Punido por doping, campeão do mundo de futsal com o Brasil joga no interior do Ceará
Campeonato em Morada Nova é decidido por Ferrão, ídolo do futsal mundial
O futsal do interior do Ceará contou com um grande reforço para a final do Campeonato Morada-novense de Futsal 2025/2026. O astro mundial Ferrão, com passagens por Barcelona e Seleção Brasileira, reforçou uma das equipes de Morada Nova para o duelo decisivo do campeonato de futsal extra. Nas arquibancadas, seis mil pessoas acompanharam a partida, enquanto 16 mil pessoas assistiram à transmissão.
O acerto pontual com o craque do futsal brasileiro ocorreu de forma inusitada. Wanner Rabelo, vice-presidente do Galo Vingador, detalhou como se deu o processo para trazer Ferrão como reforço para a grande final.
– O Oitomeia, um dos maiores nomes da modalidade, amigo do Neymar e de outros, foi um dos que jogou com a gente no passado, nos tornamos amigos, e eu lancei a proposta, perguntei o que achava do Ferrão. De imediato, a resposta foi: ‘cara, você, o Barcelona e o Parma querem o Ferrão, simples assim. O Ferrão é loucura, amigo, não tem como’. Só que convenci a passar o contato e comecei a perguntar, me apresentar, tentei puxar assunto e ele respondeu dois dias depois, em 29 de dezembro – afirmou.
– Nós não acreditávamos que era possível jogar, tentamos fazer ele passar pelo ginásio no dia da final, pois tinha amigos cearenses, poderia aproveitar a cidade de Fortaleza, então tratamos tudo por telefone e ficamos fazendo suspense, não anunciamos, pois ainda estávamos na incerteza, mas ele ouviu tudo, é um cara sensacional, um grande ser humano, muito humildade, e para a nossa surpresa, aceitou vir como embaixador para dar uma passada em Morada Nova como símbolo do evento.
Três vezes melhor do mundo, campeão e artilheiro do Mundial pela Seleção Brasileira e com duas taças da Liga dos Campeões no currículo, o Ferrão ficou empolgado com a agitação dos torcedores de Morada Nova, que lotaram o Ginásio Doutor Luís Chagas Maia para acompanhar a partida decisiva.
Ferrão com a camisa do Galo Vingador, de Morada Nova
Reprodução / Galo Vingador
No Brasil, Ferrão passou por Joinville, Atlântico, e Cortiana. Em 2011, foi para a Europa rumo ao Tyumen, da Rússia. Ainda no Velho Continente, foram 10 anos vestindo a camisa do Barcelona. Na Espanha, foram 23 títulos conquistados, incluindo duas taças da Liga dos Campeões.
Atualmente, o atleta não pode atuar em torneios profissionais. Em fevereiro de 2025, Ferrão foi punido em teste antidoping após o sexto título mundial da Seleção Brasileira. A punição é provisória, mas também exclui Ferrão das partidas pelo Brasil.
Como foi o jogo
Rafael abriu o placar para o Galo Vingador quando faltavam 2:14 para acabar o primeiro tempo, ao finalizar de pena esquerda no lado direito do gol adversário. Já na etapa final, Fael igualou o placar. Com finalização forte no canto esquerdo de Lambão, o atleta colocou o São Francisco de volta na partida com 1:49 restantes no cronômetro. O empate persistiu e a partida foi até a prorrogação.
No entanto, no segundo tempo da prorrogação, Ferrão apareceu para decidir o jogo. Restando 3:40, o pivô girou e concluiu de perna direita para colocar o Galo Vingador novamente na liderança. Graças ao gol de Ferrão, o Galo conquistou o sexto título local.
Como forma de incentivo, a Secretaria de Esporte e Juventude de Morada Nova disponibilizou uma premiação de R$ 30 mil, além de R$ 25 mil aos times para ajudar nos custos e na busca pelos reforços.
– Nós temos investimento, estimulamos muito a cultura e o lado social, mas não são apenas esses valores que atraem os grandes nomes, realmente é o desejo de jogar nesse ambiente, em uma cidade mobilizada pelo futsal, que pode se tornar uma referência, e isso gera esse desafio nos times, que saber quem vai trazer o mais impactante – disse o secretário Maxsuel Macena.
Ferrão na quadra pelo Galo Vingador
Reprodução / Galo Vingador geRead More


