Primeira rodada do Campeonato Sergipano terá duelo entre técnicos com 46 anos de diferença
Em qualquer torneio esportivo, é comum acontecerem confrontos entre técnicos mais jovens e mais experientes. Mas um grande duelo de gerações irá marcar o duelo entre Guarany e Dorense, na primeira rodada do Campeonato Sergipano 2026: são 46 anos de diferença entre os dois treinadores.
+ Leia mais notícias do Guarany no ge
+ Leia mais notícias do Dorense no ge
Steve Almeida inicia pré-temporada 2026 do Guarany
Franciel Freitas/Ascom Guarany
A partida acontece neste domingo, às 15h15, no Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha. Em casa, o Guarany será comandado por Steve Almeida, de 30 anos. Já o Dorense terá como treinador Edmilson Santos, com 76 anos de idade.
Steve é pernambucano e fez sua curta carreira até agora no estado natal, passando por Ypiranga, Maguary, e mais recentemente pelo Porto. Com isso, o trabalho no Guarany será o seu primeiro fora de Pernambuco.
Já Edmilson tem um grande currículo no futebol sergipano. Como jogador, iniciou a carreira no América de Propriá, e viveu sua melhor fase no Itabaiana, conquistando o Campeonato Sergipano de 1969 e a Taça Nordeste de 1971. Como treinador, começou no Maruinense e comandou equipes como Porto-PE, Socorrense, River Plate-SE, Lagarto e Freipaulistano.
Em 2023, Edmilson foi campeão sergipano como auxiliar técnico do Itabaiana, e conquistou o acesso à primeira divisão treinando o Dorense. No ano seguinte, foi campeão estadual com a base do Sergipe.
Edmilson Santos comanda o Dorense em 2026
Joan Luz/Dorense FC
Os dois falaram ao ge sobre esse duelo particular e teceram elogios um ao outro. Ambos, inclusive, chegaram a se conhecer no Porto, de Caruaru-PE, último clube comandado por Steve Almeida, e onde Edmilson Santos tem grande história como treinador.
– É uma discrepância grande na idade, mas isso faz parte. Quando fui anunciado, eu e a comissão estudamos os treinadores, para saber a maneira deles, e o professor Edmilson foi um dos primeiros. Não venho de olhos vendados, mas sim com alguns estudos de anos acompanhando – afirmou Steve.
– Poucos treinadores chegam com a minha idade e seguem na ativa. Graças a Deus, durante esses dez anos nunca me faltou trabalho, na base ou no profissional. Para se chegar a uma idade como a minha, é preciso trabalhar e conquistar, estar atento às mudanças do futebol, aprendendo com a juventude – ressaltou Edmilson.
– Tive o prazer de visitar o Porto há pouco tempo, e fui apresentado a Steve. Jovem, inteligente, estuda o futebol, e tenho certeza que ele irá fazer um grande trabalho no Guarany – acrescentou o treinador do Dorense.
Preparação
Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha, será o palco da partida
Ascom FSF
Em 2025, o Guarany foi o quinto colocado na primeira fase, e caiu na segunda para o América de Propriá. Este ano, o Galo do Sertão conseguiu fazer uma pré-temporada completa, que incluiu um amistoso contra o ASA-AL, onde saiu derrotado por 4 a 0.
Segundo Steve, o objetivo é buscar a classificação e, depois, sonhar com uma possível semifinal que renderia calendário nacional em 2027 para o time de Porto da Folha.
– A pré temporada foi de suma importância. Planejamos um trabalho em alto nível, para dar uma intensidade boa aos atletas. Estamos imprimindo um bom ritmo, justamente por conta dessa pré-temporada. Temos um projeto de buscar a classificação, e aí depois, quem sabe, buscar uma semifinal para ter calendário em 2027 – disse o treinador.
Já o Dorense passou por uma pré-temporada atribulada – e atrasada – em 2025, que resultou em um ano duro: o Touro escapou do rebaixamento na última rodada. Desta vez, o time teve cerca de 20 dias de preparação, e espera que o campeonato seja mais tranquilo.
– Normalmente equipes sem grande estrutura física ou financeira sempre começam com menos tempo. Mas em 2026 tivemos 20 dias, o que nos deu um respiro a mais. Um grupo novo, mesclado entre juventude e experiência. A nossa meta, com pré-temporada e o respaldo da diretoria é, fazer uma competição mais tranquila. E se derem uma brecha, vamos sonhar – completou Edmilson.
Um jogo entre duas equipes modestas, mas que sonham com coisas grandes. E com um interessante duelo de gerações nas áreas técnicas. geRead More


