RÁDIO BPA

TV BPA

‘Não há agente externo que governe Venezuela’, diz presidente interina Delcy Rodríguez, após captura de Maduro

‘Não há agente externo que governe Venezuela’, diz presidente interina Delcy Rodríguez, após captura de Maduro

 Delcy Rodriguez diz que ação militar americana é ilegítima, ao tomar posse como presidente da Venezuela
A presidente interna da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta terça-feira (6) que nenhum “agente externo” governou seu país após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar dos Estados Unidos.
“O governo da Venezuela exerce o poder em nosso país, e mais ninguém. Não há agente externo que governe a Venezuela”, declarou Rodríguez em uma mensagem transmitida pela televisão. Seu governo interino se inicia sob pressão do presidente norte-americano, Donald Trump, que afirmou controlar o país após bombardeios contra a capital e outros três estados.
Rodríguez era a vice-presidente de Maduro e a primeira na linha de sucessão. A Suprema Corte, controlada pelos chavistas, ordenou que ela assumisse o cargo por 90 dias — prazo este que poderá ser estendido.
Quem é Delcy Rodríguez
Delcy Eloína Rodríguez Gómez nasceu em Caracas, em 18 de maio de 1969. É filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador da Liga Socialista, partido marxista, morto em 1976 enquanto estava sob custódia policial, e de Delcy Gómez. É irmã de Jorge Rodríguez Gómez, ex-vice-presidente da Venezuela e ex-prefeito de Caracas, um dos nomes mais fortes do regime chavista.
O pai de ambos foi um líder revolucionário torturado e morto pelo governo venezuelano nos anos 1970, na época apoiado pelos EUA.
Advogada especializada em direito do trabalho, formou-se na Universidade Central da Venezuela e afirma ter feito pós-graduação em Paris e em Londres. Atuou como professora universitária e presidiu uma associação de advogados trabalhistas.
Na vida pessoal, não é casada, não tem filhos e teve relacionamentos conhecidos, entre eles com o ator Fernando Carrillo, até 2007, e, mais recentemente, com Yussef Abou Nassif Smaili, citado como seu parceiro em viagens oficiais.
A trajetória política começou em 2003, ainda no governo de Hugo Chávez, em cargos técnicos ligados à Vice-Presidência e ao Ministério de Energia e Minas. A partir daí, acumulou funções de crescente peso no núcleo do poder chavista, tanto na política interna quanto na diplomacia.
Integrante da direção nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Delcy Rodríguez também liderou brevemente o movimento Somos Venezuela, criado em 2018 como braço político e social do governo. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma das vozes mais duras do chavismo contra pressões internacionais.
Desde 2018, ela é alvo de sanções impostas por diferentes países e blocos, incluindo EUA, União Europeia, Canadá, México e Suíça.g1 > Mundo Read More