Lei do Ex ataca, Bucs vencem Panthers e adiam definição da NFC Sul
O Tampa Bay Buccaneers empurrou a decisão da última vaga da conferência NFC nos playoffs para o domingo (4), ao vencer em casa o Carolina Panthers por 16 a 14, neste sábado (3), em Tampa, Flórida (EUA). Empatado com o rival com oito vitórias e nove derrotas, o bicampeão da NFL agora precisa torcer por uma vitória do New Orleans Saints sobre o Atlanta Falcons no domingo, ou por um empate, para assegurar sua classificação à pós-temporada.
Jogadores do Tampa Bay Buccaneers comemoram field goal perdido pelo Carolina Panthers
Kevin Sabitus/Getty Images
Entendendo a matemática
O resultado deste sábado deixou Tampa Bay e Carolina com a mesma campanha, iguais no confronto direto com uma vitória para cada lado (os Panthers venceram o primeiro duelo entre os times, em dezembro) e no segundo critério de desempate (campanha dentro da divisão, com 3-3 para ambos os times). No terceiro critério de desempate (campanha em jogos em comum), os Buccaneers levam vantagem, com uma vitória a mais.
Porém, caso o Atlanta Falcons vença os Saints no domingo, a equipe também teria oito vitórias e nove derrotas, criando um empate triplo no topo da NFC Sul. Neste caso, os Panthers levariam vantagem no confronto direto entre as três equipes, com três vitórias e uma derrota, e ficariam com o título da NFC Sul e a vaga nos playoffs.
Rodada final da NFL define últimas vagas nos playoffs e liderança das conferências; veja cenários
Sorte e 4 mil computadores: como a NFL monta sua tabela
Lei do Ex
O quarterback Baker Mayfield teve uma temporada tumultuada com os Panthers em 2022, com uma vitória e cinco derrotas, e foi dispensado pela equipe antes do final do campeonato. Desde 2023, ele se reinventou com os Buccaneers. E após um 2025 de altos e baixos, começou 2026 com uma atuação digna de playoffs. Debaixo de chuva forte no primeiro tempo, Mayfield manteve jogadas vivas com as pernas, acertou passes improvisados e fez o necessário para vencer a partida.
Baker Mayfield (6), quarterback do Tampa Bay Buccaneers, corre com a bola contra o Carolina Panthers
Kevin Sabitus/Getty Images
Logo na primeira campanha, o quarterback marcou o touchdown em um passe de 18 jardas para Cade Otton e comemorou sinalizando que “eu estou aqui”. Foi seu único passe para touchdown e ele também sofreu uma interceptação, mas ele completou ainda 16 de 22 passes para 203 jardas e conquistou 31 jardas em quatro corridas.
Momentos-chave
Com os Panthers montando uma reação e ameaçando a virada, o novato Jacob Parrish interceptou Bryce Young na reta final do segundo período para resgatar o momento a favor dos Buccaneers. Mayfield colocou o time em condições de chutar um field goal com uma jogada espetacular em que fugiu de seguidos tackles e passou a bola no limite, e Chase McLaughlin anotou o chute de 36 jardas para deixar os anfitriões à frente por 13 a 7 no intervalo.
Buffalo Bills pede ajuda da torcida para retirar neve do estádio antes do jogo
Jogador dos Patriots é acusado de estrangulamento e agressão
No início do terceiro quarto, Ryan Fitzgerald errou um field goal de 54 jardas para os Panthers que diminuiria a desvantagem a três pontos. Pouco depois, uma controversa penalidade por interferência de passe ofensiva contra Tetairoa McMillan matou uma campanha promissora dos visitantes. Tampa Bay ampliou sua vantagem a nove pontos com um field goal de 48 jardas convertido por McLaughlin no início do quarto período.
Um fumble de Rico Dowdle matou uma campanha em que Carolina estava a 20 jardas da endzone. Os Panthers ainda encostaram com um touchdown a 2min27s do final, mas Mayfield conquistou uma primeira descida crucial e gastou o relógio, deixando apenas 16 segundos para os visitantes tentarem a virada. Não foi o suficiente.
O que vem a seguir
Tanto Tampa Bay quanto Carolina estarão grudados à TV neste domingo (4) a partir de 15h (horário de Brasília), quando o Atlanta Falcons recebe o New Orleans Saints. Uma vitória dos Saints ou um empate classificam os Buccaneers; um triunfo dos Falcons classifica os Panthers. Quem passar entra nos playoffs como campeão da NFC Sul e com mando de campo na rodada de Wild Card, onde o adversário deve ser o perdedor entre Seattle Seahawks e San Francisco 49ers, jogo da noite deste sábado, mas pode ser também o Los Angeles Rams, caso a equipe angelina vença o Arizona Cardinals no domingo e os Niners percam para os Seahawks. geRead More


