Quem é Roger, novidade no Grêmio de Luís Castro e destaque em goleada na estreia do Gauchão
Veja os gols de Avenida 0x4 Grêmio e as participações decisivas de Roger
O Grêmio iniciou o Campeonato Gaúcho com goleada e algumas boas notícias. O time de Luís Castro dominou o Avenida e teve o garoto Roger como um dos principais destaques. O atacante de 17 anos foi titular na estreia como profissional e contribuiu nos primeiros três gols no estádio dos Eucaliptos.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Roger Dias Fernandes é gaúcho de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, e jogava em uma escolinha do Clube do Comércio, em São Jerônimo, distante cerca de 70 quilômetros de Porto Alegre. Ingressou no Tricolor na categoria sub-11 após ser aprovado em um teste na Escola de Futebol do bairro Cristal, na Zona Sul da capital.
No começo, se deslocava todos os dias de São Jerônimo para Porto Alegre para treinar. Com o tempo, ficou caro e o clube disponibilizou uma ajuda de custos até ele poder ficar alojado, com 14 anos, no CT Hélio Dourado, das categorias de base.
Desde cedo, orgulha-se em ter conquistado títulos pelas categorias de base gremistas – em 2021, levantou a taça do Gauchão Sub-13, a primeira a ser compartilhada nas suas rede sociais. Depois vieram conquistas no Sulbrasileiro BG Prime sub-15, no tradicional Efipam e no Gauchão Sub-17.
Contemporâneo de Gabriel Mec, outro destaque da base, também esteve em times que venceram competições tradicionais das categorias inferiores, como a Copa Umbro e a Copa Voltaço, o maior campeonato sub-14 no Brasil.
Veja mais
+ Grêmio anuncia a contratação de Tetê
+ Análise: as boas impressões da estreia de Luís Castro
Initial plugin text
Quando passou para o sub-15, Roger recebeu as primeiras convocações para a seleção brasileira. Já no sub-17, não conseguiu manter a regularidade e ficou de fora da Copa do Mundo da categoria, quando outros gremistas foram, no caso o zagueiro Luis Eduardo, o volante Tiaguinho e o meia-atacante Gabriel Mec.
Em julho de 2024, assinou o primeiro contrato profissional, aos 16 anos. A multa rescisória para o exterior é de 40 milhões de euros (R$ 237 milhões, na cotação da época).
O meia voltou aos holofotes na final do Brasileirão sub-17 entre Grêmio e Atlético-MG. Marcou um gol de falta no jogo da Arena, quando o Tricolor venceu por 4 a 1. O clube gaúcho, contudo, não conseguiu sair com o título após perder a segunda partida por 3 a 0 e ser derrotado nos pênaltis na Arena MRV.
Roger marca golaço em cobrança de falta na final do Brasileirão sub-17
Com idade para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, Roger não viajou e ficou em Porto Alegre. Ele foi integrado ao grupo principal junto a Mec, Tiaguinho, Luis Eduardo, o goleiro Gabriel Menegon e o meia Jefinho.
Como foi a estreia de Roger pelo Grêmio
Na estreia no time principal, Roger se mostrou à vontade, principalmente no segundo tempo, e contribuiu diretamente na construção da vitória. Na direita de ataque ou até pelo outro lado, participou de três gols.
No primeiro, acionou Tiaguinho pela direita, e de lá saiu o passe para gol de Amuzu. Depois, estava na esquerda quando recebeu cruzamento e escorou para Wagner Leonardo marcar o segundo. Por fim, apareceu livre na área, com assistência de Cristaldo, para fazer seu primeiro gol.
Por falar no meia argentino, Luís Castro citou o posicionamento de Roger relacionado ao de Cristaldo. O português fez correções, algo considerado natural, e elogiou o garoto, integrado pelo treinador ao grupo principal nesta temporada e que promoveu a estreia já como titular.
– Roger estava a fechar demais e o espaço que queríamos para o Cristaldo entre o lateral e o zagueiro estava fechado por ele. Não permitia que Cristaldo tivesse o espaço – admitiu Castro.
– Melhor forma de proteger os jovens é retira-los em campo quando não estão entendendo, mas neste caso não precisou. Ele (Roger) ratificou e teve uma atuação muito agradável, como a equipe. O mais importante é o que gosto deles, da forma que treinam, com o rigor, gosto muito do meu elenco por causa disso – afirmou o técnico gremista.
Roger e Luís Castro na estreia do Grêmio no Gauchão
Lucas Uebel/Grêmio
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


