RÁDIO BPA

TV BPA

Retrô – Natação: AABB mantém hegemonia, atleta convocado para seleção e novos recordes absolutos

Retrô – Natação: AABB mantém hegemonia, atleta convocado para seleção e novos recordes absolutos

O ano de 2025 da natação acreana foi finalizado no dia 20 de dezembro com a disputa da quarta etapa do Campeonato Acreano da modalidade. No decorrer do ano, além das disputas estaduais, o Acre teve participações em competições nacionais e internacionais, com resultados expressivos obtidos dentro das piscinas.
Confira a retrospectiva feita pelo ge com os destaques que marcaram a natação acreana na temporada:
Campeonato Acreano de Natação
Disputado em quatro etapas, o estadual teve mais uma vez a equipe da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) conquistando o título e mantendo a hegemonia que já dura desde 1997.
AABB conquista título do Campeonato Acreano de Natação e mantém hegemonia estadual
Divulgação/Faea
A AABB venceu todas as etapas e registrou novos recordes em alguns estilos. Confira os resultados das etapas clicando nos links disponíveis abaixo:
1ª etapa – Luiz Antônio Jerônimo completou os 200m peito em 2min36s01, superando a marca dele de 2024, que era de 2min40s81, conforme dados da Federação Aquática do Estado do Acre (Faea).
2ª etapa – A AABB foi campeã por apenas 31 pontos de diferença. O clube bancário somou 1.149 pontos contra 1.418 obtidos pela Natação Tubarão, que ficou com a segunda posição. A classificação final teve a Atlética Massacre na terceira posição e a AMAS Natação em quarto lugar.
Copa Amazônica (3ª etapa) – Ao longo de dois dias de competição, foram mais de 150 provas disputadas em oito categorias, e participação de cerca de 200 atletas do Acre, de Rondônia, além do Peru e da Bolívia. A AABB somou 2.710 pontos e assegurou o título da temporada com pouco menos de 500 pontos de vantagem para o vice-campeão Cia das Águas-RO, que obteve 2.213 pontos. O acreano Joaquin Assaf quebrou dois recordes estaduais absolutos durante a Copa Amazônica. Ele completou a prova dos 50m livre com tempo de 24s69 e superou a marca antiga de 24s94. Nos 100m livre, Joaquin Assaf bateu 54s24. A marca anterior era 54s95.
4ª etapa – Com 1.374 pontos, a AABB faturou o título da quarta etapa e fechou a temporada com 100% de aproveitamento. Os atletas Joaquin Assaf e Luiz Antônio Jerônimo estabeleceram novas marcas nas provas de 50m livre e 50m peito, respectivamente. Joaquin Assaf completou a prova em 23s94 – pela primeira vez abaixo da casa dos 24s, e Luiz Antônio Jerônimo cravou 31s17.
Jovem nadador com autismo fatura seis medalhas na Bolívia
Vitor Emanuel Souza, de apenas 9 anos e que possuí o transtorno do espectro autista, faturou seis medalhas na disputa do Torneio Nacional Pré-Infantil, no mês de abril, em Cobija, na Bolívia.
Vitor Emanuel com as medalhas conquistas na Copa Bolpebra de Natação
Arquivo Pessoal/Elias Barbary
Ele conquistou medalhas de ouro nas provas de 50m costa e peito, e ficou com a prata nos 50m, 100m e 200m livres, e 50m borboleta. O atleta também recebeu um certificado de participação.
Em Rio Branco, pai e filho cultivam amor através da natação
Acreanos conquistam sete ouros em Roraima
A natação acreana fez bonito na disputa do Troféu Leônidas Marques – 28º Torneio Infantil a Sênior do Norte de Clubes (Copa Norte), no mês de maio, em Boa Vista (RR). Com destaque de Luiz Antônio Jerônimo, 14 anos, o Acre faturou 10 medalhas, sendo sete de ouro.
Luiz Antônio foi campeão nas sete provas que disputou: 50m peito e livre, 100m peito e livre, 200m peito, livre e medley. Além da conquista, o acreano bateu recordes da competição em cinco provas e um recorde absoluto acreano.
Luiz Antônio Jerônimo conquista sete ouros na Copa Norte de Natação, em Boa Vista
Divulgação/Faea
Joaquin Assaf levou bronze nos 50m e 200m livre e estabeleceu recordes absolutos acreanos nas duas provas. Ele também ficou com medalha de bronze nos 100m costa. Héctor Ugo não chegou ao pódio, mas obteve recorde pessoal em cinco provas.
A AABB ficou em sexto lugar no quadro de medalhas e na sétima posição na classificação por clubes com 453 pontos.
Campeonato Brasileiro de Natação Infantil
Luiz Antônio Jerônimo estabeleceu um novo recorde acreano absoluto nos 100 metros peito e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno – Troféu Ruben Dinard de Araújo, no mês de junho, em Bauru (SP).
Ele subiu ao pódio com o tempo de 1min10s57 e superou a própria marca anterior, que era de 1min11s31.
Acreano Luiz Antônio Jerônimo é 3º nos 100 metros peito no Campeonato Brasileiro de Natação Infantil, em Bauru (SP)
Divulgação/Faea
