RÁDIO BPA

TV BPA

Perspectiva 2026: futebol amazonense amplia presença nacional; veja clubes e competições

Perspectiva 2026: futebol amazonense amplia presença nacional; veja clubes e competições

Clubes amazonenses se preparam para o Barezão 2026
A temporada 2025 não deixa boas lembranças para o futebol amazonense. Foram dois rebaixamentos em âmbito nacional: no masculino, com o Amazonas, que caiu da Série B, e no feminino, com o Instituto 3B, rebaixado da Série A1.
O cenário, no entanto, aponta para 2026 como um ano de mais oportunidades. Mudanças promovidas pela CBF no calendário e nos critérios de classificação ampliaram o número de vagas do Amazonas em competições nacionais, especialmente no futebol masculino. Confira como ficam as participações dos clubes do estado.
Copa SP de Futebol Júnior
Antes mesmo das disputas no profissional, o futebol amazonense inicia sua trajetória nacional em 2026 pelas categorias de base. Campeão estadual sub-20, o Nacional-AM será o representante do estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Confira a tabela da Copa SP de Futebol Júnior 2026
A equipe integra o Grupo 21 e estreia neste domingo (4), às 13h (de Brasília), contra o Atlético Guaratinguetá-SP. Na sequência, enfrenta o Juventude na quarta-feira (7), às 15h15, e encerra sua participação na primeira fase no sábado (10), às 13h, diante do São José-SP.
Nacional-AM representará o Amazonas na Copinha
Mateus Moreira/FAF
Campeonato Amazonense 2026
O Campeonato Amazonense volta a ser disputado por oito clubes: Amazonas, Nacional-AM, Manaus, Manauara, Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo-AM e Itacoatiara (antigo JC), campeão da Série B.
A competição começa em 10 de janeiro. Atual campeão, o Amazonas desponta como um dos favoritos ao bicampeonato, mantendo boa parte da base da Série B. O Manauara também chega forte ao preservar seu elenco e ao contratar Renato César — campeão estadual em 2024 pelo Manaus.
Amazonas é o atual campeão
João Normando/Amazonas FC
O Manaus, campeão em seis das últimas dez edições, aposta na juventude do técnico João Silva, em seu primeiro trabalho como treinador principal. O Nacional-AM, vice-campeão, busca regularidade com a contratação de Gerson Gusmão, técnico experiente com três acessos no currículo.
Entre os demais, o Parintins iniciou a preparação de forma antecipada em Rio Preto da Eva. O Princesa do Solimões aposta no retorno de Marquinhos Piter sob a gestão de Rafael Maddy. O São Raimundo, comandado por Sérgio Duarte, tenta repetir a campanha de 2021, quando chegou à final. Já o Itacoatiara, treinado por Carlos Tozzi, chega como incógnita.
A partida de abertura será entre Amazonas e São Raimundo, no dia 10 de janeiro, às 18h30, na Arena da Amazônia.
Veja todos os jogos do Campeonato Amazonense 2026
Fórmula de disputa
Os clubes foram divididos em dois grupos:
Grupo A: Amazonas, Manauara, Parintins e Itacoatiara
Grupo B: Nacional-AM, Manaus, Princesa do Solimões e São Raimundo-AM
O campeonato será disputado em dois turnos. No primeiro, os confrontos ocorrem entre grupos. No segundo, dentro das chaves. Em cada turno, os quatro melhores avançam às quartas de final, em cruzamento olímpico.
Nas quartas, o time de melhor campanha joga pelo empate. Em semifinais e finais, há apenas vantagem de mando de campo. Empates são decididos nos pênaltis.A final será disputada entre os campeões dos dois turnos. Caso um clube vença ambos, será declarado campeão direto. O mando da final será do clube com melhor campanha geral, na Arena da Amazônia.
O rebaixamento será de apenas um clube. O último colocado na classificação geral cai, exceto se tiver conquistado um dos turnos.
Copa Verde
Os representantes amazonenses em 2026 serão Amazonas e Nacional-AM. A competição passa por reformulação e será dividida entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os clubes do Amazonas disputam inicialmente a Copa Norte.
A competição começa em 25 de março e termina em 7 de junho. Cada regional terá 12 clubes, divididos em dois grupos de seis. Quatro avançam às quartas, disputadas em jogo único. Semifinais e finais passam a ser em ida e volta, assim como a decisão da Copa Verde.
Nacional e Amazonas, finalistas do estadual, disputarão a Copa Verde
Fernando Vasconcelos/Nacional
Série D do Brasileiro
O estado terá três vagas na Série D em 2026. Nacional-AM (vice-campeão estadual), Manaus (líder da classificação geral do Amazonense) e Manauara representarão o Amazonas.
O Manauara garantiu sua vaga em razão das mudanças no regulamento da CBF e por ter avançado até as oitavas de final da Série D de 2025. A competição começa em 5 de abril e vai até 13 de setembro.
Nacional será um dos representantes do estado na Série D
José Lima
O formato prevê:
16 grupos com seis clubes na primeira fase, classificando-se quatro por grupo;
Segunda fase em mata-mata, com 32 confrontos;
Os 32 classificados à terceira fase garantem vaga na Série D do ano seguinte (exceto os que conquistarem acesso);
Os quatro eliminados nas quartas de final disputam playoffs por duas vagas na Série C;
Seis clubes conquistam o acesso à Série C;
O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
Série C do Brasileiro
Apesar de nenhum clube amazonense oriundo da Série D ter conquistado o acesso em 2025, o estado contará com um representante na Série C: o Amazonas, rebaixado da Série B após disputar a competição pelo segundo ano consecutivo.
Será o retorno da Onça à terceira divisão, na qual foi campeã em 2023. A Série C mantém o formato com 20 clubes. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito melhores avançam para dois quadrangulares, que definem os quatro promovidos à Série B. Os líderes de cada grupo disputam o título.
Campeão da Série C 2023, Amazonas volta a disputar a competição
Deborah Melo/FAF
A principal mudança está no rebaixamento, que passa de quatro para duas equipes. A competição ocorre de 5 de abril a 28 de outubro.
Série A2 do Brasileiro Feminino
O Amazonas terá dois representantes: Instituto 3B, rebaixado da Série A1 em 2025, e Itacoatiara, que permaneceu na divisão.
A competição reúne 16 clubes, com quatro acessos à elite. O formato inclui fase classificatória em turno único e mata-mata a partir das quartas. Os jogos ocorrem entre 14 de março e 19 de setembro.
3B vai disputar a Série A2 após ser rebaixado
Staff Images/CBF
Série A3 do Brasileiro Feminino
Vice-campeão estadual, o Penarol-AM será o representante amazonense na Série A3. O torneio terá 32 equipes, com quatro acessos.
Vice-campeão estadual, Penarol-AM vai disputara Série A3
Milly Barreto/FAF
A competição passa a ser disputada em turno e returno na primeira fase, seguida de mata-mata a partir das oitavas. Os semifinalistas garantem acesso. O calendário vai de 21 de março a 5 de setembro. geRead More