RÁDIO BPA

TV BPA

Marcas, armas e momento: como chega o Bahia para o Campeonato Brasileiro 2026

Marcas, armas e momento: como chega o Bahia para o Campeonato Brasileiro 2026

Segue o BAba projeta Brasileiro do Bahia: “Entra para brigar por primeiras posições”
O Bahia chega ao Campeonato Brasileiro 2026 com a expectativa de subir degraus e alcançar ao uma vaga direta direta na Libertadores, algo que quase aconteceu nas duas últimas edições com as classificações seguidas para a fase prévia. O Tricolor estreia nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Corinthians, na Vila Belmiro.
Em momento de ascensão desde o início da parceria com o Grupo City, o Tricolor conta com o longevo trabalho de Rogério Ceni (desde setembro de 2023) e um elenco entrosado para alcançar voos mais altos nesta Série A.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Tricolor em 2026
Everton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre
Letícia Martins / Divulgação / EC Bahia
Marcas a serem batidas e campanha fora de casa
O Bahia vem de um Brasileirão com uma série de marcas alcançadas. O Tricolor fez sua melhor pontuação (60 pontos) e colocação (7º lugar) na era dos pontos corridos. Também emplacou os seus melhores números no primeiro turno (33 pontos), além do recorde pessoal de vitórias em casa (45 pontos).
Mas o Bahia tem uma outra marca para superar em 2026: o desempenho como visitante. O Tricolor teve apenas 26% de aproveitamento em jogos fora de casa do Brasileiro do ano passado, algo que foi crucial para a não classificação direta à fase de grupos da Libertadores.
Ademir e Willian José comemoram gol pelo Bahia
Letícia Martins/ EC Bahia
Principais armas
Everton Ribeiro
Everton Ribeiro, Iago Borduchi e Ademir durante treino do Bahia
Rafael Rodrigues/EC Bahia
Everton Ribeiro chega ao terceiro ano de Bahia de contrato renovado e mais uma vez como craque do time. Apesar de enfrentar um câncer na tireoide em 2025, o camisa 10 manteve importância no time e fechou a temporada com sete assistências e três gols.
Luciano Juba
Luciano Juba em treino do Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Luciano Juba se consolidou como um dos principais jogadores do Bahia em 2025, com 15 participações em gols em 63 partidas. O desempenho foi tão bom que ele chegou à seleção brasileira pela primeira vez. De contrato renovado até 2029, Juba busca manter o bom momento para voltar a ser chamado por Carlo Ancelotti em ano de Copa do Mundo.
Jean Lucas
Jean Lucas em treino do Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Outro jogador que chega ao Brasileirão como arma do Bahia e com convocação recente para a Seleção é Jean Lucas, que tenta se manter em alto nível para disputar a Copa do Mundo. Peça-chave do modelo de jogo de Rogério Ceni, o camisa 6 vem de mais uma temporada de destaque do time, em que se tornou o vice-artilheiro histórico do Tricolor na Libertadores.
Momento
Iago Borduchi e Dell no Ba-Vi
Letícia Martins / EC Bahia
O Bahia entra no Brasileirão logo após usar um time misto e vencer o Ba-Vi do último domingo, pelo Campeonato Baiano. O Tricolor venceu os cinco jogos que disputou em 2026, todos pelo Campeonato Baiano.
Até agora, o Tricolor foi ao mercado para contratar o atacante Kike Olivera e o lateral-direito Román Gómez. Do time de 2025, o goleiro Danilo Fernandes se aposentou, o lateral-direito Santiago Arias não renovou e o atacante Tiago foi negociado. geRead More