+ Luiz Antônio Jerônimo fica em 5º na final dos 50 metros livre no Brasileiro Infantil de Natação
+ Acreano fica fora do pódio nas últimas provas e se despede do Brasileiro de Natação Infantil
O acreano competiu ainda em outras quatro provas: 50 metros livre, 100 metros livre, 200 metros peito e 200 metros medley. No entanto, não conseguiu subir ao pódio em nenhuma delas.
Troféu Dr. Milton Medeiros
Das oito provas que competiu no Troféu Dr. Milton Medeiros de Natação, em Fortaleza (CE), no mês de julho, Luiz Antônio Jerônimo ficou fora do pódio apenas nos 50m costa, e faturou ainda uma prata nos 50m livre e bronze nos 50m borboleta. Ele conquistou cinco ouros.
Nos 50m peito teve ainda o melhor tempo do Brasil na categoria infantil, segundo a Federação Aquática do Estado do Acre (Faea): 31s49.
Luiz Antônio Jerônimo garante ouro nos 200m peito no Troféu Dr. Milton Medeiros de Natação
Divulgação/Faea
Luiz Antônio Jerônimo também estabeleceu recorde acreano absoluto com o ouro nos 200m medley: 2min22s90. Os resultados lhe renderam o troféu de atleta mais eficiente da competição.
+ Acreano termina Troféu Dr. Milton Medeiros de Natação com sete medalhas e destaque individual
O acreano Joaquin Assaf, 19 anos, acabou não conseguindo subir no pódio na categoria júnior, mas cravou novos recordes estaduais absolutos em quatro provas: 50m peito, 50m costa, 200m livre e 100m costas.
1º atleta convocado para a seleção brasileira
Luiz Antônio Jerônimo foi convocado no mês de setembro para disputa da Copa Pacífico de Natação, entre os dias 10 e 16 de novembro, em Cochabamba, na Bolívia. Foi a primeira vez que um nadador acreano foi chamado para representar a equipe nacional.
Luiz Antônio Jerônimo, nadador acreano
Arquivo Pessoal
Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação de Verão
Em novembro, com o melhor tempo já obtido na carreira, o nadador acreano Luiz Antônio Jerônimo, 14 anos, ficou em segundo lugar na final B dos 100 metros livres, no Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação de Verão – Troféu Maurício Bekenn, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro (RJ).
O acreano também disputou a prova de 200 metros peito, obtendo tempo para participar da final B. Na referida final do estilo, encerrou a prova em oitavo lugar, com o tempo de 2min38s01.
Ele conquistou também duas medalhas, uma de bronze e uma de prata. O bronze foi obtido nos 100 metros peito, concluindo a final com o tempo de 1min09s69. Já a prata foi conquistada nos 50 metros livre, fechando a prova em 24s55.
Acreano Luiz Antônio Jerônimo é vice-campeão brasileiro de natação infantil nos 50 metros livres, no RJ
Divulgação/Faea
+ Luiz Antônio Jerônimo é 3º nos 100m peito e vice-campeão nos 50m livre no Brasileiro de Natação
Os tempos nas duas provas estabelecem novos recordes absolutos no âmbito estadual, segundo o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), Ricardo Sampaio, que exaltou a boa participação de Luiz Antônio. As marcas anteriores eram do próprio Luiz Antônio, nos 100 metros peito (1min10s57), e de Joaquin Assaf, nos 50 metros livre (24s69).
Recorde estadual absoluto no Brasileiro Júnior de Natação
O nadador Joaquin Assaf, 19 anos, competiu no Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Verão – Troféu Júlio de Lamare, em dezembro. Nos 50 metros peito, encerrou a participação na 26ª posição na Classe Júnior 2, completando a eliminatória com o tempo de 31s69.
Ele participou ainda da eliminatória nos 100 metros livre, não obteve índice para ir à final, mas concluiu a prova batendo o recorde que era dele próprio, registrando o tempo de 54s18. A marca anterior era de 54s34. Ele terminou em 29º lugar na classificação final da Classe Júnior 2.
Joaquin Assaf, nadador acreano da AABB
Divulgação/Faea
A participação na competição foi finalizada sem subir ao pódio, mas com uma marca expressiva para o cenário estadual recuperando e recorde absoluto na prova de 50 metros livre.
Disputando os 50 metros borboleta, não conseguiu a qualificação para as finais A e B, ficando em quarto lugar na Série 1 da classificatória na Classe Júnior 2, obtendo o tempo de 27s18. Nos 100 metros costa, concluiu a qualificação com o tempo de 1min04s47 e ficou na 27ª posição na classificação geral, não alcançando índice para participar das finais.
Nos 50 metros livres, também não conseguiu avançar às finais, mas registrou seu melhor tempo, concluindo a prova em 24s43, recuperando o recorde absoluto estadual que havia sido batido recentemente por Luiz Antônio Jerônimo no Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação de Verão – Troféu Maurício Bekenn, também na capital fluminense. geRead More