Lavega valoriza início no Coritiba, vê “match” com Ronier e mira sequência maior que no Flu
As consequências do primeiro Athletiba de 2026
Recém-chegado ao Coritiba, o atacante uruguaio Joaquín Lavega vai aproveitando bem as chances neste início no clube. Titular nos dois jogos em que o Coxa utilizou o time principal no Paranaense, ele vem ganhando espaço e deu a assistência para o gol da vitória no clássico com o Athletico, marcado por Lucas Ronier.
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Aos 20 anos, Lavega admite que ainda vai se adaptando ao estilo do futebol brasileiro. O jovem uruguaio foi contratado pelo Fluminense no ano passado, após se destacar pelo River Plate, do Uruguai, em 2024, com 12 gols em 37 jogos.
No Tricolor carioca, porém, ele teve pouco espaço e fez apenas cinco jogos na última temporada. Emprestado ao Coritiba, o atacante busca agora uma sequência maior.
– Quando cheguei ao Fluminense, eu sabia que tinha que trabalhar muito. Venho de um país onde o futebol não é tão desenvolvido. Tive que me preparar mais, trabalhar muito, e acho que isso também me trouxe até aqui. Venho mostrar o que sou e dar o melhor de mim. Hoje em dia estou aqui, estou pensando no Coritiba, Minha cabeça está aqui – disse Lavega, em entrevista coletiva.
– A grande diferença é o ritmo do jogo. Aqui se joga muito mais, por mais tempo. Lá [no Uruguai] é mais pausado. Neste ano estou pronto para jogar. O ano passado foi de muito trabalho, e cheguei bem preparado para competir. Este ano pretendo jogar muito – comentou.
Lavega, atacante do Coritiba no jogo contra o Maringá
JP Pacheco/Coritiba
Características e “match” com Ronier
Sobre a maneira que prefere jogar, Lavega detalhou as principais características e como procura se posicionar em campo. Estilo que vai combinando bem com Lucas Ronier, algo que o atacante vê de forma positiva.
– Eu me destaco muito jogando por fora. Gosto do um contra um, da velocidade até o fim do campo e depois o cruzamento. Como acho que se viu no jogo, também consigo finalizar – explicou.
– Estou dando “match” para ele, isso vai melhorar ele também. Fora da brincadeira, ele é um grande jogador, já demonstrou muito isso. Estou feliz de jogar com ele também, nos entendemos muito bem dentro e fora do campo. Ele está ajudando também a me integrar muito no grupo, e espero que essa dupla traga muitas alegrias ao torcedor – comemorou.
Athletico 0 x 1 Coritiba: assista ao gol do jogo pelo Paranaense 2026
Estilo de Seabra
Lavega também falou sobre o estilo adotado pelo técnico Fernando Seabra no Coritiba, com pressão na saída de bola e com transição rápida para o ataque.
– Temos uma defesa muito boa e depois a gente, que joga de atacante ou por fora, tem um estilo de jogo que dá para pressionar e dá também para contra-atacar. Temos jogadores muito bons para pegar a bola e levar para frente, e também que fazem movimentos e rupturas muito boas. Temos que aproveitar isso – avaliou.
– É algo que se está treinando. Sabemos que não é sempre durante o jogo, mas em momentos determinados. Temos jogadores para marcar e pressionar, então acho que está dando certo – completou.
Lavega deve ser titular novamente contra o São Joseense, nesta quarta-feira, às 20h, no Couto Pereira, pela quinta rodada do Paranaense. O Coritiba é o líder do Grupo A do estadual, com sete pontos somados. Em caso de vitória, o Verdão garante a classificação antecipada às quartas de final do Paranaense. geRead More


