RÁDIO BPA

TV BPA

Niners investigam teoria da conspiração que aponta localização de estádio como causa de lesões

Niners investigam teoria da conspiração que aponta localização de estádio como causa de lesões

Seattle Seahawks 41 x 6 San Francisco 49ers | Melhores momentos | Semifinal da NFC | NFL
O San Francisco 49ers tem sido uma das equipes da NFL mais afetadas por lesões nos últimos anos. Em busca de explicações para os recorrentes problemas físicos, a franquia passou a analisar até mesmo uma teoria da conspiração que ganhou força nas redes sociais e envolve a localização de seu estádio, o Levi’s Stadium.
Comerciais do Super Bowl batem recorde e valem mais de R$ 50 milhões
Melhor defesa da NFL leva Seahawks à final de conferência após 11 anos
Quarterback dos Rams é o único nos playoffs entre os 20 atletas mais bem pagos da NFL
George Kittle, do San Francisco 49ers, deixa o campo de maca em jogo de playoffs da NFL contra o Philadelphia Eagles
Mitchell Leff/Getty Images
A hipótese viral sugere que o alto número de contusões da equipe estaria ligado à proximidade do centro de treinamentos e do Levi’s Stadium – que também receberá o Super Bowl LX, em duas semanas – com uma subestação elétrica em Santa Clara, na Califórnia. Segundo a teoria, a exposição prolongada à força eletromotriz de baixa frequência (EMF) poderia enfraquecer tendões e tecidos moles dos jogadores, aumentando o risco de lesões graves.
Os 49ers treinam no local desde 1988. A subestação, operada por uma companhia local, passou por uma ampliação em 2014, mesmo ano da inauguração do Levi’s Stadium. Desde então, San Francisco é a equipe que mais perdeu jogadores por problemas físicos em toda a liga. A equipe liderou a NFL em partidas perdidas por lesão nas temporadas de 2020 e 2024.
Initial plugin text
– Como envolve, supostamente, a saúde e a segurança dos nossos jogadores, acho que é preciso olhar para tudo – disse John Lynch, general manager dos 49ers, em entrevista nesta quarta-feira (21). – Entramos em contato com todo mundo para saber se existe algum estudo além de um cara enfiando um aparelho debaixo da cerca e chegando a um número que eu não faço ideia do que significa. É isso que sabemos que existe. Já ouvimos que isso foi desmentido.
Cientistas e profissionais da área médica já refutaram essa teoria. Um deles é o professor Frank de Vocht, especialista em epidemiologia e saúde pública da Bristol Medical School, que classificou a hipótese como “um absurdo” e afirmou que os níveis de exposição mencionados na teoria não representam risco à saúde humana.
Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers e sede do Super Bowl LX, em 8 de fevereiro de 2026
Jeff Gross / Getty Images
Mesmo assim, Lynch reforçou que a franquia não pretende ignorar nenhuma possibilidade porque o assunto envolve a integridade física dos atletas.
– Lesões fazem parte deste jogo. O que buscamos não é eliminá-las, mas mitigá-las. Temos bons processos, mas vamos questionar todos eles. Isso já começou e, na verdade, nunca parou. Vamos olhar para tudo e examinar tudo – falou.
Mais uma temporada de lesões
As investigações citadas por Lynch surgem após mais uma temporada problemática nesse aspecto. Segundo o portal OverTheCap, os 49ers tiveram 20 jogadores afastados por lesão nesta temporada, o equivalente a mais de US$ 95 milhões em valor anual ajustado de contratos – o maior número da liga, superando em mais de 20 milhões de dólares o segundo colocado.
Dre Greenlaw, do San Francisco 49ers, sente lesão ao cair sozinho no Super Bowl LVIII
Ezra Shaw/Getty Images
San Francisco perdeu nomes importantes por lesões que encerraram a temporada, como Nick Bosa (ligamento cruzado anterior), Fred Warner (fratura tornozelo) e George Kittle (tendão de Aquiles). Ao todo, foram mais de 40 lesões musculares em posterior de coxa ou panturrilha, além de desfalques prolongados de jogadores como Brock Purdy, Ricky Pearsall e Jauan Jennings.
Mesmo com todos os problemas, os 49ers tiveram uma campanha de 12 vitórias e cinco derrotas na temporada regular e chegaram aos playoffs. A equipe chegou a vencer o atual campeão do Super Bowl, Philadelphia Eagles, no wild card, mas caiu para o rival Seattle Seahawks na semifinal da Conferência Nacional. geRead More