Quanto o Palmeiras vai receber pela venda de Jhon Jhon ao Zenit
Veja lances de Jhon Jhon pelo Palmeiras
Quando negociou Jhon Jhon ao Bragantino, ainda em julho do ano passado, o Palmeiras manteve parte dos direitos econômicos do meio-campista para lucrar em uma futura venda. É o que acontece agora com a ida dele para o Zenit, da Rússia.
O Alviverde tem direito a 20% do montante total da negociação, além de 1,59% através do mecanismo de solidariedade da Fifa — em que o próprio Bragantino e o Primavera, que fez os primeiros anos de formação do atleta, também recebem uma fatia. Ele esteve no Verdão durante as temporadas de 19, 20, 21 e parte dos 22 anos. Veja detalhes abaixo.
A venda foi fechada em 18,5 milhões de euros fixos, podendo chegar a 20 milhões de euros com bônus.
Jhon Jhon é anunciado pelo Zenit
Divulgação/Zenit
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Considerando os valores fixos, o Palmeiras tem direito a 4,1 milhões de euros, somando o percentual dos direitos mantido com o do mecanismo da Fifa (294 mil euros do montante). São cerca de R$ 25,4 milhões ao todo na cotação atual.
Os detalhes do mecanismo de solidariedade da Fifa ao qual o Palmeiras tem direito:
Dos 0,50% da temporada dos 19 anos, em 2021, o Palmeiras tem direito a 0,33%. Porque Jhon Jhon esteve no clube por 242 dias.
Dos 0,50% da temporada dos 20 anos, em 2022, o Palmeiras tem direito ao total dos 0,50% uma vez que o atleta esteve no clube pelo período inteiro.
Dos 0,50% da temporada dos 21 anos, em 2023, o Palmeiras tem direito ao total dos 0,50% uma vez que o atleta esteve no clube pelo período inteiro.
Dos 0,50% da temporada dos 22 anos, em 2024, o Palmeiras tem direito a 0,26% uma vez que o atleta esteve no clube por 191 dias.
Considerando atingir os valores com bônus, chegando a 20 milhões de euros ao todo, o Palmeiras receberia 4,3 milhões de euros aproximadamente na negociação, que corresponde a R$ 26,9 milhões.
+ Veja como funciona o mecanismo de solidariedade
Veja gol de fora da área de Jhon Jhon do Bragantino contra o Internacional
São valores que somam ao arrecadado pelo clube ainda na venda de Jhon Jhon ao próprio Bragantino, que teve negócio fechado em cerca de 4,5 milhões de dólares fixos por 60% dos direitos do meia na época.
Jhon Jhon fez as primeiras etapas da base no Londrina e no Primavera, mas começou a aparecer realmente pelo Palmeiras, em 2022, pouco após chegar para o sub-20.
Teve o melhor momento no Alviverde em 2023, disputando 31 jogos, e deu duas assistências pelo profissional do Verdão. Na base tinha 19 gols e nove assistências.
Ele continua sendo constantemente elogiado pelo técnico Abel Ferreira, que chegou a utilizá-lo quando tinha apenas Veiga à disposição na vaga (e por isso o Palmeiras negou uma primeira investida do Bragantino) só que as chegadas de Felipe Anderson e Maurício fecharam espaços.
No Bragantino, porém, Jhon Jhon se encontrou. Mudou de posicionamento, tornou-se mais ofensivo e acumula gols desde então: são 20 gols e 14 assistências desde 2024, sendo a maior parte deles na temporada de 2025.
+ Veja mais notícias do Palmeiras
Mais Lidas
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge geRead More


