confirmou o serviço, mas João sacou em seguida e fechou o set com autoridade em 6/2. Destaque para os erros não forçados. Dessa vez, foram apenas quatro para o brasileiro, contra oito do americano.
No terceiro set, Eliot Spizzirri dominou as ações e não deu espaço para reação do brasileiro João Fonseca. Com duas quebras de serviço, o americano impôs um ritmo forte desde os primeiros games e fechou a parcial com tranquilidade em 6/1. Os números refletiram a superioridade: Spizzirri terminou o set com 14 winners, contra 4 de Fonseca, além de cometer apenas quatro erros não forçados, enquanto o brasileiro somou 11.
No quarto set, Spizzirri quebrou o serviço de Fonseca por duas vezes e abriu 4 a 1. O brasileiro pediu atendimento médico, por conta de um desconforto quando precisava fazer força com a perna esquerda. Sem dificuldades, impondo um forte ritmo, o americano não teve dificuldades para fechar em 6/2 e dar números finais ao jogo.
O Australian Open foi o primeiro torneio de João Fonseca no ano. Ele disputaria duas competições antes, Brisbane e Adelaide, mas desistiu em consequência de dores na lombar. O brasileiro foi o cabeça de chave 28 do primeiro Grand Slam da temporada. No ranking usado para fechar os pré-classificados do Australian Open, João estava em 30º lugar mas se beneficiou de duas desistências de tenistas a sua frente na lista (o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune) para ser o 28º.
+ Federer vence número 13 do mundo em treino antes do Australian Open aos 44 anos
+ Canadense sai de cadeira de rodas após lesão no Australian Open; fotos
+ Eliot Spizzirri: quem é o nº 89 do mundo, adversário de João Fonseca na estreia do Australian Open
Em fevereiro, o carioca de 19 anos defende pontos pelo título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro. Na semana seguinte, de 14 a 22 de fevereiro, estará no Rio Open. geRead More