LNB pune o Pato Basquete e suspende membros após agressão a árbitro em jogo do NBB
Árbitro é agredido após partida do NBB
O Pato Basquete foi punido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) por conta do episódio de agressão ao árbitro Diego Chiconato, após o jogo contra o Caxias do Sul, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time paranaense terá que jogar com portões fechados os próximos jogos da competição. Além disso, três membros do clube foram suspensos pelas agressões.
Logo após o fim da partida Pato 85 x 91 Caxias do Sul, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco, o árbitro Diego Chiconato foi agredido por três pessoas e chegou a ir ao chão. Em vídeos postados por torcedores, Diego se levanta após ter levado chutes e jogadores do Pato ajudaram a conter os agressores. A polícia, logo depois, entrou em quadra e cercou os três envolvidos na briga.
As punições foram divulgadas pela LNB, em nota, na noite deste sábado. A Liga destacou que “em razão da mais absoluta ausência de condições de segurança do ginásio”, tomou a decisão de que “todas as partidas de mando da equipe Pato Basquete serão realizadas com portões fechados”, com a presença apenas de pessoas envolvidas nos jogos.
O Pato terá, ainda segundo a LNB, que apresentar até segunda-feira o “Boletim de Ocorrência lavrado em face de todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão contra a equipe de arbitragem da partida em referência”.
Além disso, a Liga informou que “Marcelo Pastorello – Vice-Presidente e Diretor / Representante, Alexandre Kopp – Supervisor, Daniel Bertol – Diretor e Guilherme Augusto Granzotto – Suplente do Conselho Fiscal”, suspeitos de envolvimento nas agressões, estão suspensos por tempo indeterminado.
A Liga também lamentou os fatos ocorridos e informou que está “prestando todo suporte aos árbitros agredidos, que, logo após a partida, receberam cuidados médicos e registraram Boletim de Ocorrência”. Ainda conforme a nota, “apesar de abalados pelos lamentáveis fatos, todos passam bem”.
Árbitro é agredido no NBB
Reprodução
Em nota publicada na tarde deste sábado, o Pato Basquete ressaltou “que o projeto todo se baseia no respeito às leis e regulamentos, repudiando todo e qualquer ato de violência, de qualquer natureza” e que “os envolvidos já prestaram seus esclarecimentos às autoridades competentes”.
Além disso, o clube prosseguiu dizendo que “confia que a verdade e justiça dos fatos será evidenciada, ressaltando que colabora para a melhor solução ao caso” e que enfatiza o “compromisso com a paz no esporte e com a segurança de todos os torcedores, famílias e profissionais participantes do evento”.
O próximo jogo do Pato Basquete em casa pelo NBB será na segunda-feira, contra o União Corinthians, às 19h30. O time paranaense está em 15º na tabela.
A Polícia Militar informou que duas pessoas foram encaminhadas à delegacia após as agressões em quadra. Segundo a PM, “após a contenção da confusão, foi constatado que um dos árbitros apresentava lesões na região da boca, além de arranhões no pescoço”.
Ainda conforme a polícia, “diante das lesões constatadas e da manifestação de interesse da vítima em representar criminalmente pelos fatos, as partes envolvidas foram encaminhadas ao batalhão da Polícia Militar para a lavratura de termo circunstanciado”. Os suspeitos foram ouvidos e vão responder em liberdade.
O ge não conseguiu contato com o Marcelo Pastorello, Alexandre Kopp e Guilherme Augusto Granzotto, suspensos pelo episódio de agressão. A nota será atualizada assim que eles se posicionarem sobre o caso.
Veja a nota completa da LNB:
A Liga Nacional de Basquete lamenta os fatos ocorridos na noite desta sexta-feira no jogo entre Pato Basquete e Caxias do Sul Basquete.
A LNB está prestando todo suporte aos árbitros agredidos, que, logo após a partida, receberam cuidados médicos e registraram Boletim de Ocorrência. Apesar de abalados pelos lamentáveis fatos, todos passam bem.
A LNB reafirma que não há espaço para violência nos ambientes esportivos e que seguirá trabalhando para preservar os valores inegociáveis do esporte.
Assim que recebeu todas as evidências referentes ao caso, a Presidência da LNB também atuou dentro de suas competências previstas no Estatuto da LNB e no Regulamento no NBB Caixa 2025/2026 tomar e comunicar as seguintes decisões:
1 – Em razão da mais absoluta ausência de condições de segurança do ginásio da equipe Pato Basquete, mas também considerando a logística para deslocamento dos adversários da referida equipe nas próximas partidas do NBB, vimos pela presente determinar que até decisão em contrário ou deliberação do Tribunal de Justiça Desportiva da LNB, todas as partidas de mando da equipe Pato Basquete serão realizadas com portões fechados, sendo permitida apenas a presença de membros da comissão técnica identificados e corpo técnico da entidade, sem a presença de dirigentes em razão da verificação cautelar de sua participação nos fatos.
Todos os que adentrarem ao Ginásio deverão apresentar documento de identificação ao representante da partida.
2 – Por decisão administrativa da Liga Nacional de Basquete e para fins de subsidiar os procedimentos da Justiça Desportiva no que tange aos artigos do CBJD aplicáveis ao caso, a equipe Pato Basquete deverá, no prazo de até o próximo dia 12 de janeiro de 2026, apresentar Boletim de Ocorrência lavrado em face de todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão contra a equipe de arbitragem da partida em referência. O não cumprimento de tal determinação no prazo estipulado ensejará a tomada das medidas cabíveis no âmbito da Justiça Desportiva e medidas previstas no estatuto da Liga Nacional de Basquete.
3 – As pessoas já identificadas nas imagens às quais a Liga Nacional de Basquete já teve acesso, quais sejam Marcelo Pastorello – Vice-Presidente e Diretor / Representante, Alexandre Kopp – Supervisor, Daniel Bertol – Diretor e Guilherme Augusto Granzotto – Suplente do Conselho Fiscal estão a partir deste ato e por tempo indeterminado, ou até ulterior decisão da justiça desportiva, impedidos de comparecer a qualquer evento organizado pela Liga Nacional de Basquete, incluindo partidas de quaisquer competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete, eventos de lançamento ou encerramento de quaisquer competições e/ou reuniões de quaisquer natureza, organizadas pela Liga Nacional de Basquete.
As medidas acima mencionadas entram em vigor imediatamente.
Sem prejuízo de tudo o quanto acima exposto, a Liga Nacional de Basquete informa que realizará na data de hoje a remessa de todos os elementos sobre os fatos ocorridos para instauração do procedimento junto aos Tribunais de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete.
Veja a nota do Pato Basquete:
O Pato Basquete vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos no jogo contra o Caxias do Sul e após o término da partida, ressaltando que o projeto todo se baseia no respeito às leis e regulamentos, repudiando todo e qualquer ato de violência, de qualquer natureza. Os envolvidos já prestaram seus esclarecimentos às autoridades competentes e o Pato Basquete confia que a verdade e justiça dos fatos será evidenciada, ressaltando que colabora para a melhor solução ao caso. Enfatizamos também o nosso compromisso com a paz no esporte e com a segurança de todos os torcedores, famílias e profissionais participantes do evento.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr geRead More


